dicas de redação

Redação é ponto diferencial em vestibulares


Dicas para uma boa redação

Vestibular: Dicas para uma boa redação

     A redação sempre foi um ponto diferencial entre os estudantes durante as provas de vestibular. Com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio por diversas instituições de ensino superior, se sair bem na redação do Enem passa a ser importantíssimo. No momento de se fazer a redação, alguns cuidados devem ser tomados:

     O espaço destinado à redação é o primeiro item a ser analisado. No caso da redação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, o estudante tem 60 linhas para abordar o tema. Assim, é possível aprofundar mais. No caso de outras instituições, são fornecidas apenas 30 linhas, o que exige maior objetividade por parte dos candidatos.

     O tema é outro item de extrema importância. Temas abstratos, como amizade, vingança e amor, dão margem maior para o aproveitamento do repertório cultural do candidato, como literatura, cinema e até mesmo experiências pessoais. Quando o tema é mais objetivo, especialmente os polêmicos, como eutanásia, aborto, violência, o vestibulando deve se posicionar. Não adianta só dividir o texto em argumentos pró e contra determinado assunto. O estudante precisa aproveitar argumentos contrários e/ou a favor e refutá-los, levando para o texto suas considerações.

     A hierarquia das idéias apresentadas no texto e uma linguagem elaborada, que traduza o pensamento do autor, são outros pontos importantes.

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Dicas de Redação

Ponto.Br