Noticias

USP de São Carlos ajuda a desenvolver plataforma que identifica notícias falsas

Ferramenta é importante para combater as notícias falsas, especialmente em ano de eleições

Uma plataforma que foi criada na Universidade de São Paulo (USP), do campus da cidade de São Carlos (SP), no interior do estado, ajuda a identificar as chamadas Fake News. Ou seja, as notícias falsas. E isso é importante por que as notícias falsas, em muitos casos, confundem a interpretação, e são utilizadas como mecanismo de desinformação e de manipulação de um grande grupo de pessoas que as recebem.

Nova Ferramenta criada na USP identifica Fake News

O método de checagem de notícias, nesta plataforma, é muito fácil de ser executado. Na verdade, é preciso apenas colar um trecho do texto da notícia recebida no site da nova ferramenta. Clique aqui para acessar essa ferramenta.

Um classificador feito de forma a tomar como base as informações estatísticas e que foi treinado artificialmente com um banco de dados da própria USP provou ter a capacidade de identificar, com uma precisão de 96%, se as informações fornecidas na notícia pesquisada são verdadeiras ou falsas.

Sobre a ferramenta, o doutorando em Estatística, Marcos Jardel Henriques, deu a seguinte declaração:

“Este banco de dados, que é consolidado por um grupo de pesquisas da universidade, tem 7,2 mil informações, sendo 50% falsas e 50% verdadeiras, e então os modelos aprendem, treinam em cima desse banco”.

A ferramenta que descobre as fake news foi desenvolvida por meio do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria – MECAI, que é um curso de pós-graduação ofertado pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), e um dos cursos da área de educação corporativa que são oferecidos pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, o CeMEAI.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Postagens Recentes

  • Saúde

Como tratar pneumonia em idoso?

29 de abril de 2024

Este site usa cookies.

Leia mais