unicamp 2009

Prova de Biologia Resolvida


Prova resolvida: Unicamp Biologia - Vestibular 2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - VESTIBULAR 2009 - 1ª FASE

01) Os animais podem sofrer mutações gênicas, que são alterações na seqüência de bases nitrogenadas do DNA.
As mutações podem ser espontâneas, como resultado de funções celulares normais, ou induzidas, pela ação de agentes mutagênicos, como os raios X. As mutações são consideradas importantes fatores evolutivos.

a) Como as mutações gênicas estão relacionadas com a evolução biológica?

b) Os especialistas afirmam que se deve evitar a excessiva exposição de crianças e de jovens em fase reprodutiva aos raios X, por seu possível efeito sobre os descendentes. Explique por quê.

 

Resolução:

a) As mutações estão relacionadas com a evolução biológica porque originam novas versões de genes (variabilidade gênica), que podem levar a novas características (ou diferenças genéticas) nos portadores de mutação. A nova característica pode conferir vantagem para o seu possuidor e, neste caso, tende a ser preservada pela seleção natural, tornando-se um mecanismo de evolução, ao ser transmitida por reprodução sexuada para os descendentes.

b) Porque as irradiações por raios X podem provocar mutações nas células germinativas das gônadas, que produzem os gametas, provocando alterações genéticas que poderão ser transmitidas para os descendentes.

 

02) Ao estudar os animais de uma mata, pesquisadores encontraram borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais freqüentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; e bichos–pau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram, ainda, a existência de sapos, cobras e borboletas com coloração intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo.

a) No relato dos pesquisadores estão descritos alguns exemplos de adaptações por eles caracterizadas como mimetismo e camuflagem. Identifique no texto um exemplo de camuflagem. Explique uma vantagem dessas adaptações para os animais.

b) No texto são citados vários animais, entre eles sapos e cobras. Esses animais pertencem a grupos de vertebrados que apresentam diferenças relacionadas com a reprodução. Indique duas dessas diferenças.

 

Resolução:

a) Exemplos de camuflagem que poderiam ser identificados no texto: borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais freqüentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; bichos–pau semelhantes a gravetos. Vantagens dessas adaptações: o mimetismo e a camuflagem são fenômenos que oferecem proteção contra a predação, pois, mimetizando outro animal ou se confundindo com a paisagem (camuflagem), o organismo deixa de ser facilmente percebido pelo predador. Ao se camuflarem no ambiente ou se assemelharem a outras espécies, os animais podem ainda confundir a presa, passando despercebidos, e assim predarem mais facilmente.

b) Como diferenças entre a reprodução dos anfíbios, representados pelos sapos, e a dos répteis, representados pelas cobras, podem ser citadas:
Os anfíbios apresentam fecundação externa; dependem da água para reprodução; seus ovos não têm casca; seus ovos são postos em meio aquático; apresentam fase larval (girinos); apresentam metamorfose; são anamniotas. Por sua vez, os répteis apresentam fecundação interna; não dependem da água para reprodução; seus ovos têm casca porosa; não apresentam fase larval nem metamorfose; são amniotas.

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova resolvida Unicamp 2009 Biologia 1ª Fase

Ponto.Br