UFPE oferece 7.452 vagas no SISU 2026 com notas mínimas e pesos por curso
A UFPE confirmou a oferta de 7.452 vagas em 109 cursos presenciais de graduação para o SISU 2026. As vagas estarão distribuídas entre os campi localizados em Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia. A seleção será feita com base nas notas obtidas no ENEM 2025.
As regras da seleção, incluindo pesos das provas e notas mínimas por curso, foram definidas em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade, realizada no dia 19. O documento com os critérios está disponível no Boletim Oficial da UFPE, disponível no site da universidade.
No campus Recife, o curso de Pedagogia (licenciatura) é o que oferta mais vagas: são 250 oportunidades. Já no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, os cursos de Administração e Design, ambos bacharelados, oferecem 160 vagas cada.
No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), os cursos de Ciências Biológicas e Educação Física, ambos em licenciatura, terão 90 vagas cada. O Centro Acadêmico do Sertão (CAS) traz destaque para os cursos de Engenharia de Recursos Hídricos do Meio Ambiente e Engenharia de Energias Renováveis, com 100 vagas cada um.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter feito o ENEM 2025 e não ter zerado a redação. A UFPE aplicará pesos diferentes às áreas do exame conforme o perfil do curso, além de exigir notas mínimas para cada uma das provas.
Cursos de Engenharia, por exemplo, atribuirão maior peso às notas de Matemática e Ciências da Natureza. Já cursos de licenciatura poderão valorizar mais Linguagens e Ciências Humanas. Todas as informações específicas estarão disponíveis no site do processo seletivo da universidade.
Metade das vagas será destinada a candidatos de escolas públicas, em cumprimento à Lei nº 12.711/2012, que regulamenta o sistema de cotas nas instituições federais de ensino.
Reserva de vagas e vestibular próprio da UFPE
Dentro da cota de 50%, haverá distribuição específica para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A Pró-Reitoria de Graduação divulgará a divisão exata por curso no portal da seleção.
Alguns cursos da UFPE não integram o SISU e utilizam vestibular próprio. Isso ocorre, principalmente, com graduações que exigem habilidades específicas, como Música (bacharelado e licenciatura), Dança, Letras – Libras e Intercultural Indígena.
Com opções em áreas como Exatas, Humanas e Biológicas, os candidatos podem elaborar uma estratégia de inscrição que considere os pesos das provas e a concorrência estimada para cada curso.
Para estudantes com desempenho elevado em Matemática e Ciências da Natureza, os cursos de Engenharia são opções viáveis. Já candidatos com maior pontuação em Linguagens e Ciências Humanas podem optar por licenciaturas e áreas sociais.
Além do campus da capital, os polos em Caruaru, Vitória e Sertânia ampliam o acesso ao ensino superior no interior de Pernambuco. Isso reduz desigualdades regionais e evita deslocamentos para estudantes que residem longe de Recife.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔