prova resolvida ufmg 2007

Prova de Biologia Resolvida


Prova de Biologia UFMG 2007 - Vestibular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - VESTIBULAR 2007 - DISCURSIVA

01) O aparecimento e a evolução de diferentes características foram importantes para a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados. Observe esta figura:

UFMG 2007

 

1. CITE uma evidência em que os paleontólogos se baseiam para afirmar que os grupos de vertebrados apareceram na seqüência representada nessa figura.

2. CITE o nome do primeiro grupo de vertebrados que apresentou
A) ovo com âmnio como anexo embrionário:
B) esqueleto ósseo:
C) maxilas:
D) fecundação interna entre os animais terrestres:
E) excreção de amônia:

3. Leia estes trechos:
TRECHO 1

UFMG 2007Cobra com patas revela origens do grupo

“É preciso olhar com atenção ligeiramente acima do normal o corpo sinuoso da Najash
rionegrina para ver que há alguma coisa errada: duas patinhas traseiras num corpo de cobra. Para os paleontólogos que descobriram o fóssil do bicho, esses membros minúsculos podem ser a chave para explicar como um grupo de lagartos acabou se transformando nas serpentes de hoje. Segundo eles,é uma história suja e rasteira. Os bichos teriam perdido suas patas como forma de se adaptar à vida colada ao solo, entrando em buracos e se escondendo sob as folhas caídas das árvores. E o novo fóssil, descoberto na Argentina, seria justamente o golpe decisivo para mostrar que essa origem rés-do-chão, e não uma suposta gênese marinha, é que correspondeà verdadeira história familiar das serpentes.”

LOPES, Reinaldo José. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 abr. 2006. Folha Ciência, p. A15.


TRECHO 2
Revolução na história das cobras
“Essas evidências apontam para uma mudança drástica na história evolutiva das cobras. Primeiramente, a morfologia da Najash demonstra que ela é mais primitiva que as demais cobras cretácicas, uma vez que a forma e o arranjo de sua cintura e seus membros posteriores são mais próximos do padrão dos lagartos, indicando que essa morfologia surgiu antes do padrão das cobras marinhas do Cretáceo. Em segundo lugar, o fato de a Najash ter sido encontrada em sedimentos terrestres indica que a origem marinha das cobras (bem como a explicação para a progressiva diminuição dos membros) deve ser abandonada. Mas, então, como teriam as cobras evoluído em terra? Aparentemente, a resposta pode ser dada pela observação de lagartos atuais que escavam galerias no subsolo ou ocupam tocas feitas por outros organismos. Esses lagartos apresentam corpos muitos alongados, membros reduzidos (ou ausentes, como a maioria das Amphisbaenias), bem como crânios achatados e reforçados, utilizados para escavar. Todas essas características estão presentes na Najash, sugerindo que a adoção de um hábito escavador teria sido o caminho evolutivo mais provável seguido pelas cobras.”
SCHULTZ, César L., Ciência Hoje, n. 227, v.38, p. 9-10, 2006.

A) IDENTIFIQUE e TRANSCREVA, a seguir, o fragmento, de um desses dois trechos, em que a explicação do autor mais se aproxima da “Lei de Uso e Desuso”, defendida por Lamarck.

B) IDENTIFIQUE e TRANSCREVA, a seguir, o argumento utilizado pelo autor, em cada um desses dois trechos, para justificar a origem das cobras atuais a partir das cobras terrestres e não, das cobras marinhas.
Trecho 1:

Trecho 2:

Resolução:

1. Localização dos fósseis nas camadas geológicas Ou Datação radioativa dos fósseis.

2.
a) Répteis (ou tartarugas)
b) Peixes ósseos (Osteíteis)
c) Chondrichthyes ; ou tubarão; ou Gnatostomados.
d) Répteis; ou quelônios.
e) Chondrichthyes ; ou peixes cartilaginosos; ou ciclostomados; ou agnatas.

3. a) “Os bichos teriam perdido suas patas como forma de se adaptar à vida no solo, entrando em buracos e se escondendo sob as folhas caídas das árvores”.
b) Trecho 1: A partir do grupo dos lagartos, as cobras “ teriam perdido suas patas, como forma de se adaptar à vida no solo, entrando em buracos e de se esconder sob as folhas caídas das árvores”.

Trecho 2: “ o fato de ela ser encontrada em sedimentos terrestres” ; “a observação de lagartos atuais que escavam galerias no subsolo ou ocupam tocas feitas por outros organismos. Esses lagartos apresentam corpos muito alongados, membros reduzidos [...], crânios achatados e reforçados, utilizados para escavar” .

 

02) Nesta figura, os canudos simbolizam fontes de retirada de água do Planeta:

UFMG 2007

1. Considere esta afirmativa:
“A água da Terra está acabando.”
A) APRESENTE um argumento a favor dessa afirmativa.

B) APRESENTE um argumento contra essa afirmativa.

2. Em um dos processos metabólicos de obtenção de energia conhecidos, os seres vivos devolvemágua ao ambiente.
EXPLIQUE como ocorre esse processo.

3. Algumas indústrias de papel poluem o ambiente com chumbo.
Analise esta figura, em que estão indicadas as possibilidades de absorção, propagação e atuação fisiológica do chumbo no organismo humano:

UFMG 2007

Considerando as informações dessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, CITE a função de macrófagos e a da medula óssea no organismo humano e, também, uma provável conseqüência do efeito do chumbo nas células afetadas em cada uma dessas duas situações.
Função de macrófagos:

Conseqüência I:

Função da medula óssea:

Conseqüência II:

Resolução:
1. a) Podemos considerar aqui somente a  disponibilidade de água potável, própria para o consumo, que está cada vez menor.
b) A quantidade de água no planeta é constante, uma vez que há um ciclo envolvido. A água evapora, forma nuvens, condensa-se e cai em forma de chuva

2. Através do processo de respiração de animais, plantas e decompositores, ocorre produção de água. Na respiração, as moléculas orgânicas reagem com oxigênio, produzindo gás carbônico, água e energia.

3. Função de macrófagos: Defesa
Conseqüência I: Baixa de resistência / Ocorrência de pneumonias.
Função da medula óssea: Produção de células sangüíneas.  
Conseqüência II: Anemia.

 

03) Analise esta figura:

UFMG 2007

Com base nas informações dessa figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.
1. Uma mutação em um gene mitocondrial de tRNA ou de rRNA pode ser prejudicial para o organismo.
A) CITE o nome do processo em que atuam o tRNA e o rRNA.

B) MARQUE com um X, diretamente na figura desta questão, o local onde se realiza esse processo.

2. A fadiga é, geralmente, um dos sinais clínicos presentes nos indivíduos portadores de doenças mitocondriais.
CITE o nome de um tecido em que esse sinal clínico se apresenta.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Tecido:
Justificativa:

3. Analise esta figura e este heredograma:

UFMG 2007

Considerando o tipo de herança evidenciado nessa análise e usando a simbologia adequada, COMPLETE o heredograma, identificando os indivíduos afetados na segunda e na terceira gerações.
4. CITE uma característica da transmissão da herança mendeliana que a distingue da transmissão da herança mitocondrial.

Resolução:

1. a) Tradução
b) Marcar X no citoplasma.

2. Tecido: Tecido muscular estriado esquelético
Justificativa: Por necessitar de muita energia, esse tecido possui grande número de mitocôndrias.

3. Na herança mendeliana, ambos os genitores contribuem, igualmente, com genes para a prole, enquanto na herança mitocondrial os genes são transmitidos exclusivamente pela mãe.

 

04) Na última década, um número crescente de pesquisas tem mostrado que a prática de exercício físicoé uma atividade benéfica para a saúde humana. Em uma dessas pesquisas, três grupos de indivíduos – I, II e III –, com diferentes distúrbios de saúde, foram submetidos a atividade física regular e supervisionada. Ao final do período de condicionamento físico, esses indivíduos apresentaram estes resultados:
• Grupo I: Redução da concentração de glicose no sangue.
• Grupo II: Redução da pressão sangüínea.
• Grupo III: Aumento de lipólise.
1. Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, CITE o provável distúrbio que acomete os indivíduos de cada um desses grupos.
Grupo I:
Grupo II:
Grupo III:

2. Considerando os três grupos de indivíduos pesquisados, CITE o(s) órgão(s) ou o(s) tecido(s) associado(s) ao distúrbio específico indicado em cada um deles.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Grupo I:
Justificativa:

Grupo II:
Justificativa:

Grupo III:
Justificativa:

3. Considere esta hipótese:
A prática regular de exercício físico por indivíduos da terceira idade aprimora, neles, a capacidade de reter informação nova. A partir dessa informação e de outros conhecimentos sobre o assunto, PLANEJE um experimento que permita testar a hipótese proposta, atentando, sobretudo, para o comportamento ético do pesquisador e para a confiabilidade dos resultados.

Resolução:

1. Grupo I: Diabetes
Grupo II: Hipertensão
Grupo III: Obesidade

2. Grupo I:  Pâncreas
Justificativa: As células beta das ilhotas pancreáticas produzem o hormônio insulina, que atua sobre diferentes células, facilitando o transporte de glicose para o citoplasma. Conseqüentemente, há redução da concentração de glicose no sangue.

Grupo II: Glândulas adrenais
Justificativa: Produzem hormônios mineralocorticóides e substâncias vasoativas, como a noradrenalina.

Grupo III:  Tireóide
Justificativa: Participa do controle de armazenamento de gordura pela ação do hormônio tiroxina, que atua sobre o metabolismo.

3. Para a elaboração dessa resposta o candidato deveria se atentar para os seguintes pontos:
* Não deixar de colocar o grupo controle e o grupo experimental;
* Procedimento ético que garanta o conhecimento da pesquisa pelo paciente;
* Indicação da idade do paciente;
* Número suficiente de pacientes em cada grupo.

 

05)
1. Observe esta figura:

UFMG 2007

Na transição da água para a terra, os seres clorofilados desenvolveram estruturas que os tornaram capazes de conquistar o novo ambiente. CITE a característica e o modo de ação, ainda presentes nas plantas vasculares atuais, que permitiram tal conquista em relação a
A) suporte do corpo.
Característica:
Modo de ação:

B) retenção de água.
Característica:
Modo de ação:

C) respiração.
Característica:
Modo de ação:

D) reprodução.
Característica:
Modo de ação:

2. Os representantes do Reino Plantae apresentam peculiaridades que são percebidas desde o nível
celular.
Analise esta figura:

UFMG 2007

A) Considerando as informações dessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, CITE a função desempenhada pela organela B.

B) EXPLIQUE de que modo a função da organela A e a da organela C são realizadas nas células dos seres do Reino Animalia.

Resolução:

1. Característica: Presença de esclerênquima.
Modo de ação: possibilita a sustentação da planta devido à dureza da parede celular.

b) Característica: Presença de cutícula
Modo de ação: Impermeabilização da parede celular.

c) Característica: Presença de lenticelas
Modo de ação: Possibilita as trocas gasosas.

d) Característica: Formação do tubo polínico
Modo de ação: Independência da água para a reprodução.

2. a) Fotossíntese.
b) Organela A à sustentação pelos microtúbulos e microfilamentos (citoesqueleto).
Organela C à digestão pelos lisossomos e armazenamento de glicogênio no citoplasma.

 

06) A audição normal está sob o controle de dois pares de genes – C e D –, que se segregam independentemente. O primeiro determina a presença do nervo auditivo, enquanto o segundo, a presença da cóclea. Assim sendo, apenas indivíduos com, pelo menos, um gene dominante em cada lócus terão audição normal.
Os demais genótipos determinam um tipo de surdez genética conhecida como surdez profunda.
1. Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, RESPONDA:
É possível casais portadores de surdez profunda terem todos os filhos com audição normal? Sim. Não.
JUSTIFIQUE sua resposta.

2. DETERMINE qual é a probabilidade de um casal duplo heterozigoto ter uma criança normal e homozigota dominante para os dois lócus. (Deixe explicitado seu raciocínio.)

3. Observou-se uma alta incidência de surdez profunda na população de certa ilha. CITE o fator evolutivo que pode explicar esse fato.

4. CITE o nome do primeiro grupo de vertebrados terrestres que apresentou audição.

5. CITE duas funções do canto nas aves.
Função 1:
Função 2:

Resolução:

1. Sim. Todos os filhos de um casal portador de surdez profunda terão audição se ambos  os genitores apresentarem homozigose recessiva e dominante, em lócus diferentes.
Um exemplo: ccDD x CCdd

2.
Considere o cruzamento: AaBb x AaBb
Cruzando Aa x Aa, temos: ¼ AA; ½ Aa  e ¼ aa
Cruzando Bb x Bb, temos: ¼ BB; ½ Bb e ¼ bb.
Probabilidade de sair descendente AABB = ¼ x ¼ = 1/16.

3. Deriva genética / Endogamia

4. Anfíbios.

5.
Função 1: Atração sexual
Função 2: Marcar território / Avisar presença de predadores/ Comunicação com o bando...

Resolução:
Prof. Evandro Marques - Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - MG, e Prof. de Biologia do Ensino Médio e Pré-Vestibulares desde 1990.

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova de Biologia Discursiva Resolvida - UFMG 2007

Ponto.Br