FiesNoticias

Fies 2019 ainda tem 30% das vagas ofertadas sem serem preenchidas

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) preencheu apenas 16% dos 100 mil novos contratos de financiamento a juro zero previstos para o primeiro semestre de 2019. Os dados são referentes ao balanço até 10 de abril.  Para participar, primeiramente o candidato deveria se inscrever no Fies e ser aprovado na pré-seleção. Na sequencia, uma vez selecionado, o candidato precisaria apresentar documentos que comprovem os requisitos de participação no Fies: renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês e nota mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de não ter zerado a redação no exame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos “precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior para a validação das informações prestadas na inscrição” e, após validadas as informações, “os estudantes deverão apresentar a documentação exigida para fins de contratação do financiamento junto ao banco”.

31 mil vagas remanescentes

Segundo o MEC, no período de 25 de fevereiro a 10 de abril, 159.040 candidatos foram chamados para esse processo, mas mais de 30 mil das 100 mil vagas oferecidas ainda não haviam sido preenchidas. Até o dia 10 de abril, 15.784 contratos haviam sido firmados e 31.285 vagas remanescentes, além de outros 52.931 candidatos que estavam no meio desse processo de contratação.

Publicidade

Fies 2019 do Primeiro Semestre

Quase 350 mil pessoas se inscreveram no Fies 2019 do primeiro semestre, de acordo com balanço anunciado pelo MEC. O cronograma do programa incluiu uma chamada única de pré-selecionados, e as chamadas na lista de espera. No caso da lista de espera, os candidatos pré-selecionados têm cinco dias úteis para apresentar os documentos e concluírem a contratação do financiamento. Inicialmente, o prazo final para que os candidatos fossem selecionados pela lista de espera terminaria em 10 de abril, mas ele foi prorrogado até o dia 30 deste mês, segundo anunciou o MEC.

“Todos os candidatos inscritos que não foram pré-selecionados em chamadas anteriores estão participando automaticamente da lista de espera. O acompanhamento de eventual pré-seleção deve ser realizado por meio da página do Fies”, informou a pasta, em nota.

Publicidade

Já considerando a chamada regular, os prazos para que os candidatos pré-selecionados finalizassem a contratação foi prorrogado mais de uma vez pelo governo federal, depois que problemas no sistema impediam que os estudantes conseguissem concluir a contratação.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a orientação é que as instituições aceitem a frequência dos estudantes no curso de graduação enquanto o processo não é concluído, mesmo que o prazo já tenha passado. Isso vale, segundo o FNDE, apenas para os candidatos que atendam “os demais requisitos para concessão do financiamento”.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *