Questões comentadas sobre ácidos nucleicos
01) (UFU/2025-2) No DNA (Ácido Desoxirribonucleico), estão presentes bases nitrogenadas púricas (Adenina e Guanina) e pirimídicas (Timina e Citosina), que se ligam entre si. O quadro a seguir traz informações sobre o percentual das bases pirimídicas de dois organismos distintos X e Y.
Assinale a alternativa em que os percentuais da base Citosina, do organismo X, e da base Timina, do organismo Y, estão CORRETOS, respectivamente.
A) 13,8 e 21,4
B) 27,6 e 42,7
C) 36,2 e 28,6
D) 63,8 e 71,4
02) (FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina.
A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
A) exclusiva do ácido desoxirribonucleico
B) presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
C) classificada como púrica ou purina
D) unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
E) complementar à base uracila
03) (UNESP/2012-2)Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5.
Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as _______ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____.
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
A) pontes de hidrogênio e 0,5.
B) pontes de hidrogênio e 1,0.
C) pontes de hidrogênio e 2,0.
D) ligações fosfodiéster e 1,0.
E) ligações fosfodiéster e 2,0.
04) (Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é o material genético.
No artigo em Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
A) a replicação do DNA é semiconservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
B) a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.
05) (Enem/2018) Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou a atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.
Cientificamente esse conceito é definido como
A) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
B) localização de todos os genes encontrados em um genoma.
C) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
D) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos de um organismo.
E) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
06) (UEG/2025-2) Em 2024, o Comitê para o Nobel do instituto Karolinska laureou os pesquisadores Gary Ruvkun e Victor Ambros pela descoberta do microRNA (miRNA) e o papel exercido por essa molécula nas células. A figura a seguir esquematiza a relação entre os genes e os diferentes tipos de RNAs, situando o miRNA.
Sobre os miRNA, verifica-se o seguinte:
A) a distinção das moléculas de RNAs em funcionais e não funcionais permitiu a identificação da primeira classe como sendo o tRNA, rRNA e miRNA, enquanto a segunda classe inclui os mais diversos mRNAs.
B) os miRNAs fazem a regulação negativa de genes de maneira pós-transcricional, por exemplo, no caso do miRNA lin-4 que reduz a expressão do gene LIN-14 após a transcrição, mas antes da tradução.
C) a partir da descoberta do gene de RNA não codificador lin-4 no processo de desenvolvimento do Caenorhabditis elegans, o desafio atual da epigenética é encontrar miRNAs funcionais em humanos.
D) miRNAs são moléculas de fita simples de ácido ribonucleico com sequência de ~20 nucleotídeos complementares ao mRNA, que, devido ao pequeno tamanho, atuam no silenciamento de genes curtos.
E) como interruptores de corrente elétrica, os miRNAs podem atuar ligando e desligando genes de forma indiscriminada por vias de regulação da expressão gênica positiva e negativa, respectivamente.
07) (CESMAC/2019-2) Recentemente, cientistas construíram uma molécula de ácidos nucleicos formada por oito nucleotídeos que apresentavam as quatro bases nitrogenadas tradicionais (Adenina, Timina, Citosina e Guanina) e quatro novas bases (Z, P, S e B). Existe uma relação química e funcional das bases tradicionais já conhecidas com as novas bases, como descrita a seguir:
“B” ⇒ Adenina
“S” ⇒ Timina
“P” ⇒ Guanina
“Z” ⇒ Citosina
A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre a estrutura do DNA, é correto afirmar que, no ácido nucleico sintético:
A) “P” se une a “Z” por três pontes de hidrogênio.
B) “P” se une a “Z” por uma ligação peptídica.
C) “S” se une a “B” por duas ligações peptídicas.
D) “P” se une a “B” por três pontes de hidrogênio.
E) “S” se une a “Z” por duas pontes de hidrogênio
08) (Facisb/2020) No esquema a seguir estão representados os mecanismos de transmissão e expressão das características hereditárias nos organismos.
Pela análise do esquema, conclui-se que
A) em 2 os nucleotídeos requeridos para a síntese da molécula de RNA são compostos pelas bases nitrogenadas guanina, citosina, adenina e timina.
B) em 3 ocorre a participação da enzima transcriptase reversa no interior de células parasitadas por retrovírus.
C) em 1 há formação de duas moléculas de DNA, uma composta por duas fitas originais e a outra composta por duas fitas novas recém-sintetizadas.
D) em 4 as moléculas de RNA mensageiro são convertidas em moléculas de RNA transportador durante a síntese proteica.
E) em 5 cada base nitrogenada do RNA mensageiro corresponde a um aminoácido da proteína sintetizada
09) (Enem/2021) A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir.
Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.
Qual mutação produzirá a menor proteína?
A) Deleção de G no códon 3.
B) Substituição de C por U no códon 4.
C) Substituição de G por C no códon 6.
D) Substituição de A por G no códon 7.
E) Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.
10) (FATEC/2018) Agentes mutagênicos são aqueles que têm o potencial de alterar sequências genéticas. Os efeitos desses agentes podem ser detectados por meio da sequência de bases do RNA. Caso o RNA resultante da sequência genética seja o esperado, conclui-se que o gene não sofreu mutação.
Dessa forma, a sequência 3’ AGACATATA 5’ de um gene terá escapado à ação de um agente mutagênico caso seja
A) traduzida em RNAt de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
B) traduzida em RNAm de sequência 3’ TCTGTATAT 5’.
C) transcrita em RNAm de sequência 5’ UCUGUAUAU 3’.
D) transcrita em RNAm de sequência 5’ AGACATATA 3’.
E) transcrita em RNAt de sequência 3’ UCUGUAUAU 5’.
11) (FUVEST/2014) Observe a figura abaixo, que representa o emparelhamento de duas bases nitrogenadas.
Indique a alternativa que relaciona corretamente a(s) molécula(s) que se encontra(m) parcialmente representada(s) e o tipo de ligação química apontada pela seta.
A) Exclusivamente DNA; ligação de hidrogênio
B) Exclusivamente RNA; ligação covalente apolar
C) DNA ou RNA; ligação de hidrogênio
D) Exclusivamente DNA; ligação covalente apolar
E) Exclusivamente RNA; ligação iônica.
12) (UNIFAL) A molécula de RNA recém sintetizada passa por uma série de modificações, como a remoção dos íntrons, até ser transformada em RNAm, quando então participará da síntese proteica.
Considerando a informação acima, assinale a afirmativa CORRETA:
A) O processo de corte e emenda ocorre no citoplasma antes da interação do RNAm com os ribossomos livres.
B) O processo denominado “splicing” ocorre assim que o transcrito primário é transferido para o citoplasma através dos poros do envoltório nuclear.
C) O processo de corte e emenda é denominado “splicing” e ocorre no núcleo das células eucarióticas.
D) A etapa denominada de “splicing” ocorre inicialmente durante a transcrição e termina no citoplasma das células eucarióticas.
13) (UPF/2021) “…Apenas dois dias após o primeiro caso de COVID-19 ser confirmado em um paciente brasileiro vindo da
Itália, pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do vírus responsável pela doença… O sequenciamento revelou que o vírus que chegou aqui tem três mutações que o diferem do vírus de Wuhan, … acompanhar as mutações do vírus é importante para estudar possíveis vacinas ou métodos de diagnóstico…”
Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/ Acesso em: 12 de abril de 2020. (adaptado).
No caso do sequenciamento do genoma do novo coronavírus, o que os pesquisadores identificaram foi:
A) a sequência das bases nitrogenadas A, T, C, G do material genético do vírus.
B) a sequência das bases nitrogenadas A, U, C, G do material genético do vírus.
C) a sequência dos aminoácidos que compõem as proteínas do vírus.
D) a sequência de anticódons do RNA do vírus.
E) o fenótipo do vírus.
Resolução das Questões sobre Ácidos Nucleicos
01) Organismo X: 36,2% de timina ⇒ 36,2% de adenina ⇒ Total de 72,4%
Sobram: 27,6% que serão divididos equitativamente para C e para G.
Logo: C = 13,8% e G = 13,8%
Organismo Y: 28,6% de C ⇒ 28,6% de G ⇒ Total de 57,2%
Sobram: 42,8% , que serão divididos equitativamente para A e para T.
Logo: A = 21,4% e T = 21,4%
Resp.: A
02) A base nitrogenada guanina, juntamente com a adenina, são consideradas bases púricas (derivadas da purina) e integram tanto o DNA como o RNA.
Resp.: C
03) O calor promoveu o rompimento das ligações de hidrogênio existentes entre os dois filamentos polinucleotídicos.
Se a relação (A+G)/(T+C) foi igual a 0,5 na fita analisada, na outra fita essa relação é 2,0. Veja um exemplo:
Fita analisada:
5 A e 5 G ; 10 T e 10 C
Logo: (5 + 5) / (10 + 10) =0,5
Na fita complementar, teremos: 10 A e 10 G; 5 T e 5 G
Logo:
(10+10) /(5+5) = 2,0
Resp.: C
04) A duplicação do DNA é semiconservativa. Durante o processo de replicação, ocorre ruptura das ligações de hidrogênio existentes entre as bases dos dois filamentos da molécula e, junto à cada filamento velho, forma-se um novo filamento.
Assim, cada molécula-filha de DNA é formada por um filamento velho e por um filamento recém-sintetizado.
Resp.: C
05) O código genético é a correspondência entre as trincas do RNA (ou DNA) e os aminoácidos por elas codificados. Cabe ressaltar que o código genético é universal.
Resp.: A
06) Questão bastante complexa para ensino médio.
Os microRNA’s são uma classe de moléculas de RNA não codificantes, de fita simples, com aproximadamente 19 a 25 nucleotídeos de comprimento (daí, micro-RNA) que surgiram recentemente como moléculas reguladoras essenciais da expressão gênica em organismos multicelulares. Foi o primeiro microRNA descoberto a desempenhar um papel regulador na transição de um estágio larval para outro no nematoide Caenorhabditis elegans . Ele faz isso pela repressão da tradução do gene lin-14 envolvido nos programas de desenvolvimento larval (Adaptado de: https://www.sciencedirect.com/topics/biochemistry-genetics-and-molecular-biology/microrna)
Resp.: B
07) Em uma molécula de DNA, as bases de um filamento formam pares específicos com as bases do outro filamento. Este pareamento ocorre sempre A e T; C e G. Entre A e T formam-se 2 ligações de hidrogênio; entre C e G formam 3 ligações de hidrogênio.
Resp.: A
08) Indentificando as etapas:
1–> Refere-se à duplicação do DNA (ou replicação);
2 –> Refere-se à transcrição;
3 –> Refere-se à transcrição reversa (depende da enzima transcriptase reversa). Essa etapa ocorre em retrovírus, como o HIV.
4 –> Duplicação do RNA
5 –> Tradução da informação genética.
Resp.: B
09) Consideremos a sequência fornecida:
AUG UUU GUU CAA UGU AGU UAG
Na letra A fala em deleção de G no códon 3. A deleção corresponde à eliminação de uma base nitrogenada.
No caso acima, apagando a letra G do terceiro códon (GUU), o RNA mensageiro passa a ter a seguinte sequência de bases:
AUG UUU UUC AAU GUA GUU AG
Observe que não houve formação de nenhum códon de parada (UAG ou UAA, fornecidos no enunciado).
A letra B fala em substituição de C por U no códon 4.
AUG UUU GUU UAA UGU AGU UAG
Neste caso, formou um códon de parada no 4º códon à a proteína formada terá apenas 3 aminoácidos (codificados por AUG; UUU; GUU).
As demais opções sugerem alterações em códons posteriores ao 4º; dessa forma, ainda que ocorra formação de algum códon de parada, a proteína terá mais aminoácidos que a situação proposta em B.
Resp.: B
10) A sequência 3’ AGACATATA 5’ do DNA, caso não ocorra uma mutação, originará uma fita de RNA com a seguinte sequência:
5’ UCUGUAUAU 3’ . Na transcrição ocorre o pareamento seguido os padrões do DNA, porém, como no RNA não ocorre timina, em seu local coloca-se uma uracila.
Resp.: C
11) A base nitrogenada timina é exclusiva do DNA e ela se pareia com a adenina com estabelecimento de 2 ligações de hidrogênio.
Resp.: A
12) O produto imediato da transcrição é um RNA heterogêneo, constituído por éxons (regiões codificantes) e íntrons (regiões não codificantes). Ainda no interior do núcleo, por ação do spliceossomo, os íntrons são removidos e os éxons fundidos, formando o RNA funcional que, então, migra para o citoplasma.
Resp.: C
13) O novo coronavírus (Sars-Cov-2) é um vírus de RNA. Dessa forma, ao sequenciar esse material genético os pesquisadores determinaram a sequência de bases nitrogenadas (A, U, C, G) que integram as moléculas de RNA que compõem o RNA viral.
Resp.: B
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔