Vestibular

ITA está com inscrições abertas para Vestibular 2023

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para seu Concurso de Admissão 2023 até o dia 15 de julho. Valor da taxa é de R$195 (cento e noventa e cinco reais).

Os pedidos de isenção no pagamento da taxa foram realizados em maio e a lista de beneficiados já foi divulgada. Os contemplados com a gratuidade também devem realizar sua inscrição no Concurso pela internet.

Para participar do processo seletivo é necessário que o candidato tenha nascido no Brasil e esteja com, no máximo, 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2022. Além disso, o aluno precisa ter finalizado o Ensino Médio ou o esteja finalizando e ser solteiro.

Publicidade

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 16 de outubro, domingo, das 13h às 18h. Os alunos deverão responder a questões objetivas nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

A segunda fase irá ocorrer em 8 e 9 de novembro, terça e quarta-feira, respectivamente, das 13h às 17h. As provas serão compostas por questões dissertativas em Matemática, Física, Química, além de uma redação.

Publicidade

Haverá, ainda, uma terceira etapa, de Inspeção de Saúde, prevista para o início de 2023.

Para a prova de Português, na primeira fase, serão cobradas três obras literárias:

  • Os ratos, de Dyonelio Machado;
  • Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Contos novos, de Mário de Andrade.

As avaliações serão realizadas em diversas cidades no território brasileiro: Belém (PA); Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Brasília, DF; Campinas (SP); São Paulo (SP); São José do Rio Preto (SP); São José dos Campos (SP); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Curitiba (PR); Londrina (PR); Porto Alegre (RS); Fortaleza (CE); Salvador (BA); Recife (PE); São Luís (MA); Teresina (PI); Natal (RN); e Manaus (AM).

Localizado em São José dos Campos, São Paulo, o ITA oferece formação acadêmica em nível superior em cursos de engenharia de interesse do setor Aeroespacial. Os selecionados no Concurso de Admissão irão compor os Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva da Aeronáutica.

São oferecidas 150 vagas para o ano letivo de 2023, sendo 36 delas para candidatos que queiram ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, optando pela carreira militar. Sete dessas vagas são reservadas a autodeclarados pretos e pardos.

As demais 114 vagas são para não-optantes pela carreira militar, que entrarão na Reserva da Força Aérea. 23 dessas vagas são reservadas a indivíduos autodeclarados pretos e pardos.

As graduações são em Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *