Inep divulga tema da redação do Enem 2017

Atualizada em: 05/11/2017

Inep divulgou informação em sua conta no Twitter segundos depois de a prova começar

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro. Neste primeiro dia de aplicação os candidatos fazem, além das 90 questões objetivas, a temida redação. Logo após o início das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, divulgou o tema da redação em sua conta no Twitter: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

Seguindo a tendência dos últimos anos, o tema da redação deste ano aborda uma questão relativa a um grupo marginalizado na sociedade, como aconteceu com as propostas referentes ao combate à violência contra a mulher, à intolerância religiosa e ao racismo. A proposta de um tema de inclusão de pessoas com deficiência é uma aposta que aparece há bastante tempo nos temas prováveis de redação do Enem.

Segundo especialistas, o candidato precisar atentar-se ao tema para não haver fuga. É preciso lembrar que a proposta traz ainda a questão relativa à educação. Trata-se de um tema mais específico do que os anos anteriores, exigindo que o candidato saiba estruturar sua argumentação sobre a educação para surdos, e não falar genericamente sobre pessoas com deficiência, ou sobre pessoas surdas.

No que diz respeito à polêmica relacionada à violação dos direitos humanos, os professores acreditam que o tema não é tão suscetível a violações como os de anos anteriores.

Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil / Caminhos para combater o racismo no Brasil (houve duas aplicações do Exame)

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários