ENEM 2024 cobra análise crítica sobre memes e desinformação na educação
(ENEM/2024) Memes e fake news: o impacto na educação das crianças
Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens implica diretamente a atitude do postar, curtir e compartilhar como educar os adolescentes para uma formação mais crítica nas plataformas de mídia social.
Literalmente político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens engraçadas e de memes sendo usados como um filtro da verdade de cada um, chegando de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas.
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à
a) falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.
b) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
c) utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.
d) exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.
e) propagação de mensagens com objetivos políticos.
Resolução da questão
A reportagem explora como os memes são usados de forma crítica na educação para abordar temas como desinformação e fake news. A professora menciona a necessidade de análise crítica dos conteúdos compartilhados, indicando uma preocupação com a divulgação de informação manipulada em postagens virtuais. Assim, a alternativa correta é a letra B.
Resposta: B
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