"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"
- Paulo Freire
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
- Dave Weinbaum
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"
- Sócrates
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"
- Francis Bacon
Últimas notícias do Vestibular
- UCS divulga resultado do vestibular de verão 2019
- PUC-SP divulga locais de prova do Vestibular de Verão 2019
- Divulgação do resultado do Enem 2018 ocorre em janeiro
- Lista de aprovados na 1ª fase da Fuvest sai de 10 de dezembro
Atualizada em: 21/10/2011
Foi publicado no "Diário Oficial da União" de 19/05 o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições foram realizadas das 10h do dia 23 até às 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição foi de R$ 35. Efetivamente, 5,3 milhões de candidatos realizarão as provas.
- Enem 2011: confira orientações do MEC
- Enem 2011: MEC lança página de tira-dúvidas
- Notícias que podem aparecer nas provas do Enem 2011
Segundo os Correios, não houve problemas na entrega dos cartões de confirmação. Os locais de prova estão disponíveis na internet para consulta.
O exame do ENEM 2011 continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
A prova do Enem 2011 tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
As provas do Enem 2011 serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.
O Inep e o MEC criaram no site do Enem um espaço para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de inscrição do Enem 2011. Ao todo são 8 passos com dicas e instruções para fazer sua inscrição.
O período de inscrições foi de 23 de maio a 10 de junho.
Foi cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O Enem vinha sendo utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.
Recentemente, o Enem começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na terça-feira, dia 25 de outubro.
Os resultados individuais do Enem 2011 serão divulgados na primeira semana de 2012. Os participantes poderão acessar o resultado do Enem 2011 mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2011.
» Informações sobre o Enem
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook