Biologia

Questões comentadas sobre Protozooses

01) (Enem/2020 – PPL) Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de
vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.
RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará.
Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca
A) alterações neurológicas, que causam crises epilépticas, tornando o doente incapacitado para o trabalho.
B) diarreias agudas e explosivas, que fazem com que o doente fique vários dias impossibilitado de trabalhar.
C) febres constantes e intermitentes associadas à fadiga e dores de cabeça, que afastam o doente de suas atividades.
D) imunossupressão, que impossibilita o doente de entrar em contato com outras pessoas sem o uso de máscaras e luvas.
E) infecção viral contagiosa, que faz com que o doente precise de isolamento para evitar transmissão para outras pessoas.

02) (UDESC/2018) “Os protozoários apresentam dimensões predominantemente microscópicas. Sua denominação deriva do grego protos e zoon, que significam, respectivamente, ‘primeiro’ e ‘animal’. Atualmente, o termo protozoário diz respeito a protistas heterotróficos unicelulares (na maioria) e que obtém seus alimentos por ingestão ou absorção.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005

Analise as proposições em relação aos protozoários, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(   ) A maioria dos protozoários é microscópica, no entanto, alguns podem ser vistos a olho nu, como é o caso do Spirostomum, um ciliado de água doce, que alcança 3 mm de comprimento, e o Globigerina, um sarcodíneo marinho, que vive em suspensão na água do mar.
(   ) Os protozoários marinhos, assim como os parasitas, não possuem vacúolo pulsátil uma vez que são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à da água salgada.
(   ) Há espécies de protozoários de vida livre que vivem na água doce, no mar e em regiões úmidas, e também espécies simbióticas. Ainda não foram identificadas espécies de protozoários parasitas.
(   ) Os protozoários podem utilizar diferentes estruturas para a obtenção de alimentos como pseudópodos, cílios e flagelos, incorporando os alimentos por absorção ou por ingestão, alimentando-se de matéria orgânica morta e também de micro-organismos como bactérias, algas e outros protozoários.
(   ) A Malária é uma doença causada pelo protozoário Plasmodium, que parasita as células sanguíneas e as células hepáticas dos seres humanos, causando acessos febris conhecidos como “tremedeira” ou “batedeira”.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A) F – F – V – F – F
B) V – F – V – F – V
C) V – F – F – F – V
D) F – V – V – V – F
E) V – V – F – V – V

03) (UTFPR/2018) A água, os alimentos e o ar podem ser importantes veículos de transmissão de doenças, porém algumas doenças precisam de vetores para transmiti-las. Assinale a alternativa que apresenta doenças cujas medidas profiláticas sejam a eliminação do vetor.
A) Diabetes e amebíase.
B) Dengue e tétano.
C) Gripe e febre amarela.
D) Malária e hepatite.
E) Malária e dengue.

04) (Cesgranrio/2014) Com 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é uma das maiores cidades brasileiras em que a leishmaniose visceral é endêmica – surgiram 1.255 casos entre 2001 e 2011. Causada por um parasita de uma só célula – o protozoário Leishmania infantum ou chagasi – […] pode ser letal se não tratada.
BUENO, Daniel. Infecções silenciosas. Revista Pesquisa FAPESP . São Paulo, n.204, fev.2013, p.12.

A doença parasitária à qual o texto acima se refere tem como profilaxia
A) evitar o consumo de alimentos enlatados em que a lata esteja em mau estado de conservação ou estufada.
B) usar preservativos durante as relações sexuais e utilizar agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis.
C) combater os mosquitos com inseticidas e evitar objetos que acumulem água onde as larvas desses insetos se desenvolvem.
D) cozinhas os alimentos e lavar cuidadosamente as frutas, as verduras e as mãos antes de comer.
E) controlar a população de ratos através do saneamento básico e melhoria das galerias pluviais.

05) (UFPA/2014.2) O mês de novembro marca a luta pelo controle da malária nas Américas. A data visa a incentivar os países das Américas a aumentar o diálogo e realizar campanhas contra a doença. A falta de informação sobre transmissão, diagnóstico e tratamento da malária é que ainda atrapalha o controle da doença, fazendo com que muitas pessoas acreditem que a malária pode ser transmitida pela ingestão de água, que chás e plantas medicinais podem curar e que se os sintomas da doença passarem a pessoa está curada.
Mitos e Crenças populares prejudicam o controle da Malária. Informações disponíveis em: https://bertagna.wordpress.com/2011/11/page/3/. Acesso em: 11 set. 2014 (Texto Adaptado).

Para desmistificar as crendices do senso comum com relação a essa doença, as autoridades deveriam enfatizar que a doença é transmitida de uma pessoa para a outra apenas através da picada do mosquito anófeles quando o mesmo inocula nas pessoas os
A) esporozoitos.
B) merozoitos.
C) tripomastigotas.
D) amastigotas.
E) esporocistos.

06) (UEG/2014) Alguns protozoários atuam como parasitas do ser humano e outros seres vivos como, por exemplo, o Trichomonas vaginalis. Esse parasita é capaz de promover danos na mucosa tubária, com destruição das tubas uterinas e impedimento da passagem dos gametas.
Sobre a doença causada pelo T. vaginalis, verifica-se que
A) o protozoário infecta a cavidade bucal e o intestino.
B) a infecção de repetição predispõe à infertilidade feminina.
C) a parasitose não causa sintomas adversos nos homens.
D) a transmissão inclui vias de contaminação não sexuais.

07) (Fepar/2017)

Questão sobre protozooses, da Famep/2017

Depois de testar mais de 3 milhões de compostos químicos, pesquisadores encontraram uma nova classe de drogas que pode matar os parasitas da doença de Chagas, da leishmaniose e da doença do sono, moléstias tropicais que afetam milhões de pessoas em África, Ásia e América.
Num estudo publicado na revista Nature, cientistas da Fundação de Pesquisa Novartis perceberam que um composto de três produtos químicos, denominado GNF6702, pode curar as três doenças em camundongos e não danifica células humanas normais em testes de laboratório. Embora as doenças sejam diferentes, todas são causadas por parasitas com genética similar. Foi nessa semelhança que os pesquisadores se basearam, procurando uma substância que atacasse algum ponto fraco comum.
O trabalho é um importante passo inicial para desenvolver novos remédios e substituir os tratamentos atuais, que são caros, pouco eficientes e podem ter efeitos colaterais severos.
(Adaptado do disponível em: https://oglobo.com/sociedade/ciencia. Acesso em: 12 jul. 2016.)

Com base em informações do texto e conhecimentos de parasitologia, avalie as afirmativas.
( ) As três parasitoses são causadas por protozoários flagelados e transmitidas ao homem por diversas espécies de insetos hemípteros, por meio de suas picadas.
( ) A leishmaniose tegumentar manifesta-se com o surgimento de feridas de difícil cicatrização na pele e nas mucosas, evoluindo para lesões mutilantes e deformadoras.
( ) Ao picar seres humanos, diferentes espécies de mosquitos do gênero Lutzomya podem transmitir tanto a leishmaniose tegumentar quanto a visceral.
( ) Na doença de Chagas, os protozoários estão presentes no intestino de insetos hemípteros triatomíneos, que depois de se alimentar eliminam fezes contaminadas com Trypanossoma cruzi.
( ) Combate aos agentes transmissores e melhoria das condições de moradia das populações em risco são importantes medidas para o controle da proliferação de pelo menos uma dessas doenças

08) (Mackenzie/2017) Muitas pessoas confundem as doenças Malária, Amarelão e Febre Amarela, pensando que são nomes de uma mesma doença. Assinale a alternativa correta.
A) Essas doenças são bem diferentes porque apresentam causadores e transmissores diferentes.
B) Essas doenças são diferentes quanto aos transmissores e não quanto aos causadores.
C) Essas doenças são diferentes quanto aos causadores e não quanto aos transmissores.
D) Essas doenças são semelhantes quanto aos sintomas, pois todas provocam hemorragia.
E) Essas doenças são todas possíveis de serem evitadas por vacinação.

09) (UEG/2016) O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chadas ao investigar a presença do protozoário no sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão da doença é
A) pela transfusão de sangue, seguida de transmissão congênita e, menos frequentemente, pelo coito.
B) pelo vetor, seguida pela transmissão oral e, menos frequentemente, por transfusão de sangue.
C) pelo vetor, seguida pela transfusão de sangue e, menos frequentemente, por transplante de órgãos.
D) pela transfusão de sangue, seguida pela transmissão sexual e contaminação acidental.

Gabarito das Questões sobre Protozooses

01) A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, e uma característica marcante da doença é a ocorrência de acessos febris em intervalos mais ou menos constantes.
Resp.: C

02) Apenas o 3º item é falso. Há várias espécies de protozoários que são parasitas do homem e de outros animais.
Resp.: E

03) Das doenças citadas, dependem de um vetor para a transmissão: dengue, febre amarela e malária.
Resp.: E

04) A leishmaniose é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito palha. Dessa forma, o uso de cortinados e de repelentes, o uso de inseticidas e não deixar água acumulada em vasilhames diversos são boas medidas profiláticas para essa doença.
Resp.: C

05) Ao picar o ser humano, se estiver contaminado, o mosquito prego (Anopheles) introduz formas do protozoário conhecidas como esporozoítos.
Resp.: A

06) A questão refere-se à tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível, causada por protozoário flagelado. Como sintomas da doença, a presença de um corrimento amarelado ou amarelo-esverdeado e de coceira na região genital, são muitos característicos. A recorrência dessa doença pode levar a uma infertilidade.
Resp.: B

07)
(F) Somente a doença de Chagas é transmitida por um hemíptero; leishmaniose e doença do sono são transmitidas por mosquitos (dípteros).
(V) As lesões, contudo, fecham-se com administração de medicamentos corretos.
(V) Tanto a leishmaniose visceral (calazar) quanto a leishmaniose cutânea são transmitidas pelo mosquito palha.
(V) Ao defecar, se estiver contaminado, o barbeiro (triatomídeo) elimina formas tripomastigotas metacíclicas do protozoário, que infectam o ser humano.
(V) O combate aos vetores é uma boa medida profilática para as três doenças. A melhoria da qualidade das habitações é uma boa medida profilática para a doença de Chagas, uma vez que seu vetor pode ficar escondido em frestas na parede.

08) A malária é uma protozoose, transmitida ao homem pela picada do mosquito Anopheles. O amarelão é uma verminose, cuja contaminação ocorre pela penetração de larvas pela pele. A febre amarela é uma virose, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Resp.: A

09) A principal forma de contaminação pela doença de Chagas é através do vetor (não pela picada; os protozoários saem nas fezes do barbeiro). Na sequência, a transfusão sanguínea e o transplante de órgãos aparecem como outras formas de contaminação.