NoticiasVestibular

Unicamp abre inscrições para Vestibular 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre nesta segunda-feira, às 9h, o processo de inscrição para o Vestibular 2024. O total de vagas é de 2.540, distribuídas em 69 cursos.

Os interessados deverão se inscrever no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) até o dia 31 de agosto. A taxa é de R$ 192, a menos que o candidato esteja isento.

As datas das provas já foram definidas. A primeira fase ocorre em 29 de outubro. A segunda será em 3 e 4 de dezembro. Para esta edição, a universidade estima entre 60 mil e 65 mil inscrições.

Publicidade

Importante: o prazo para pagamento da taxa de inscrição é até 8 de setembro.

Mudanças no Vestibular Unicamp 2024

A Unicamp trouxe alterações para este ano. Haverá um aumento de questões de sociologia e filosofia na primeira fase. Por outro lado, houve diminuição das questões de matemática para candidatos dos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na segunda etapa.

Publicidade

As provas da primeira fase acontecerão em 31 cidades paulistas e em outras capitais, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Em relação às isenções de taxa, a universidade registrou 9.888 neste vestibular. Esse número é o segundo maior desde o início do programa em 2000.

Distribuição de Questões na 1ª Fase

Houve manutenção das 72 questões de múltipla escolha. Porém, a partir de agora, sociologia e filosofia terão seis questões. Houve ainda reduções em questões de inglês, química, física e biologia.

Essas alterações, segundo José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, visam equilibrar a carga horária do ensino médio entre ciências humanas e da natureza.

Distribuição na 2ª Fase

No segundo dia da segunda fase, as questões de matemática foram reduzidas para áreas específicas. Além disso, filosofia e sociologia são agora cobradas de forma separada.

Expectativas da Unicamp

Diante dessas mudanças, a universidade acredita em um aprimoramento do processo seletivo. A prova da segunda fase deverá ser mais amigável para candidatos de humanas e biológicas.

Vestibular e Novo Ensino Médio

A Comvest confirmou que não cobrará os itinerários formativos do Novo Ensino Médio. A Unicamp focará nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dicas para Candidatos

Para os estudantes que prestarão o vestibular da Unicamp, eis algumas dicas:

  1. Mantenha-se atualizado sobre eventos nacionais e mundiais, pois podem ser abordados nas provas.
  2. Pratique redações, pois a habilidade de escrita é crucial.
  3. Estude profundamente os tópicos de sociologia e filosofia, dado a mudança no processo seletivo. Aproveite e confira o resumo sobre Aristóteles.
  4. Resolva provas anteriores para se familiarizar com o formato.
  5. Organize um cronograma de estudos e mantenha a disciplina.

A Unicamp é uma das principais universidades do Brasil, e a preparação rigorosa é a chave para o sucesso neste vestibular. Boa sorte a todos os candidatos!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *