Vestibular

Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo: entenda a diferença

Mercado de trabalho tem exigido formações diferentes

A dinâmica do mercado de trabalho cada vez mais exigente tem obrigado instituições a criarem novas modalidades de ensino, além do bacharelado e da licenciatura. Para ingressar em qualquer um deles o aluno tem que passar por um processo seletivo. O tempo de duração do curso e as competências atribuídas ao profissional formado também são diferentes daqueles do bacharelado e da licenciatura.

1. Bacharelado

O curso oferece uma sólida formação teórica e prática, sendo de boa base científica para o aluno. O bacharelado tem duração de 4 a 5,5 anos em média e confere ao aluno o título de bacharel. Atenção: este diploma de bacharel só terá validade se for emitido por instituições que sejam autorizadas e reconhecidas pelo MEC. Depois de formado, o aluno poderá fazer uma pós-graduação strictu sensu (mestrado e/ou doutorado) ou lato sensu (especialização).

2. Licenciatura

É o curso para a formação de professores. O aluno que optar por esta modalidade deverá se informar (através de amigos ou pela própria pro-reitoria de graduação da universidade) sobre quais habilitações determinado curso de licenciatura lhe conferirá. O curso tem duração média de 3 a 4,5 anos e dá ao aluno o título de licenciado, que apenas será válido se o curso for autorizado e reconhecido pelo MEC. Os cursos de licenciatura plena exigem o mínimo de 300 horas de estágio. Como no bacharelado, o aluno também poderá seguir os estudos nos cursos de pós-graduação.

3. Tecnológico

É uma modalidade de curso criada para suprir as necessidades mais imediatas do mercado de trabalho. Há cursos tecnológicos nas diversas áreas de conhecimento com duração que varia de 2 a 4 anos e lhe dá o diploma de Tecnólogo. Além da carga horária normal do curso o aluno terá que cumprir um estágio supervisionado. Para informações precisas sobre determinado curso recomendamos que consulte a universidade.

4. Sequencial

São cursos práticos que preparam o aluno rapidamente para o mercado de trabalho. Funciona como um aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Médio, no nível técnico ou mesmo na graduação. Há dois tipos de sequencial:

a) Formação Específica: para quem está concluindo o Ensino Médio e quer uma formação para começar a trabalhar, esta pode ser uma opção. O curso dura aproximadamente 2 anos, dá ao aluno um diploma, mas que não vale como o de bacharel ou licenciatura. Dessa forma não permite ao aluno fazer um mestrado ou doutorado, mas apenas cursos de especialização do tipo latu sensu.

b) Complementação de Estudos: não há número de dias letivos para esta modalidade de curso. Além disso ele pode ser oferecido individualmente ou para turmas. O tempo de duração é variável já que é apenas uma complementação para quem já tem uma formação profissional. O aluno recebe um certificado de conclusão e, portanto, não pode seguir direto para uma pós-graduação.

5. Graduação Modulada

Também chamada de graduação parcelada, o aluno vai à universidade apenas em determinados períodos do ano (daí o nome). Poucas universidades oferecem este tipo de curso. Como no bacharelado e na licenciatura, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo MEC.

6. Educação à Distância

São também chamados de cursos não presenciais. Os cursos são geralmente ministrados via correspondência, rádio, TV ou internet. O ingresso do aluno é feito através de um processo seletivo. A duração varia com a modalidade (se bacharelado, licenciatura ou tecnológico). Atenção: para poder ser oferecido à distância, o mesmo curso tem de ser oferecido na faculdade pelo modo tradicional. E é claro, tem que ser autorizado e reconhecido pelo MEC. Confira os cursos ofertados no Sistema de Seleção Unificada (SISU), edição 2021, na modalidade EaD.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Postagens Recentes

Este site usa cookies.

Leia mais