Questões comentadas sobre Fungos
01) (Emescam/2022-2) Identificadas espécies causadoras de micose sistêmica em Ribeirão Preto
De nome estranho e pouco comum em populações urbanas, a paracoccidioidomicose – também conhecida como blastomicose sul-americana ou paracoco – pode provocar sequelas crônicas e até a morte dos contaminados. A infecção é causada por um microrganismo, geralmente aspirado do solo em atividades rurais, local onde retira seu alimento de compostos orgânicos. Tem cura, mas o diagnóstico laboratorial (exame de sangue) ainda é pouco abrangente. Situação que a ciência promete mudar conhecendo a distribuição geográfica das espécies do Paracoccidioides pelo país e aperfeiçoando os testes.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/identificadas-especies-causadoras-de-micose-sistemica-em-ribeirao-preto-e-regiao/. Acesso em: 19 fev. 2022 (adaptado).
Para conhecer a distribuição geográfica do microrganismo causador da doença em questão, é necessário conhecer suas características, as quais compreendem
A) o grupo dos fungos, porque são organismos autotróficos, procariontes e muitas espécies são encontradas no solo.
B) o grupo dos fungos, porque são organismos heterotróficos, eucariontes e algumas espécies podem causar doenças.
C) o grupo dos protozoários, porque são heterotróficos, procariontes e algumas espécies podem causar micose.
D) o grupo dos protozoários, porque são autotróficos, eucariontes e muitas espécies retiram matéria orgânica do solo.
02) (UVV/2020) A maioria das pessoas não considera a possibilidade de comer algum alimento mofado, embolorado ou com fungos. No entanto, certos alimentos, como alguns queijos especiais, apresentam tais elementos e são considerados iguarias da culinária. O bolor, que cresce no pão, por exemplo, representa apenas a parte visível do “corpo” de um fungo, componente de um grupo, atualmente, muito numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies distribuídas em, praticamente, todos os tipos de ambientes. Os fungos mais conhecidos são os formadores de bolores, mofos, cogumelos, orelhas-de-pau e a levedura (Saccharomyces cerevisiae), usada como fermento biológico.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra. (Adaptado).
Com relação às características biológicas dos fungos, assinale a afirmativa correta:
A) Inicialmente, parece que todo fungo é macroscópico, no entanto, existem fungos microscópicos e unicelulares.
B) A principal atividade dos fungos é a produção de moléculas orgânicas e, junto com as bactérias, são importantes agentes de reciclagem de nutrientes na biosfera.
C) Todo fungo é autótrofo e precisa retirar do local em que está o micélio as substâncias de que precisa para viver. Eles se alimentam por absorção da matéria orgânica por eles decomposta.
D) Os fungos unicelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é formado por dois componentes: o corpo de frutificação e o micélio.
E) As hifas são constituídas por uma trama de filamentos, em que cada filamento é chamado de micélio. Elas podem apresentar diferentes tipos de organização (exemplo: hifas cenocíticas e hifas septadas).
03) (Fuvest/2018) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de
nutrientes.
E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.
04) (UDESC/2014) Analise as proposições em relação aos fungos.
I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
05) (UFRR) O fermento biológico, o mofo que ataca os alimentos e os cogumelos comestíveis são organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a este grupo de organismos indique as proposições verdadeiras:
I . todos são clorofilados;
II . nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas para o substrato, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo;
III . são eucariontes, unicelulares ou multicelulares;
IV . são utilizados na produção industrial de iogurtes;
V . possuem glicogênio como reserva nutritiva;
VI . alguns são utilizados para produção de antibióticos.
A) I, III, VI e V
B) II, III, V e VI
C) II, III e IV
D) II e V
E) I e IV
06) (PUC-Campinas/2017-2) Os fungos já foram considerados vegetais e, de fato, ambos apresentam algumas características em comum. No entanto, apenas fungos apresentam
A) células com complexo golgiense.
B) formação de ATP na cadeia respiratória.
C) membrana celular lipoproteica.
D) via glicolítica no citoplasma celular.
E) glicogênio como reserva energética.
07) (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:
Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:
A) Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.
08) (FATEC/2014) Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(https://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)
Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de
A) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes.
B) calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necessário para o desencadeamento de reações químicas, visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes.
C) luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes.
D) matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos.
E) gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos
09) (Colégio Naval / 2017) Diversas doenças que acometem os seres humanos são causadas por microrganismos. Duas doenças muito comuns são o tétano e a candidíase oral, que são causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por cortes na pele com objetos contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de “Sapinho”, é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, que é encontrado na nossa flora microbiana. No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a população de fungos aumenta causando infecções na boca.
Sendo assim, assinale a opção que apresenta, respectivamente, características de bactérias e fungos.
A) Unicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, eucarionte com parede de quitina.
B) Multicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, procarionte com parede de celulose.
C) Unicelular, eucarionte com membrana plasmática / unicelular, eucarionte com parede de celulose.
D) Multicelular, eucarionte com parede de amido / unicelular, procarionte com parede de quitina.
E) Multicelular, procarionte com membrana plasmática / unicelular, procarionte com parede de celulose.
10) (UFU) Orelha-de-pau ( Polyporus ) é um basidiomiceto, facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?
A) Basidiocarpo.
B) Hifas cenocíticas.
C) Micélio.
D) Himênio.
11) (Famerp/2020) Um cogumelo apresenta os micélios aderidos ao solo. Um feijoeiro apresenta raízes que crescem entre os sedimentos do solo. Os micélios e as raízes presentes nesses organismos
A) possuem células em constantes meioses.
B) apresentam tecidos vasculares.
C) reservam glicogênio.
D) possuem parede celulósica.
E) absorvem água e sais minerais.
12) (UEA/2014) Uma empresa americana afirma ter desenvolvido uma espécie de pão à prova de mofo, que mantém o pão intacto por 60 dias. De acordo com os criadores, o alimento é submetido a um micro-ondas especial, que mata os fungos que deixam o pão mofado.
(www.perfecta.com.br)
Para que colônias de fungos não se desenvolvam sobre o pão durante o período citado na notícia, o micro-ondas
A) elimina grande parte dos esporos presentes no ar, e que entraram em contato com o pão antes do procedimento desenvolvido.
B) evapora praticamente toda água do pão, tornando o alimento desidratado e sem condições para a proliferação dos fungos.
C) destrói a parede celulósica do fungo, impedindo suas células de formarem tecidos fibrosos sobre o alimento.
D) altera a composição alimentar do pão, tornando suas moléculas impróprias para a proliferação dos fungos.
E) mata as leveduras utilizadas na fermentação para o crescimento da massa, interrompendo o processo de decomposição.
13) (Unesp/2016) O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos.
Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas:
1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos, tendo baixo valor nutricional.
Sobre essas assertivas, é correto dizer que
A) ambas estão corretas, e a segunda assertiva não é consequência da primeira, uma vez que a fotossíntese não é condição para a síntese de proteínas.
B) ambas estão erradas, pois os fungos são organismos autótrofos que sintetizam seu próprio alimento, são ricos em carboidratos e proteínas e têm grande valor nutricional.
C) a primeira está errada e a segunda está correta, pois, embora sejam fungos e não realizem fotossíntese, os cogumelos são autótrofos e sintetizam seu próprio alimento.
D) ambas estão corretas, e a segunda delas é consequência da primeira, uma vez que organismos que não fazem fotossíntese não sintetizam proteínas e carboidratos.
E) a primeira está correta e a segunda está errada, uma vez que, embora não realizem fotossíntese, os fungos sintetizam proteínas e carboidratos.
14) (UEA/2017) As leveduras são seres que
A) não possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese.
B) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam respiração celular.
C) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam respiração celular.
D) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese.
E) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam fotossíntese.
15) (UPF/2021) Assinale a afirmativa incorreta referente às micorrizas.
A) Quando ocorrem em plantas leguminosas, são responsáveis pela fixação biológica do nitrogênio.
B) São associações mutualísticas entre hifas de certos fungos com raízes de plantas.
C) Aumentam a capacidade da planta absorver água e nutrientes minerais essenciais.
D) Ocorrem na maioria das plantas vasculares, sejam elas silvestres ou cultivadas.
E) Podem formar uma rede de hifas compartilhadas, proporcionando uma via de transferência de água e nutrientes minerais de uma planta para outra.
16) (UniCeub/2021) Um fungo parasita de vegetais da espécie Armillaria ostoyae, encontrado no estado de Oregon, nos EUA, é considerado o maior ser vivo da Terra. A estimativa de sua idade, baseada nas taxas de seu crescimento em função da área que ocupa, é de cerca de 2 400 anos. Esse fungo é caracterizado por hifas subterrâneas que, em determinados locais, geram corpos de frutificação (cogumelos).
As hifas desses fungos são fundamentais na
A) liberação de enzimas que realizam a digestão extracorpórea.
B) absorção de sais inorgânicos utilizados na produção de amido.
C) formação do micélio, conjunto de raízes do vegetal descrito.
D) digestão intracelular de proteínas, carboidratos e lipídios absorvidos do meio.
E) síntese de celulose resultante dos processos de fotossíntese e quimiossíntese.
Gabarito das Questões sobre Fungos
01) Os fungos são organismos heterótrofos (por absorção), podendo ser unicelulares (ex.: leveduras) ou pluricelulares.
Muitos deles podem causar doenças ao homem (ex.: candidíase), a diversos animais e a vegetais.
Resp.: B
02)
A) Verdadeira.
B) Falsa. Os fungos são organismos heterótrofos (a produção de matéria orgânica é característica de seres autotróficos).
C) Falsa. Os fungos são heterotróficos.
D) Falsa. O micélio é um conjunto de filamentos (hifas); não ocorre em fungos unicelulares.
E) Falsa. Cada filamento é uma hifa; ao conjunto de hifas dá-se o nome de micélio.
Resp.: A
03) Os fungos são organismos heterótrofos (conseguem alimento por absorção), com digestão extracorpórea e célula com parede celular à base de quitina. Muitas espécies associam-se mutualisticamente com raízes de plantas, formando as micorrizas.
Resp.: D
04) I. Verdadeira.
II. Falso. Os deuteromicetos são fungos cuja fase sexuada ainda não é conhecida.
III. Verdaeira.
IV. Falsa. Todos os fungos são heterotróficos.
Resp.: A
05) I. Falso; os fungos são aclorofilados.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira.
IV. Falsa. Na produção industrial de iogurtes usam-se bactérias.
V. Verdadeira.
VI. Verdadeira.
Resp.: B
06) Enquanto as plantas têm o amido como principal substância de reserva, os fungos apresentam glicogênio como substância de reserva.
Resp.: E
07) No fungo esquematizado na figura, I representa o micélio reprodutivo, enquanto II mostra hifas (que são septadas – ou apocíticas – e dicarióticas, isto é, com dois núcleos). III representa o micélio vegetativo. Cada filamento que constitui o corpo de um fungo multicelular recebe o nome de hifa (que pode ser septada ou não septada); ao conjunto de hifas damos o nome de micélio. Opções B, C e D corretas.
Resp.: A
08) Para o desenvolvimento de fungos é imprescindível a existência de matéria orgânica no meio, que lhes servirão como fonte de matéria e energia, uma vez que são heterótrofos.
Resp.: D
09) As bactérias são seres unicelulares, procariontes e parede celular à base de peptideoglicano. Os fungos são unicelulares ou multicelulares, eucariontes, com parede celular à base de quitina.
Resp.: A
10) Os corpos de frutificação são estruturas complexas formadas por hifas (nome dado a cada filamento de um fungo) férteis que, em conjunto, formam o micélio reprodutivo. É neste local que serão produzidos os esporos sexuados do fungo; no caso dos basidiomicetos, esses esporos são os basidiósporos.
Resp.: C
11) Tanto o micélio que está aderido ao solo (micélio vegetativo) quanto as raízes do feijoeiro desempenham a função de absorção de nutrientes e de água.
Resp.: E
12) O mofo que aparece no pão é decorrente da germinação de esporos que entraram em contato com o pão após o seu assamento no forno. Dessa forma, para que o pão não fique mofado e mantenha suas características, a máquina deverá eliminar tais esporos.
Resp.: A
13) Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos (não sintetizam seu próprio alimento) e apresentam digestão extracorpórea. Do ponto de vista nutricional, são excelentes fontes de diversas vitaminas (principalmente do complexo B) e de proteínas.
Resp.: E
14) As leveduras são fungos unicelulares (atualmente incluídas no grupo dos ascomicetos). Como todos os fungos, são eucariontes e heterotróficos.
Resp.: D
15) A fixação biológica do nitrogênio em raízes de leguminosas é feita por bactérias do gênero Rhizobium; as micorrizas são associações de raízes de plantas e fungos.
Resp.: A
16) Os fungos são organismos heterotróficos, isto é, que não conseguem sintetizar matéria orgânica. A nutrição desses organismos ocorre pela absorção de nutrientes do meio, obtidos a partir da digestão (extracorpórea) realizada por enzimas liberadas pelas hifas.
Resp.: A
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.