Biologia

Questões sobre Bioquímica Celular

01) (PISM – UFJF) Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:
A) adesão.
B) calor específico.
C) tensão superficial.
D) calor de vaporização.
E) capilaridade.

02)(FMJ/2014)  Fundamentais para regular o metabolismo celular, as enzimas são sintetizadas a partir da ação dos genes. É correto afirmar que as enzimas
A) sofrem desnaturação em temperatura elevada, fenômeno que resulta em moléculas mais eficazes na sua atividade de reação.
B) são inespecíficas aos substratos, nos quais reagem em sítios de ligação e, após a reação, os produtos são liberados para uso da célula.
C) aumentam a energia de ativação necessária para a ocorrência de uma reação química, facilitando a obtenção de substâncias úteis à célula.
D) aumentam a velocidade das reações químicas sem a necessidade de elevar a temperatura porque diminuem a energia de ativação.
E) têm atividade controlada pela temperatura do meio, independentemente das concentrações de substrato e do pH existentes.

03) (UFV) Abaixo estão esquematizadas as fórmulas (I, II e III) de três biomoléculas.
Com relação a essas moléculas e o papel que desempenham como constituintes no metabolismo celular, assinale a afirmativa que apresenta dois conceitos INCORRETOS:

Publicidade

A) I representa uma glicose e II forma a estrutura das proteínas.
B) II é um aminoácido e III participa da cadeia da hemoglobina.
C) III atua como um polímero e II são anéis da cadeia do amido.
D) I e III participam de glicoproteínas e II da molécula de DNA.

04)  (Enem)  Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância
A)  que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo.
B)  inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células.
C)  que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo.
D)  insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo.
E) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.

Publicidade

05) (UFV) Recentemente a engenharia genética possibilitou a transferência de genes da rota de biossíntese da provitamina A para o genoma do arroz  (“Golden   Rice”). De acordo com os autores do projeto, o consumo desse tipo de arroz poderia amenizar os problemas de carência dessa vitamina em populações de países desenvolvidos. Em relação à provitamina A, é incorreto afirmar que
A) está associada ao beta-caroteno.
B) sua deficiência está associada à xeroftalmia.
C) pode ser encontrada como provitamina na cenoura e abóbora.
D) sua deficiência está normalmente associada ao escorbuto.
E) não é biossintetizada pelo organismo humano.

06)(Faminas/2013) Os sais minerais podem ocorrer dissolvidos em água, sendo dissociados em íons, que são fundamentais ao metabolismo celular. O íon que apresenta como principais funções a participação da formação e a manutenção da estrutura de ossos e dentes, além da coagulação sanguínea e da participação no processo de transmissão dos impulsos nervosos, batimentos cardíacos e regulamentação da contração muscular, é conhecido como
A) flúor
B) sódio
C) cálcio
D) potássio

07) (UCPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que:
I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.
II. importantes componentes de todas as membranas celulares.
III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas
IV. servem como fonte primária de energia.
V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos.
A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
A) I, IV e V
B) I e III
C) II e IV
D) II e V
E) I e II

08) (Unimontes) Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos. A figura a seguir ilustra a importância de nutrientes no organismo humano. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que MELHOR representa uma resposta para a pergunta indicada na figura.
A) Sucos de frutas cítricas.
B) Massas.
C) Mel de abelha.
D) Leite.

09) (UEFS) As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular.
Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico e reaproveitadas pelo organismo.
A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é correto afirmar:
A) A ação enzimática aumenta a concentração de nutrientes no organismo.
B) A alimentação proteica variada supre o organismo de α-aminoácidos essenciais.
C) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas.
D) As enzimas são incorporadas aos produtos finais da degradação de proteínas no organismo.
E) As enzimas aumentam a energia de ativação e a velocidade de degradação de proteínas no organismo dos mamíferos.

10) (UFSC/2020) Sobre os compostos orgânicos presentes nos seres vivos, é correto afirmar que:
01. o HDL (do inglês High Density Lipoprotein, “lipoproteína de alta densidade”), conhecido como o colesterol ruim, pode dar início a alguns problemas de saúde, como as placas de gordura, que podem obstruir artérias e levar ao infarto.
02. a hemoglobina, pigmento respiratório encontrado nas hemácias humanas, é uma proteína conjugada que contém ferro.
04. a glicose, a frutose, a maltose e a sacarose são classificadas como carboidratos monossacarídeos; tais compostos participam da produção de energia nas células dos seres vivos.
08. os cerídeos são exemplos de compostos lipídicos encontrados somente em animais, como a cera de abelha, a lanolina obtida da lã de carneiro e ceras que impermeabilizam as penas de aves aquáticas.
16. as vitaminas estão envolvidas nos processos metabólicos do organismo e são classificadas de acordo com o solvente; pode-se citar as vitaminas do complexo B e a vitamina C como hidrossolúveis e as vitaminas A, D, E e K como lipossolúveis.
32. o colesterol pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de hormônios esteroides tanto nas células procarióticas como nas eucarióticas.

11) (Unipac) Em nossa dieta, a ingestão de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser uma preocupação constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais e vitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares dependentes desses nutrientes. Relacione-as.
COLUNA 1
1. Ferro
2. Enxofre
3. Iodo
4. Vitamina D
5. Vitamina B3
6. Vitamina K

COLUNA 2
(  ) Auxilia a absorção de sais de cálcio no intestino.
(  ) Entra na composição da hemoglobina, importante no transporte do gás O2.
(  ) Integrante da composição de certos aminoácidos como a metionina e a cisteína.
(  ) Integrante de coenzimas relacionadas à respiração celular e auxilia na manutenção do tônus muscular.
(  ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
(  ) Integrante do hormônio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular.

A sequência correta de cima para baixo é:
A) 4 1 5 2 6 3
B) 5 6 1 2 4 3
C) 6 3 1 5 2 4
D) 4 1 2 5 6 3
E) 5 2 1 4 3 6

12) (UFCSPA) Proteínas são moléculas grandes com muitas funções metabólicas e estruturais. Associe os diferentes tipos de proteínas (coluna da esquerda) às respectivas funções nos organismos (coluna da direita).

1. Actina
2. Hemoglobina
3. Amilase
4. Glucagon
(  ) Proteína catalisadora
(  ) Proteína reguladora
(  ) Proteína estrutural
(  ) Proteína transportadora

A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
A) 1 – 4 – 2 – 3
B) 3 – 2 – 4 – 1
C) 3 – 4 – 1 – 2
D) 4 – 2 – 1 – 3
E) 4 – 3 – 2 – 1

13)  (PISM – UFJF) Leia os textos abaixo e complete as informações pedidas.
TEXTO I
Após passar muito tempo sem se preocupar com sua saúde, o Sr. José resolveu ir ao médico e fazer uns exames de rotina. Em conversa com o médico, relatou seus hábitos alimentares, ressaltando a preferência por frituras e carnes gordurosas. O médico ficou alarmado ante as preferências alimentares de seu paciente, principalmente depois de ter analisado o resultado do seu exame de sangue e constatado um nível de colesterol muito alto. Recomendou-lhe, então, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras.
Analise a dieta recomendada pelo médico, apresentando argumentos que a justifiquem.

TEXTO II
Depois de orientar o Sr. José quanto à alimentação, o médico explicou-lhe que uma dieta rica em gordura saturada e colesterol é um dos fatores que pode contribuir para o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Com isso, as artérias vão ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue para os órgãos do corpo. Além disso, aumenta a probabilidade de formação de coágulos, os quais podem obstruir artérias importantes, como as que alimentam o coração. Nesse caso, porções maiores ou menores do músculo cardíaco podem parar: é o infarto do miocárdio, que pode provocar a morte.
Apesar dos malefícios causados por sua alta concentração, é correto afirmar que o colesterol não é importante para o funcionamento do organismo?
Justifique sua resposta.

14) (UFOP) As questões abaixo se referem a alguns dos componentes químicos dos seres vivos.
a) Mantendo-se constante a concentração de uma enzima, o efeito da temperatura sobre a velocidade de reação pode ser representado pelo gráfico abaixo:

A partir de uma determinada temperatura ocorre o fenômeno conhecido como “desnaturação”. Explique esse fato com base na estrutura das enzimas.

b) Considere a frase: “A clara de ovo é rica em proteínas, portanto, tendo em vista seu valor nutricional, seria melhor ingeri-la crua”. Indique se ela é verdadeira ou falsa e justifique sua escolha.

c) Considere os grupos de lipídeos: triglicerídeos, fosfolipídeos e ceras.
1) Qual desses é um importante componente das membranas plasmáticas?

2) Qual característica estrutural do componente citado em 1 distingue-o dos demais e é essencial para a estrutura das membranas?

15)  (UFES) Sir Richard Francis Burton, famoso explorador inglês, em 1869 publicou um livro sobre suas viagens pelo Brasil.  No rio Salgado, que deságua na margem direita do rio São Francisco, ele observou a presença de coqueiros, Cocos nucifera.  “Essas árvores existem em abundância na costa, do Rio de Janeiro ao Pará. Normalmente não frutificam nas regiões interioranas.  Ali [no rio Salgado], a distância ao Atlântico era de 350 milhas em linha reta, e encontramos o coqueiro crescendo […]. [O rio Salgado]  tem águas salinas ou salitrosas.  O coco-da-baía é encontrado em muitos lugares onde o terreno, possivelmente um antigo leito do mar, compensa a falta do ar da atmosfera marítima.” Mais adiante, Burton relata que “as águas são estomacais […] e capazes de curar ou diminuir o bócio”.
(BURTON, Richard. Viagem de Canoa de Sabará ao Oceano Atlântico. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1977, p. 205-217)
Responda:
a) O que é o bócio?
b) Qual é a característica principal e o mecanismo de ação dessa doença?
c) Possivelmente que substância estava presente nas águas dessa região do São Francisco que ajuda na cura do bócio?
d) Do ponto de vista ecológico, como explicar por que a distribuição do coco-da-baía no interior está restrita a antigos leitos de mares?

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES:

01) A propriedade da água que permite que alguns animais consigam andar sobre ela é a sua elevada tensão superficial.
Resp.: C

02) As enzimas são moléculas proteicas (quase sempre de natureza proteica) que atuam reduzindo a energia de ativação e, dessa forma, aumentam a velocidade das reações metabólicas.
Resp.: D

03) A molécula I não é uma glicose (falta um grupo OH e há um grupo CH3  na estrutura, que não ocorre na glicose) ;  a molécula II é uma base nitrogenada (adenina) e a estrutura III indica um aminoácido (monômero das proteínas).
Dessa forma, a opção C mostra 2 itens incorretos (III é um monômero e II é integrante dos ácidos nucleicos e do ATP) e  também a opção A aparece com dois erros.
A questão foi anulada pela UFV.
Resposta:  A/C.

04) A molécula de glicose é a principal fonte de energia utilizada pelas células.
Resp.: A

05) O escorbuto é decorrente da carência de vitamina C.
Resp.: D

06) Dentre os minerais citados, o cálcio atende a todos os quesitos.
O flúor não participa, por exemplo, do processo de coagulação sanguínea e nem da transmissão de impulsos nervosos;
O sódio não participa da manutenção de ossos e dentes, nem do processo de coagulação sanguínea;
O fósforo não participa do processo de transmissão dos impulsos nervosos.
Resp.: B

07) I e II estão corretas.
III: Os lipídios não participam do processo de síntese de proteínas.
IV: A fonte primária de energia para a célula é a glicose.
V: A celulose é um polissacarídeo.
Resp.: E

08) As proteínas são encontradas em maior quantidade nos alimentos de origem animal. Portanto, leite seria a melhor resposta.
Resp.: D

09) As proteínas são macromoléculas constituídas por aminoácidos. Assim, ao serem digeridas, os aminoácidos serão liberados e absorvidos pelo organismo.
Resp.: B

10) Apenas os itens 02 e 16 estão corretos. Soma = 18
01. O HDL é conhecido como BOM colesterol; ele capta o excesso de colesterol presente no sangue, carreando-o ao fígado, para que possa ser metabolizado e/ou excretado (bile).
04. Maltose e sacarose não são monossacarídeos.
08. Os cerídeos também são encontrados em vegetais (em superfícies de folhas e frutos, por exempl0), com importante papel na impermeabilização (evitam perda excessiva de água).
32. O colesterol não é encontrado em células procariotas; ele é usado para síntese de esteroides em animais.

11) O ferro é integrante da molécula de hemoglobina;
O enxofre é integrante de certos aminoácidos;
O iodo é integrante dos hormônios da tireoide;
A vitamina D estimula a absorção de cálcio no intestino;
A vitamina B3 é integrante de coenzimas, relacionadas ao processo de respiração celular;
A vitamina K é indispensável ao processo de coagulação sanguínea.
Resp.: D

12) A actina (juntamente com a miosina) participa do processo de contração muscular (papel estrutural);
A hemoglobina é uma proteína transportadora (transporte de O2)
A amilase é uma proteína com função catalítica (enzimática);
O glucagom é um polipeptídeo que atua com função hormonal (aumenta a taxa de glicose na corrente sanguínea).
Resp.: C

13)
Texto I: A recomendação médica é correta, uma vez que os vegetais não produzem colesterol e, assim, contribuem para a manutenção do nível normal desse composto no organismo. Por outro lado, a ingestão exagerada de alimentos gordurosos provoca a alta do colesterol circulante porque o fígado, órgão responsável pela destruição do colesterol em excesso, perde esta capacidade quando a ingestão é muito grande.
Texto II: Não, pois, o colesterol é um importante componente da estrutura das  membranas celulares, além de ser o precursor de hormônios esteroides  (hormônios sexuais).  Pode-se, ainda, citar a importância do colesterol na formação da vitamina D3 e dos sais biliares, que atuam, respectivamente, na absorção de cálcio e de ácidos graxos no intestino.

14)
A) A desnaturação corresponde a alterações na estrutura secundária e terciária das enzimas, com o conseqüente comprometimento de sua função biológica.
B) A afirmativa é falsa, pois, crua ou cozida, a clara apresentará os mesmos componentes – os aminoácidos – que serão absorvidos pelo organismo.
C)
1. Os fosfolipídeos.
2. A ocorrência de uma região hidrofóbica (cauda) e de uma região hidrofílica (cabeça), o que faz com que essas moléculas se organizem em dupla camada, quando em total contato com a água.

15)
a) Doença causada pela falta de iodo na dieta.
b) A glândula tireoide aumenta de tamanho, formando o papo característico. O hormônio da tireoide não é produzido, e o quadro se assemelha ao do hipotireoidismo (movimentos lentos, intolerância ao frio, obesidade…)
c) Iodo.
d) Provavelmente, sais de iodo são um fator limitante para o desenvolvimento de Cocus nucifera.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *