modelo atômico

estrutura atômica

Modelo atomico

A compreensão da natureza da matéria requer uma teoria que explique as observações e os aspectos qualitativos e quantitativos da matéria e seu comportamento. Historicamente, a observação de transformações químicas serviram de base para o modelo atômico publicada por John Dalton em 1803, bem como para o desenvolvimento dos demais modelos atômicos.

Modelo Atômico e as provas

As provas de vestibulares estão frequentemente cobrando este tema em suas questões. Alguns pontos devem ser estudados com bastante atenção pelos estudantes para se saírem bem durante a resolução de exercícios de modelo atômico:

- Estabelecer relações entre fatos experimentais e os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, bem como reconhecer os avanços de um modelo em relação ao anterior;

- Saber qual a característica de cada modelo que é considerada errada segundo o conhecimento científico atual;

- Compreender o modelo atômico atual através de alguns fenômenos observados e informações adicionais;

- Conhecer os 4 números quânticos principais e ser capaz de localizar um elétron a partir destes números quânticos;

- Identificar as partículas presentes no átomo: prótons e nêutrons no núcleo e elétrons na eletrosfera.

Estude bastante a teoria relacionada a modelo atômico, enfatizando os itens supracitados e boa prova. Não deixe de fazer as questões propostas sobre o assunto.

Modelo Atômico

Conteúdo teórico relacionado...

» Modelos Atômicos

» Modelo Atômico Atual

» Estrutura Atômica

» Distribuição Eletrônica

Vestibulando Web ® - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade