Classificação das soluções quanto à saturação

Atualizada em: 17/07/2017

Confira a classificação de soluções quanto à saturação: solução saturada, insaturada, supersaturada.

De acordo com a quantidade de substância que é adicionada ao solvente, pode-se obter três tipo de soluções em virtude do coeficiente de solubilidade: solução saturada, solução insaturada e solução supersaturada.

1. Solução Insaturada

Ocorre quando a quantidade de soluto adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade. Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do KNO3 em água a 20 °C é 31,6 g/100 g H2O, portanto, a adição de qualquer quantidade de KNO3 abaixo de 31,6 g em 100 g de água, a 20 °C, produz solução insaturada.

Solução Insaturada

2. Solução Saturada

Ocorre quando a quantidade do soluto dissolvida é igual ao coeficiente de solubilidade. Podemos encontrar duas situações para soluções saturadas, a saber:

1ª) A quantidade do soluto adicionada é igual ao coeficiente de solubilidade.

Por exemplo, em 100 g de H2O, a 20 °C, adicionamos 31,6 g de KNO3.

Solução saturada

2ª) A quantidade do soluto adicionada é superior ao coeficiente de solubilidade. Por exemplo, em 100 g de H2O, a 20 °C, são adicionados 40 g de KNO3. Ocorre a dissolução de 31,6 g de KNO3 e, o excesso adicionado (8,4 g) não dissolvido, forma o chamado corpo de fundo ou corpo de chão. Tal sistema descrito é denominado de sistema heterogêneo formado por sobrenadante (solução saturada) e corpo de fundo.

Sistema Heterogêneo

Observação

Não classificar o sistema como solução saturada com corpo de fundo, pois o termo solução indica mistura homogênea. O aluno deve saber diferenciar de forma clara estes conceitos.

3. Solução Supersaturada

Quando a quantidade de soluto supera o coeficiente de solubilidade.

Por exemplo: a 40 °C, a solubilidade do KNO3 é 61,47 g/100 g H2O e, a 20 °C, é 31,6 g/100 g H2O.

Solução Supersaturada

As soluções supersaturadas são instáveis, ou seja, qualquer perturbação no meio irá fazer com que o KNO3 precipite, tornando-o sistema heterogêneo.

Solução Supersaturada

Fonte: Professor Paulo César, do site Portal de Estudos em Química (reprodução devidamente autorizada ao portal VestibulandoWeb).

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários