Ensino

Prova Nacional Docente 2025: Inscrições em julho e prova em outubro

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o cronograma oficial da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). A avaliação será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 e pretende unificar o processo de seleção de professores para as redes públicas de ensino.

A prova faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado para apoiar a contratação de docentes com formação adequada. O objetivo é ampliar o acesso à carreira docente, especialmente nas redes municipais, onde concursos ocorrem, em média, a cada 7,5 anos, e nas estaduais, com média de cinco anos.

A adesão das redes públicas interessadas em utilizar a PND deve ser feita até o dia 15 de junho de 2025. Já o cadastro dos editais locais deve ocorrer até 25 de junho. As inscrições dos candidatos serão abertas em julho de 2025, com edital específico a ser publicado pelo Inep.

Publicidade

Poderão participar da PND os licenciados que desejam atuar no magistério, bem como estudantes concluintes que estejam inscritos no ENADE das Licenciaturas. A avaliação servirá como etapa única ou complementar em processos seletivos conduzidos por entes federativos.

A prova representa uma inovação ao centralizar a seleção de professores, criando uma alternativa aos concursos tradicionais. Embora não substitua os concursos públicos, a PND poderá ser usada por estados e municípios como mecanismo adicional de recrutamento.

Publicidade

A estrutura da avaliação seguirá a matriz do Enade Licenciaturas, com foco nas competências e habilidades exigidas de um profissional da educação. A partir de 2024, o Enade passou a incluir uma avaliação prática docente realizada durante o estágio supervisionado, o que será incorporado também na PND.

Objetivos e impactos da Prova Nacional Docente

A criação da PND atende a múltiplos objetivos. Entre eles, está o fornecimento de dados para políticas públicas de formação e valorização docente, bem como uma ferramenta de autoavaliação para licenciados. Estados e municípios também poderão usar os resultados para melhorar seus processos de contratação.

A expectativa é que a PND se torne uma ferramenta permanente, contribuindo para elevar a qualidade do ensino básico no país. Ao permitir maior previsibilidade e eficiência nos processos seletivos, a avaliação deve beneficiar tanto os sistemas públicos de ensino quanto os profissionais da educação.

Além da prova, o programa Mais Professores para o Brasil prevê outras iniciativas como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, e a criação de um Portal de Formação. A meta do programa é apoiar mais de 2,3 milhões de professores em todo o país, por meio de políticas estruturadas de formação inicial e continuada.

A iniciativa conta ainda com parcerias com bancos públicos e outros ministérios para ações integradas de valorização da carreira docente. Dessa forma, a PND surge como uma das ações mais relevantes do governo federal no enfrentamento da escassez de professores qualificados na educação básica pública.

Com base nas diretrizes divulgadas pela Portaria nº 399/2025, a prova será realizada de forma unificada, com aplicação nacional sob a responsabilidade do Inep.

A adesão voluntária das redes públicas indica que o uso da PND poderá variar entre os entes federativos, mas seu potencial de padronização e qualificação do acesso à docência já representa um marco para a educação pública brasileira.

Cronograma oficial da PND:

• Adesão das redes públicas: 12 de fevereiro a 15 de junho de 2025
• Cadastro de editais locais: 1º de março a 25 de junho de 2025
• Inscrições para candidatos: julho de 2025
• Aplicação da prova: 26 de outubro de 2025

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Agora sua informação está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *