redação no vestibular

Dicas para uma boa redação no vestibular



Compartilhe este texto


A redação no vestibular: dicas

Adivinhar qual será o tema da redação do vestibular é um grande desafio. Se por um lado muitas faculdades optam por temas destaques na mídia como conflitos em determinada região, crise internacional, aquecimento global, etc.; por outro há aquelas que preferem temas independentes daquilo que está sendo veiculado na mídia. E aí cabem temas como: “Você é um guia turístico na sua cidade natal. Escreva uma narração contando como você conduziria um grupo de turistas pela sua cidade”.

Redação Vestibular

Uma grande dica para uma boa redação é estar atento ao enunciado que a banca examinadora propôs. Uma leitura rápida pode fazê-lo redigir um texto narrativo, quando - na verdade - o solicitado foi um descritivo. Portanto leia com atenção. Se for solicitado um texto sobre a crise internacional e o mercado dos EUA, atente-se para o tipo de texto pedido. E mais, independentemente disso, a banca não quer que você redija um texto como se fosse o jornalista econômico mais experiente da face da Terra. Portanto, cuidado para não ficar usando termos publicados nos jornais falado e escrito, querendo trabalhar com estatísticas que acrescentam pouco ou nada ao texto. Aliás, muitas vezes essas expressões decoradas são inseridas de forma inadequada no texto, engessando-o e tornando a leitura difícil.

Quando um pequeno texto de apoio antecede o enunciado da questão sobre o tema, o aluno também deve lê-lo com cautela. Poderá estar ali a semente de uma boa argumentação ou “ganchos” que o aluno poderá se apoiar para escrever um bom texto. E uma outra consideração: evite ficar colando fragmentos de texto, como se quisesse arrumar conteúdo para preencher algumas linhas na sua folha de redação. A banca está disposta a saber sobre o seu domínio da língua. Não sobre o que já foi escrito.

Outro erro muito cometido pelos candidatos na avaliação da redação dos vestibulares diz respeito à falta de estruturação do texto. Uma redação não é um amontoado de frases desconexas. É preciso ter claros o objetivo do texto, a argumentação e o embasamento. As idéias devem estar claras para a leitura fluir naturalmente.

Em suma, seja prático na sua redação de vestibular. Leia o enunciado com atenção. Organize as idéias. Pense no que pode servir de argumento e sustentação para o seu texto. Não se esqueça da introdução, do desenvolvimento e do fechamento do mesmo. Cuide para que não ocorram erros gramaticais e ortográficos. Respeite o limite de linhas sugerido pela banca e boa sorte!

 

Leia mais...

- Como se dar bem na redação do Enem 2011

- Melhores redações da Fuvest 2011

- Melhores redações da Fuvest 2010

- Melhores redações da Fuvest 2009

- Redações Nota 10 da PUC-RJ

- Redações Nota 10 da Unicamp 2008

- Dicas para uma boa redação - parte 1

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Redação vestibular

Ponto.Br