Profissão

Estudar Web Designer: entenda como funciona a profissão

O web design é uma parte muito importante de todas as estratégias de marketing de qualquer empresa hoje em dia.

Sem ter um site, as empresas precisam contar com a ajuda apenas de vendas locais físicas. Na web, pode alcançar um público ainda maior, principalmente se tiver um site bem projetado.

Assim, o profissional web designer é capaz de projetar e criar sites que convertem visitas em clientes, seguidores do produto ou da marca.

Publicidade

Uma profissão que tem um campo muito grande a ser explorado e oportunidades de carreira muito grande, estudar web designer é fundamental para aperfeiçoar habilidades e se manter atualizado.

O que faz um web designer

Web designers usam suas habilidades técnicas e criativas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário a partir dos sites que projetam.

Publicidade

O profissional pode passar uma parte do seu trabalho deixando uma área do site mais atraente, redimensionando imagens ou verificando o porquê o site está lendo.

Podem usar ferramentas como HTML, CSS, Javascript para poder criar ou aprimorar o front-end do site. Também podem trabalhar com WordPress e outras plataformas populares.

As tarefas diárias de um web designer podem incluir:

  •         Projetar layouts de site, modelos e navegação sob medida para as necessidades dos clientes.
  •         Projetar interfaces que ajudem a gerar leads para os clientes.
  •         Discutindo opções de design de interface com clientes.
  •         Trabalhar com gráficos e otimizar imagens.
  •         Garantir que as páginas da web sejam compatíveis com plataformas desktop, tablet e móvel.
  •         Produzir recursos de design que podem ser usados ​​em mídias sociais e outros canais de marketing.
  •         Manutenção e atualização de sites.

São profissionais que normalmente trabalham diretamente para as empresas ou em agências de marketing ou optar por ser freelance web designer.

O web designer cria diferentes aspectos visuais do site. Se reúne com clientes, seja online ou pessoalmente, para poder ter uma ideia do que deve ser transmitido através do site.

Os clientes podem ser de diferentes segmentos, como o de franquia de cafeteria no Brasil e toda a criação do site deve ser baseada nessa temática.

Depois que os detalhes são terminados, podem criar layout, design e recursos para poder exibir os serviços do cliente de uma maneira que seja atraente para o seu público-alvo.

A parte estética tem uma importância bem grande, envolvendo layout, imagens adequadas, cores, fontes para poder criar a personalidade do site.

Além de ter que considerar os aspectos estéticos, também precisam pensar na usabilidade do site como uma grande prioridade. Por isso, o público-alvo precisa achar um site muito simples de usar.

Quais as áreas de atuação para quem estuda web designer

Por conta de uma grande popularidade dos dispositivos móveis e do e-commerce, há uma diversificação e demanda maior por profissionais de web designer no mercado.

Com um crescimento acima da média, as habilidades de um web designer e sua manutenção são necessárias para todas as empresas, instituições, organizações e até mesmo para o governo que deseja manter uma presença na web.

A prioridade em ter uma presença digital são fortes indicadores de que o web designer tem um mercado de trabalho muito grande a ser explorado.

Os empregos diretamente relacionados ao seu diploma incluem:

  •         Desenvolvedor de aplicativos
  •         Desenvolvedor de jogos
  •         Programador multimídia
  •         Especialista em multimídia
  •         Especialista em SEO
  •         Designer UX
  •         Pesquisador UX
  •         Gerenciador de conteúdo da web
  •         Web designer
  •         Desenvolvedor web

Web designers criam ou redesenham sites. Entendem o que é importante para poder deixar um site funcional e simples de usar, mas também possuem conhecimento para deixá-lo esteticamente bonito para o usuário.

O web design é um mercado que tem um crescimento muito rápido, já que as mídias digitais se tornaram parte muito importante da vida de qualquer importante.

Por isso, as empresas precisam garantir que a sua comunicação, informações e possibilidades de compras estejam online.

Obviamente, a principal tarefa de um web designer é trabalhar para projetar páginas da web. No entanto, existem outros caminhos que pode seguir.

O mercado de trabalho para quem é web designer

Em um mundo cada vez mais digital, qualquer profissão que esteja ligado ao meio digital vai ter grandes oportunidades de crescimento.

O principal desafio de um profissional da web é entender como o meio digital passa por mudanças e conseguir acompanhar as diferentes tendências da área.

O mercado de trabalho procura por profissionais que não tenham restrições em aprender essas novas tendências, nem as novas linguagens que surgem.

Por isso, o profissional tem que estar disponível para se adaptar ao meio em que está trabalhando. Entender quais são as prioridades na web do momento para poder entregar um trabalho compatível com o público-alvo.

Através da crescente relevância da internet para as empresas crescerem, o web design tem um potencial de crescimento muito alto também.

A importância do profissional está presente em cada detalhe, ajustando o design junto com a performance de marketing para poder atingir o objetivo final do seu cliente, que costuma ser a conversão.

O web designer é um profissional que deve estar atento a todas essas necessidades e acompanhar o que tem de mais moderno.

As atividades de um web designer

Uma carreira em web design demanda criatividade, assim como um conjunto de habilidades técnicas.

Os web designers precisam dessas habilidades técnicas para poder criar sites funcionais, mas também precisam de habilidades artísticas e senso estético para criar uma boa experiência de usuário.

Faz parte das atividades de um web designer criar e construir todos os projetos de um site. Escolhem os aspectos visuais, como fontes, cores, layout e toda parte gráfica. Também são responsáveis por deixar os sites esteticamente bonitos, funcionais e simples de usar.

Todos os sites, independentes de qual for o público alvo, deve ter uma navegação simples, com informações organizadas de forma que seja fácil de compreender e acessar. Sem muitos cliques também para poder acessar as diferentes partes dos sites.

O web designer precisa de uma combinação de criatividade, habilidades técnicas e pensamento crítico para poder desempenhar um bom serviço Também precisam ter habilidades de gestão de negócios para gerenciar clientes e atrair novos, principalmente se forem freelancers.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *