Biologia

Questões sobre Respiração Celular – Parte 1

01) (Albert Einstein/2016) No processo de respiração humana, o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. O oxigênio presente no ar difunde-se para os capilares sanguíneos, combinando-se com

A) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre no citosol.
B) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre na mitocôndria.
C) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre no citosol.
D) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre na mitocôndria.

02) (UEMG/2017) Analise o esquema, a seguir, que representa as três etapas de um processo metabólico energético.

Publicidade

Sobre esse processo metabólico, é correto afirmar que
A) as plantas realizam as etapas II e III, mas não realizam a I.
B) a maior produção de CO2 ocorrerá na fosforilação oxidativa.
C) a etapa I é comum aos metabolismos de respiração anaeróbia e aeróbia.
D) os procariotos, por não apresentarem mitocôndrias, não realizam a etapa III.

03) (Enem/2015) Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Publicidade

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

04) (UERJ/2016) O ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, é um conjunto de reações químicas aeróbias fundamental no processo de produção de energia para a célula eucarionte. Ele pode ser representado pelo seguinte esquema:

Admita um ciclo de Krebs que, após a entrada de uma única molécula de acetil-CoA, ocorra normalmente até a etapa de produção do fumarato.

Ao final da passagem dos produtos desse ciclo pela cadeia respiratória, a quantidade total de energia produzida, expressa em adenosinas trifosfato (ATP), será igual a:

A) 3
B) 4
C) 9
D) 12

05) (FGV/2014) A produção de adenosina trifosfato (ATP) nas células eucarióticas animais acontece, essencialmente, nas cristas mitocondriais, em função de uma cadeia de proteínas transportadoras de elétrons, a cadeia respiratória. O número de moléculas de ATP produzidas nas mitocôndrias é diretamente proporcional ao número de moléculas de

A) glicose e gás oxigênio que atravessam as membranas mitocondriais.
B) gás oxigênio consumido no ciclo de Krebs, etapa anterior à cadeia respiratória.
C) glicose oxidada no citoplasma celular, na etapa da glicólise.
D) gás carbônico produzido na cadeia transportadora de elétrons.
E) água produzida a partir do consumo de gás oxigênio

06) (UERJ/2022)  O tecido adiposo marrom, abundante em recém-nascidos e em mamíferos que hibernam, é rico em mitocôndrias, que possuem em sua membrana interna uma proteína desacopladora da fosforilação oxidativa. Essa proteína, ao desfazer o gradiente de prótons, permite o fluxo desses íons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, o que assegura a sobrevivência dos organismos.
Desse modo, os adipócitos da gordura marrom apresentam redução do seguinte processo:
A) liberação de calor
B) produção de ATP
C) consumo de oxigênio
D) transporte de elétrons

07) (FMC/2022) A membrana interna da mitocôndria possui 80% de proteínas na sua composição. É o maior teor de proteína em uma membrana celular. O motivo dessa grande quantidade de proteínas é que elas atuam como
A) enzimas do ciclo de Krebs e bombas de prótons.
B) componentes do ciclo da ureia e do ácido cítrico.
C) transportadoras de íons e de enzima piruvato quinase.
D) enzimas da oxidação dos ácidos graxos e da glicólise.
E) enzimas da cadeia transportadora de elétrons e da ATP sintase.

08) (Unisc/2022 – Medicina) A respiração celular é um processo de obtenção de energia, através da oxidação de uma molécula de carboidrato, geralmente glicose. Com relação às etapas do processo respiratório e o local de ocorrência nos eucariontes, marque a resposta correta.
A) A glicólise é a primeira etapa e ocorre na matriz mitocondrial.
B) A cadeia respiratória é a segunda etapa e ocorre na membrana mitocondrial.
C) O ciclo de Krebs é a segunda etapa e ocorre no citoplasma.
D) A cadeia respiratória é a terceira etapa e ocorre no citoplasma.
E) A glicólise é a primeira etapa e ocorre no citoplasma.

Gabarito das Questões sobre Respiração Celular – Parte 1

01) Ao chegar aos pulmões, através da inspiração, o gás oxigênio atinge os capilares sanguíneos por difusão simples e entra nas hemácias, ligando-se à hemoglobina. Nos tecidos, ocorre difusão do gás oxigênio para as células tissulares. No interior das células, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons, na última etapa do processo de respiração celular (a cadeia respiratória, nas cristas mitocondriais).
Resp.: B

02) A etapa indicada pelo número 1 corresponde à glicólise (quebra da glicose), uma etapa comum aos metabolismos de respiração aeróbia e respiração anaeróbia, inclusive, nos processos fermentativos. Todas as etapas são realizadas pelas plantas (opção A incorreta); a maior produção de CO2 ocorre na etapa 2 (ciclo de Krebs). Nos procariotos a etapa 3 ocorre em nível das dobras da membrana plasmática (os mesossomos).
Resp.: C

03) Em condições anaeróbicas ocorre quebra parcial da molécula de glicose, com liberação de pouca energia; isso exige elevado consumo de glicose. Já na respiração aeróbia a molécula de glicose é completamente quebrada, com elevado rendimento energético; logo, o consumo de glicose é menor.
Resp.: E

04) Acompanhando o ciclo apresentado, de acetil CoA até fumarato ocorre produção de 2 NADH, 1 GTP e 1 FADH2. Como cada NADH corresponde a 3 ATP´s e cada FADH2 corresponde a 2 ATP´s, tem-se que o total de ATP produzido é 3 x (2) + 2 x (1) + 1 ATP (GTP), totalizando 9 ATP´s.
Resp.: C

05) A quantidade de ATP produzida depende da quantidade de moléculas de glicose que é quebrada (etapa de glicólise, que ocorre no citosol).
Resp.: C

06) A produção de ATP no interior das mitocôndrias depende de uma diferença de concentração de íons H+ entre o espaço intermembrana e a matriz mitocondrial. É a passagem de íons H+ pela ATP sintase que proporciona a produção de ATP. Ao reduzir essa diferença de concentração ocorrerá, também, uma redução na produção de ATP.
Resp.: B

07) Na membrana interna das mitocôndrias encontram-se as enzimas da cadeia respiratória (cadeia transportadora de elétrons) e da ATP sintase, envolvidas com a produção de ATP.
Resp.: E

08) A respiração celular ocorre em 3 etapas: glicólise (no citosol), ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial) e cadeia respiratória (nas cristas mitocondriais).
Resp.: E

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *