Fuvest 2026 cobra questão sobre lobos gigantes. Confira a questão e sua resolução.
(FUVEST/2026) Em abril de 2025, uma empresa de biotecnologia anunciou que havia criado lobos com características de lobos-gigantes, ou dire-wolves, uma espécie extinta há milhares de anos. Para isso, a empresa obteve o genoma de lobos-gigantes e o comparou com o genoma de lobos modernos. Com base nesta comparação, foram feitas 20 modificações em 14 genes do genoma do lobo moderno, utilizando tecnologias de edição gênica. Em seguida, o núcleo de uma célula de lobo moderno contendo o DNA editado foi inserido em óvulos anucleados de cachorras. Por fim, os óvulos foram inseminados em cachorras, possibilitando a gestação. O resultado foi o nascimento de três filhotes, dois machos e uma fêmea, que possuem pelagem branca e espessa, além de um tamanho corporal maior, lembrando o fenótipo esperado de um lobo-gigante.

Se, no futuro, a empresa resolver acasalar estes filhotes, espera-se que a prole seja parecida com
A) cachorros, pois os óvulos utilizados para gerar os filhotes é desta espécie.
B) lobos-gigantes, uma vez que cada geração tenderá a ser mais parecida com a espécie extinta.
C) lobos modernos selvagens, uma vez que as edições no genoma não são hereditárias.
D) lobos modernos modificados, pois os núcleos utilizados para gerar os filhotes são desta espécie.
E) nenhuma espécie conhecida, pois os efeitos da edição genética são imprevisíveis.
RESOLUÇÃO:
Em processos de clonagem por transferência nuclear, as características genéticas do indivíduo resultante são determinadas pelo núcleo doador. Neste caso, o núcleo veio da célula do lobo moderno modificado. Como os filhotes nasceram a partir dessa célula modificada, todas as células do corpo deles (incluindo as células germinativas, que produzem óvulos e espermatozoides) contêm o DNA modificado.
Ao acasalar dois desses filhotes, eles passarão seus genes (que são os genes modificados) para a prole. Portanto, os filhos também serão lobos modernos modificados.
Resp.: D
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔
