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PISM 2025: confira o gabarito do 2º dia

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já está em sua nova fase. Em 2025, o processo seletivo traz um conteúdo programático modificado e bastante exigente para os candidatos. No último domingo, 15 de dezembro de 2024, os estudantes realizaram o segundo dia de provas. Neste artigo, abordamos as características desse novo formato e onde acessar o gabarito.

Desde o ano passado, a UFJF adotou um novo conteúdo programático para as provas do PISM. Candidatos dos módulos I e II já passaram pela experiência de avaliação com esse novo enfoque. É importante destacar que o modelo da prova permanece o mesmo, porém as questões exigem uma maior capacidade de análise crítica, interpretação e contextualização por parte dos estudantes.

Características das provas do PISM 2025

As provas deste ano priorizam temas atuais e relevantes, especialmente em relação ao mundo do trabalho e à exploração do trabalhador. A banca que elaborou as questões procurou explorar esses temas sob diferentes perspectivas. Essa abordagem reflete uma mudança na forma como as avaliações são realizadas, focando mais na reflexão e na argumentação.

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Conteúdo e Temas Abordados

  • Literatura: A prova de Literatura apresentou clássicos nacionais e autores contemporâneos, como Jarid Arraes e Conceição Evaristo. Os candidatos enfrentaram obras que discutem questões sociais.
  • Geografia: O enfoque nas provas de Geografia varia entre os módulos. O módulo I aborda a geografia física, enquanto o módulo III discute políticas e atualidades, incluindo a interpretação de gráficos e mapas.
  • História: A história contemporânea é ressaltada, trazendo temas do passado para o presente, como a ditadura civil-militar e questões ambientais.
  • Ciências da Natureza: As provas de Física e Química, por exemplo, abordaram temas como química ambiental e situações do cotidiano, evitando a memorização excessiva e focando na aplicação do conhecimento.

Os temas atuais valem destaque nas questões, que abordam mudanças climáticas, a tragédia do Rio Grande do Sul e muito mais. Essa relação entre conhecimentos teóricos e situações práticas é crucial para a formação de um estudante mais crítico.

Estratégia de Avaliação

A banca de elaboração das provas não apenas enriqueceu o conteúdo, mas também diversificou os gêneros textuais. Testes curtos, longos, posts e até infográficos foram utilizados. Isso cria um ambiente de prova mais inclusivo e representativo do conhecimento diversificado que os candidatos precisam ter.

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A interdisciplinaridade é uma das chaves desse novo modelo. Vêm sendo exigidos do aluno o entendimento e a interconexão entre diferentes áreas do saber. Essa estratégia favorece a formação geral do estudante e habilita-lo a atuar de forma mais consciente no mercado de trabalho.

Acesso ao Gabarito

Após a realização das provas, a UFJF disponibiliza o gabarito para consulta. Os candidatos podem acessá-lo através do site oficial da universidade, garantindo transparência e a possibilidade de autoavaliação. O gabarito do 2º dia pode ser consultado neste link.

A divulgação dos gabaritos permite que os candidatos possam comparar suas respostas e, assim, entender suas áreas de maior facilidade e aquelas que precisam de mais atenção. Essa autoavaliação é fundamental para o desenvolvimento contínuo e aprendizado.

Desafios nas provas do PISM

Os estudantes enfrentaram desafios significativos neste ano. A necessidade de interpretação crítica foi central em diversas questões. A prova exigiu que os candidatos não apenas respondessem perguntas diretas, mas também realizassem análises profundas e contextuais.

A prova de Geografia, por exemplo, solicitou interpretação de dados, gráficos e mapas. Os candidatos precisaram ter uma visão ampla sobre as relações humanas e situações geográficas, sendo capaz de conectar informações históricas e sociais contemporâneas.

A abordagem reflexiva nas disciplinas de História e Biologia, por sua vez, estimulou a análise crítica dos alunos. Os candidatos tinham que relacionar saberes do passado às questões sociais atuais, como desigualdade e ativismo ambiental.

Expectativas para os candidatos

Com as mudanças implementadas, a expectativa é de que o nível de preparo dos alunos tenha que ser elevado. O investimento em leitura, discussão de temas atuais e prática de escrita crítica pode melhorar as chances de sucesso. Os estudantes devem incorporar novos métodos de estudo para enfrentar esses desafios.

É recomendável que os candidatos se organizem, estabelecendo um cronograma de estudos que contemple todas as disciplinas. Além disso, devem buscar informações por meio de relatórios, artigos e trabalhos acadêmicos para enriquecer sua base de conhecimento.

O novo conteúdo programático é um reflexo da realidade multifacetada que os estudantes enfrentam hoje. A capacidade de interconexão entre saberes e habilidades será vital para sua formação como profissionais competentes.

Por fim, ficar atento ao calendário da UFJF e às datas importantes em relação ao PISM é essencial. Estar bem informado proporciona mais segurança e preparo para os desafios adiante.

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