MEC nega vazamento de gabarito da prova do Enem 2013

Atualizada em: 24/10/2013

Gabarito falso foi divulgado na noite de terça-feira, dia 22

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Esta semana o Ministério da Educação (MEC) foi surpreendido por um suposto vazamento do gabarito da prova rosa. O boato ganhou força ao longo do dia, depois de o perfil @anonymousENEM ter divulgado, por volta das 20h30 da última terça-feira (22), uma imagem com as supostas respostas certas da prova rosa de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anysio Teixeira (Inep) divulgou, em nota, que “é totalmente improcedente e falsa essa ilação. Trata-se de mais uma tentativa de gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades. O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital”, de acordo com o Inep.

Os dados do documento, além de serem falsos, segundo o MEC, não correspondem às respostas da prova rosa do Enem 2012 e do Enem 2011, que estão disponíveis para consulta aberta no site do Inep. As respostas também não condizem com os gabaritos das provas das demais cores das duas últimas edições da prova do governo federal.

Ainda segundo informações da nota o caso foi encaminhado para a Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no artigo 311 A do Código Penal: utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de concurso público; avaliação ou exame públicos; processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou exame ou processo seletivo previstos em lei. A pena prevista é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. 

Gabarito falso do Enem 2013 divulgado no Twitter

Vale lembrar que o Enem teve casos de vazamento de questões em 2009 e em 2011. Este ano, o Ministério da Educação tomou uma série de providências para garantir a segurança das provas. Segundo a pasta, elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. São cerca de 63 mil malotes fechados com cadeado eletrônico e GPS. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário da abertura no local de aplicação da prova.

O Enem ocorrerá no sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos estão inscritos. Eles farão a prova em 1.161 municípios. A previsão é de que os gabaritos sejam divulgados até 3 dias após a realização das provas. A data da divulgação do resultado final ainda não foi definida.