BiologiaVestibular

Questões comentadas sobre teorias evolutivas

01) (SL Mandic/2022 – Medicina) Leia o trecho abaixo, extraído e adaptado de um estudo científico publicado em 2019, para responder a questão.
Um tipo de traço sexual que pode estar envolvido na adaptação às mudanças climáticas é a coloração ornamental usada por muitos
machos para atrair fêmeas e intimidar os rivais. Machos de libélulas com mais melanina nas asas normalmente atraem mais fêmeas
e afastam machos rivais com mais eficiência. Como as cores escuras ou saturadas absorvem mais radiação solar, elas levam ao
superaquecimento corporal e, portanto, temperaturas elevadas favorecem animais com ornamentos menores ou menos saturados. O
alto grau de melanização pode aumentar a temperatura corporal em até 2°C, comprometendo a estrutura das asas e até mesmo
levando à morte. Contrariamente, nas fêmeas, que passam a maior parte do tempo forrageando em locais mais frescos, a melanização
das asas raramente causa superaquecimento.”
Moore MP, et al. Proc Natl Acad Sci U S A. 2021;118(28):e2101458118. Adaptado

O gráfico a seguir mostra o grau de melanização das asas de libélulas em função do aumento da temperatura do ambiente ao longo do tempo.

Qual das alternativas abaixo explica corretamente o fenômeno descrito no texto e observado no gráfico acima?
A) A evolução da coloração das asas de machos e fêmeas ocorre na mesma intensidade, uma vez que ambos estão expostos às mesmas pressões seletivas.
B) O aumento da temperatura ambiental afeta apenas a coloração das asas dos machos, pois as fêmeas não sofrem superaquecimento do corpo.
C) O aumento da temperatura global favorece machos com menos coloração ornamental nas asas, mas seleciona fêmeas com maior grau de melanização.
D) Machos com alto grau de melanização das asas são mais afetados pela pressão seletiva exercida pelas temperaturas elevadas do que as fêmeas.
E) O grau de melanina nas asas das fêmeas é um melhor indicador de aquecimento global do que a coloração das asas dos machos.

Publicidade

02) (FATEC/2015)  Diversas espécies de animais apresentam adaptações morfológicas as quais permitem que elas se camuflem no ambiente em que vivem, passando quase despercebidas por predadores. Os insetos conhecidos como bichos-pau são exemplos desse tipo de adaptação. Eles apresentam o corpo, as pernas e as antenas extremamente longos e finos, de modo que se confundem com gravetos quando ficam em repouso, apoiados em árvores ou arbustos, como ilustrado na imagem.

De acordo com a teoria mais aceita atualmente para compreender a evolução dos seres vivos, a adaptação morfológica citada teria surgido, ao longo das gerações, devido

Publicidade

A) ao esforço de cada indivíduo em passar despercebido por predadores e se tornar o mais semelhante possível aos gravetos.
B) à proximidade espacial entre os insetos e os gravetos, o que teria levado a uma modificação corporal nos indivíduos no decorrer de suas vidas.
C) ao acaso, sendo que os insetos que se tornaram mais semelhantes a gravetos, no decorrer de suas vidas, teriam passado essa característica a seus descendentes.
D) a uma troca de material genético entre os insetos e as plantas nas quais eles viviam, levando à manifestação de características das plantas no corpo do animal.
E) à seleção contínua dos indivíduos um pouco mais camuflados dentro das populações, os quais eram menos predados e deixavam mais descendentes.

03) (Albert Einstein/2017)  Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades. Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia.

Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular (…)

(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, ‘A MAIS RECENTE REDE SOCIAL’)

Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.

A) Superbactérias causadoras de doenças em seres humanos apresentam alterações em seu DNA, provocadas por antibióticos utilizados indiscriminadamente por nossa população.
B) Lactobacilos, utilizados em larga escala na indústria de alimentos como queijos e iogurtes, realizam o processo de glicólise, sendo capazes de produzir ácido lático.
C) Certas bactérias, juntamente com fungos, são, em um ecossistema, responsáveis pela decomposição de organismos mortos.
D) Bactérias nitrificantes, presentes no solo, são responsáveis pela produção de nitritos e nitratos; estes últimos são absorvidos pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados. Por outro lado, as cianobactérias realizam fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio para o ambiente.

04) (Unesp/2017-2) Na natureza, a grande maioria dos gafanhotos é verde.
No entanto, uma mutação genética incomum e pouco conhecida, chamada eritrismo, provoca alteração na produção de pigmentos, o que resulta em gafanhotos cor-de-rosa. Descobertos em 1887, esses gafanhotos raramente são encontrados.

Os gafanhotos cor-de-rosa são raros porque

A) a mutação reduz a variabilidade genética na população de gafanhotos, prejudicando a seleção natural de indivíduos cor-de-rosa.
B) concorrem por alimento com os gafanhotos verdes, que são mais eficientes por terem a mesma coloração das folhagens.
C) destacam-se visualmente e são facilmente encontrados e predados, enquanto os gafanhotos verdes se camuflam na natureza.
D) os gafanhotos verdes são mais numerosos na natureza e, portanto, se reproduzem e deixam muito mais descendentes.
E) são muito menos evoluídos que os gafanhotos verdes e por isso sobrevivem por pouco tempo na natureza.

05) (FUVEST/2015) Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por
A) seleção natural.
B) mutação.
C) recombinação genética.
D) adaptação.
E) isolamento geográfico.

06) (Enem/2017) Hospitais de diferentes regiões do país registram casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenamase (KPC), que apresenta resistência à maioria dos medicamentos. Acredita-se que o uso inadequado de antibióticos tenha levado à seleção dessas formas mais resistentes.

De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por

A) aumento da especiação
B) crescimento populacional
C) variações no material gênico
D) ampliação da irradiação adaptativa
E) potencialização da convergência evolutiva.

07) (Campo Real/2022-2)  Organismos vivos, como bactérias, passam por mutações de acordo com o processo evolutivo. O objetivo das mutações é garantir a propagação da espécie. Por exemplo, uma bactéria pode sofrer uma mutação que aumente sua capacidade infecciosa ou de transmissão. Isso se dá porque elas podem, por exemplo, escapar dos anticorpos já presentes na população da espécie que elas infectam. O ritmo de mutação pode ser influenciado por vários fatores, como o momento em que a bactéria está na espécie que infectou.

O texto traz algumas incorreções sobre o processo evolutivo por seleção natural. Uma dessas incorreções é afirmar que:

A) uma mutação pode aumentar a capacidade de transmissão.
B) mutações têm por objetivo garantir a propagação da espécie.
C) o ritmo de evolução da bactéria varia em função de diferentes condições.
D) linhagens de bactérias surgem de mutações que acontecem ao longo do tempo.
E) a capacidade de transmissão está relacionada com o escape de anticorpos já presentes em uma população.

08) (Fema/2018-2) Numa dada floresta, uma população expressiva de besouros alimenta-se preferencialmente de sementes de tamanho médio, já que as de tamanho pequeno e grande normalmente são rejeitadas.
Considerando esse contexto, ao longo de várias gerações, as plantas favorecidas, em termos evolutivos, serão as produtoras de sementes de tamanho
A) médio, através da seleção artificial.
B) médio, através da seleção estabilizadora.
C) médio, através da deriva gênica.
D) grande e pequeno, através da seleção disruptiva.
E) grande e pequeno, através da seleção direcional.

09) (UVV/2020) A  ideia de que as espécies eram fixas e imutáveis foram defendidas pelos filósofos gregos. Os chamados fixistas propunham que as espécies vivas já existiam desde a origem do Planeta e a extinção de muitas delas deveu-se a eventos especiais como catástrofes, que teriam exterminados grupos inteiros de seres vivos. A partir do século XIX, alguns pensadores passaram a admitir a ideia da substituição gradual das espécies por outras, por meio de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Surgiu, então, a ideia do transformismo, que considera que, na medida em que muda o meio, muda-se a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança sobrevivem, e essa ideia deu origem ao evolucionismo.

Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra (Adaptado).

Com relação às ideias evolucionistas, assinale a afirmativa correta:
A) A evolução biológica é a adaptação das espécies a ambientes estáveis e relativamente invariáveis.
B) A adaptação sempre implicará aperfeiçoamento, levando ao aumento da complexidade biológica.
C) A seleção natural não considera a existência de uma variabilidade entre os organismos da mesma espécie.
D) A teoria da evolução de Darwin considera as mudanças sofridas pelas espécies como resultante do acúmulo lento e gradual de pequenas modificações.
E) A lei do uso e do desuso, postulada por Lamark, considerou que o uso de um certo órgão com mais frequência o levaria ao desgaste, à atrofia e, consequentemente, ao desaparecimento.

10) (FADEP/2019) Leia o texto a seguir.
Teoria em movimento
Pesquisas que conduzem o olhar para além do gene sugerem novos contornos para o entendimento de como espécies
se diversificam.
O naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882) não sabia o que era gene quando descreveu a evolução por meio da seleção natural, em 1859, no livro A origem das espécies. Mas entendia que características eram transmitidas entre gerações e fez sugestões até hoje estudadas e aos poucos explicadas. Só em 1953 a estrutura da molécula de DNA viria a ser descoberta, com sua capacidade de transmissão hereditária, e tornou-se protagonista desse processo de mudança, diversificação e adaptação das espécies… Algumas sugestões – polêmicas – defendem que o DNA não é modificado apenas por mutações aleatórias e que não só a informação contida na sua sequência é transmitida aos
descendentes. Nos últimos anos, a visão batizada como síntese evolutiva estendida (EES) vem organizando uma proposta que não refuta o conhecimento vigente, mas amplia o que ele abarca e, em certos casos, admite vias de mão dupla onde tradicionalmente se considera uma determinação unidirecional. De acordo com essa visão, o desenvolvimento de um organismo ao longo da vida tem uma importância em sua construção que transcende o que estava programado geneticamente… Um fenômeno que ganha relevância é a epigenética, que altera a produção de RNA ou proteínas pelos genes ao modular sua atividade ao longo da vida do organismo, sem que a sequência do DNA mude.
É um funcionamento dinâmico de regulação que depende de uma rede de moléculas afinada ao longo da evolução, sob controle genético.
REVISTA FAPESP. Disponível em:< http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/09/18/teoria-em-movimento/>. Acesso 13 de ou. 2018.

O Novo olhar da evolução, se comparado à visão tradicional ou síntese moderna da evolução, diverge desta, pois

A) considera os genes como os únicos sistemas de hereditariedade.
B) afirma que as variações genéticas são aleatórias e as mutações não sofrem direcionamento.
C) entende que os processos evolutivos adicionais, incluindo efeitos de desenvolvimento e herança ecológica, não podem explicar padrões de macroevolução.
D) afirma que as restrições de desenvolvimento e construção de nicho não permitem que organismos moldem o ambiente e sejam moldados por ele.
E) afirma que a hereditariedade também inclui herança epigenética e que os caracteres adquiridos contribuem para o potencial evolutivo dos organismos.

11) (Enem/2022)  Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:

Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.
Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.
Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão.
Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.

Os padrões descritos evidenciam que
A) as fêmeas influenciam o comportamento dos machos.
B) o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento.
C) o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo.
D) o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes.
E) o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.

12) (Fuvest/2023) A figura representa três momentos sucessivos da população adulta de uma determinada espécie de peixe em uma região na qual há atividade pesqueira. O momento I representa a composição da população adulta antes da pesca. No momento II, observam-se os sobreviventes adultos logo após a pesca. O momento III representa os indivíduos adultos após alguns ciclos de reprodução.

Baseado na figura, é correto afirmar que

A) o impacto causado pela atividade de pesca alterou a produtividade primária do local, o que resultou em uma população de peixes menores ao longo do tempo.
B) a população não conseguiu recuperar sua abundância de indivíduos após a atividade de pesca, o que a levará ao colapso a médio e longo prazos.
C) os indivíduos maiores não conseguem se reproduzir depois da pesca devido ao estresse fisiológico causado por essa atividade.
D) essa atividade de pesca é sustentável a longo prazo e não causa impacto à população de peixes daquele local.
E) a pesca priorizou os peixes maiores, causando uma seleção artificial que resultou em uma população de peixes menores ao longo do tempo.

RESOLUÇÃO:
01) Analisando o enunciado e o gráfico, conclui-se que a temperatura apresenta uma maior influência na pigmentação das asas dos machos que das fêmeas. E, de acordo com o texto, os machos com maior pigmentação das asas são mais afetados pelo aumento da temperatura que as fêmeas.
Resp.: D

02) Os indivíduos com maior semelhança ao meio (mais camuflados) foram naturalmente selecionados ao longo do tempo, deixando descenentes também portadores das mesmas características.
Resp.: E

03) Atenção ao enunciado: a questão pede o item INCORRETO! A letra A está incorreta.
O uso indiscriminado de antibióticos não induz as bactérias a tornarem-se resistentes (ideia lamarquista). Na realidade, o antibiótico atua como agente selecionador. As bactérias sensíveis morrem, enquanto as resistentes são naturalmente selecionadas.
Resp.: A

04) Os gafanhotos cor-de-rosa são raros uma vez que ficam destacados no meio, tornando-os mais vulneráveis à predação.
Resp.: C

05) A mutação gênica é a fonte primária de variabilidade genética, isto é, somente por meio de mutações é que um novo alelo surge na população.
Resp.: B

06) As superbactérias surgem, naturalmente, devido a alterações no material genético (mutações).
Resp.: C

07) Mais uma questão que pede o item incorreto.
As mutações são eventos aleatórios, casuais, e não ocorrem para aprimorar o indivíduo em seu meio.
Se a nova característica melhorar o valor adaptativo do indivíduo, ela será selecionada. E, assim, por ação da seleção sobre a diversidade fenotípica, ocorre a evolução.
Resp.: B

08) Com a maior predação das sementes de tamanho médio, as sementes pequenas e grandes acabam ficando em maior frequência. Observe que, neste caso, os fenótipos extremos são favorecidos, o que caracteriza a seleção disruptiva.
Resp.: D

09) De acordo com a teoria da evolução proposta por Charles Darwin, em uma população há diferenças entre os indivíduos e o meio ambiente atua sobre essa diversidade fenotípica, de modo que os indivíduos portadores das características mais favoráveis são selecionados. Dessa forma, a ação contínua do meio sobre essas variações proporciona a evolução das espécies.
Resp.: D

10) A resolução exige uma leitura do texto e conhecimentos básicos sobre teoria moderna da evolução.
No trecho “Nos últimos anos, a visão batizada como síntese evolutiva estendida (EES) vem organizando uma proposta que não refuta o conhecimento vigente, mas amplia o que ele abarca e, em certos casos, admite vias de mão dupla onde tradicionalmente se considera uma determinação unidirecional. De acordo com essa visão, o desenvolvimento de um organismo ao longo da vida tem uma importância em sua construção que transcende o que estava programado geneticamente” fica claro que a síntese evolutiva estendida (EES) considera que características adquiridas ao longo da vida contribuem para o potencial evolutivo dos organismos, além da herança epigenética, como aparece no trecho “Um fenômeno que ganha relevância é a epigenética, que altera a produção de RNA ou proteínas pelos genes ao modular sua atividade ao longo da vida do organismo, sem que a sequência do DNA mude”.
Resp.: E

11) O enunciado deixa claro que diferentes espécies de anuros usam diferentes estratégias reprodutivas.
Resp.: D

12) A questão mostra um exemplo típico de seleção arficial; devido à ação antrópica (do homem) ocorre redução do tamanho dos peixes adultos de certa espécie ao longo do tempo, em decorrência da pesca dos peixes maiores.
Resp.: E

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *