A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) confirmou que a lista de convocados para a 2ª fase do Vestibular Unicamp 2026 será divulgada no dia 24 de novembro de 2025. Junto com essa lista, os candidatos terão acesso aos locais de prova, pelo site oficial da Comissão. A informação é essencial para os estudantes que seguem na disputa por uma vaga na UNICAMP.
As provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias consecutivos: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Uma das principais mudanças neste ano é a redução no número de questões do segundo dia, que passa de 20 para 18. Segundo a Comvest, a alteração visa diminuir o desgaste dos candidatos e otimizar a avaliação.
A convocação dos candidatos para a 2ª fase será feita com base no desempenho da primeira etapa. A classificação é por curso e área de conhecimento, o que reforça a importância de um bom desempenho desde o início do processo seletivo. O acesso aos locais de prova será feito com login individual, diretamente na plataforma da Comvest.
A etapa da segunda fase é composta por provas dissertativas, específicas para cada área. Essa abordagem permite avaliar habilidades analíticas e interpretativas de forma mais aprofundada. Além disso, o exame inclui questões interdisciplinares, reforçando o perfil crítico e reflexivo exigido pela universidade.
Entre os destaques está a presença de duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas para todos os candidatos. Também haverá questões de Matemática, com variação na quantidade conforme a área escolhida: quatro para Humanas e Biológicas, e seis para Exatas.
As provas específicas são divididas por áreas: candidatos das Ciências Humanas, Artes e Linguagens terão questões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa. Para os cursos de Ciências Biológicas e da Saúde, haverá provas de Biologia e Química. Já os de Ciências Exatas e Tecnológicas farão provas de Física, Química e Matemática.
Em 2026, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP deixará de exigir prova de habilidades específicas. A seleção será feita apenas com base nas duas fases do vestibular. Essa mudança reduz a complexidade do processo e amplia o acesso ao curso, dispensando a preparação para provas práticas de desenho e expressão visual.
Para os demais cursos que ainda exigem habilidades específicas, as avaliações estão agendadas para os dias 3, 4 e 5 de dezembro, logo após a segunda fase. Os candidatos devem consultar o edital para verificar a obrigatoriedade da etapa adicional conforme o curso desejado.
As listas de chamadas começarão a ser publicadas a partir de 23 de janeiro de 2026. A matrícula da primeira chamada será feita de forma virtual nos dias 26 e 27 de janeiro. Em seguida, haverá novas chamadas em fevereiro, com o início das aulas previsto para 23 de fevereiro.
Os candidatos também devem ficar atentos às etapas obrigatórias de confirmação de interesse por vagas remanescentes e entrevistas para verificação de cotas. Todas as atualizações serão publicadas no site oficial da Comvest.
Para os estudantes que desejam aumentar as chances de ingresso via SISU ou ENEM, a dica é acompanhar também os calendários desses programas, cujas datas não coincidem com o vestibular tradicional, permitindo mais de uma tentativa de acesso ao ensino superior.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔
Este site usa cookies.
Leia mais