Guia de Estudos de Física para o Enem

Atualizada em: 29/07/2017

Você pretende estudar em casa mas não tem nem idéia do que estudar? Confira o guia de Estudos de Física pra você saber o que mais é cobrado

Aspectos conceituais da Física têm sido cada vez mais abordados pelas universidades e na prova do Enem, principalmente relacionando-os a situações cotidianas. A Vestibulando Web dá as dicas dos tópicos mais frequentes:

Mecânica: assunto que é cobrado em todas as provas de vestibular. Conceitos relacionados às forças que agem sobre os corpos, principalmente envolvendo as Leis de Newton, bem como momento de uma força são muito frenquentes. Além disso, o assunto é fundamental para o entendimento dos demais.

Cinemática: assim como o tópico anterior, é bastante solicitado nas provas. Normalmente são cobradas situações práticas como percursos, aceleração e frenagem de veículos, bem como encontros e ultrapassagens.

Dinâmica: determinação das forças em situações envolvendo polias, planos inclinados, planos horizontais, globo da morte e montanha russa são comuns. Dá-se ênfase também em choques entre bolas de bilhar bem como explosões, de forma a se cobrar a conservação da energia.

Hidrostática: atuação da força empuxo é bastante comum. Muitos problemas abordam pressão em mergulhadores e submarinos, prensa hidráulica e corpos flutuantes.

Termologia: conversão da temperatura entre as 3 escalas mais usuais (Kelvin, Fahrenheit e Celcius) são comuns e simples; processos de transferência de calor, tais como condução, convecção e irradiação são tópicos simples também; capacidade térmica e calor específicos exigem um pouco mais de racionínio, principalmente em situações em que há mudança de estado físico; questões envolvendo dilatação seguem um padrão, normalmente não há inovações, de forma que é interessante estudar por meio da resolução de questões antigas.

Termodinâmica: aplicações dos princípios da termodinâmica são comuns, normalmente em questões envolvendo transformações isocóricas, isotérmicas e isobáricas; rendimento em máquinas térmicas são questões mais trabalhosas.

Óptica: princípios da óptica são um bom ponto para se ganhar pontos nas provas; formação de imagens em espelhos planos, côncavos e convexos são bons temas; prismas e lentes têm adquiro bastante importâncias nas provas.

Ondulatória: características das ondas sempre rendem boas questões para se conseguir pontos; reflexão em meios bidimensionais exigem mais raciocínio por parte dos estudantes. Som, luz, ondas de rádio são pontos de partida da física moderna.

Eletrodinâmica: normalmente é o tópico que mais amedronta os vestibulandos. Cálculo de ddp de pilhas, conhecimento sobre resistência e capacitores são exigidos; associação em série e em paralelo aparecem com frequencia.

Eletromagnetismo: conceitos básicos de campo magnético e lei de indução de Faraday aparecem sempre. Fluxo magnético e Lei de Henz merecem atenção, pois são tópicos que fazem toda a diferença entre os candidatos.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários