Biologia

Questões comentadas sobre Tecidos Cartilaginoso e Ósseo

01) (Unifaminas/2021 – Medicina) Histologia é o estudo das células e dos tecidos do corpo e de como essas estruturas se organizam para constituir os órgãos. Associe a coluna II à coluna I, relacionando corretamente as características histológicas apresentadas com o tipo de tecido no corpo humano ao qual se refere.
COLUNA I
1 – Tecido cartilaginoso
2 – Tecido Ósseo
3 – Tecido Nervoso

COLUNA II
(   ) Esse tecido possui canais de Havers, que se comunicam entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do tecido.
(   ) Trata-se de um tipo de tecido conjuntivo especial cuja consistência é rígida e reveste superfícies articulares. Pode ser encontrado em seus diferentes tipos na traqueia, na epiglote e na sínfise pubiana.
(   ) O corpo celular das células encontradas nesse tecido é rico em retículo endoplasmático granuloso, que forma agregados de cisternas paralelas, dentre as quais existem numerosos polirribossomos livres. Esses conjuntos de cisternas e ribossomos são vistos ao microscópio óptico como manchas basófilas espalhadas pelo citoplasma, os corpúsculos de Nissl.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Publicidade

A) 2  1  3
B) 1  2  3
C) 3  1  2
D) 2  3  1

02) (Unisc/2022) Qual a definição, abaixo, está correta para os osteoblastos?
A) Célula densa imatura que secreta componentes orgânicos (osteoide) da matriz. São responsáveis pela produção de novo osso, processo chamado de osteogênese.
B) Célula-tronco cuja divisão gera osteócitos.
C) Célula que secreta ácidos e enzimas para dissolver a matriz óssea.
D) Célula óssea madura que mantém e monitora o conteúdo de proteínas e minerais da matriz óssea.
E) Tecido fibroso que envolve externamente o osso.

Publicidade

03) (IFCE/2019) A professora de Biologia organizou uma lista com informações principais de alguns tecidos animais, para facilitar o aprendizado dos alunos. Parte dessa lista está apresentada abaixo.

TECIDO
I. Presença de matriz extracelular.
II. Os condroblastos são as células secretoras das fibras colágenas e reticulares que formam a matriz.
III. Os condrócitos são células originadas a partir dos condroblastos.
IV. Tem função de sustentação.
V. Forma o esqueleto dos tubarões.

As características fazem referência ao tecido animal
A) conjuntivo ósseo.
B) conjuntivo cartilaginoso.
C) muscular.
D) epitelial.
E) conjuntivo propriamente dito

04) (UDESC/2014) O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos.

Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso.
I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos.
II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido.
III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células.
IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

05) (UFU) Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I  . As cartilagens podem ser de três tipos: hialina, elástica e fibrosa.
II . O esqueleto humano é constituído predominantemente por ossos formados por um tipo de tecido conjuntivo no qual as células secretam fibras colágenas e fosfato de cálcio.
III. Além dos osteoblastos e dos osteócitos, existem outras células importantes no tecido ósseo humano: os osteoclastos. Estas células são especialmente ativas na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para os osteoblastos regenerarem o tecido.
IV . Há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

A) somente a I está correta.
B) apenas a IV está incorreta.
C) II, IV estão incorretas.
D) III e IV estão incorretas.
E) I, II, III e IV estão corretas.

06) (Famerp/2020)  Na orelha humana encontram-se os ossículos martelo, bigorna e estribo, que são essenciais ao fenômeno da audição.
Essas estruturas ficam localizadas na orelha__________ , apresentam células derivadas do tecido __________ e são ricas em _________________ .

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto.
A) interna – ósseo – carbonato de cálcio
B) média – ósseo – fosfato de cálcio
C) interna – ósseo – iodeto de potássio
D) interna – cartilaginoso elástico – fosfato de cálcio
E) média – cartilaginoso hialino – iodeto de potássio.

07) (IFPE/2018) A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, sendo mais atingidos os discos que ficam entre a quarta e a quinta vértebra lombar (L4/L5) e entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1). Dentre os sintomas dessa doença estão dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. O disco intervertebral é formado por dois componentes: o anel fibroso e, no seu interior, o núcleo pulposo. Este último é constituído por fibras soltas que ficam suspensas num líquido viçoso rico em ácido hialurônico e com um pouco de colágeno. Já o anel fibroso é constituído por

A) tecido cartilaginoso fibroso (fibrocartilagem) e tecido ósseo.
B) tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo.
C) tecido adiposo e tecido reticular (hematopoiético).
D) tecido conjuntivo denso modelado e tecido cartilaginoso fibroso (fibrocartilagem).
E) tecido ósseo e tecido conjuntivo frouxo.

08) (Pism – UFJF) O tecido ósseo é responsável pela sustentação do corpo nos vertebrados. No homem, a atividade física inadequada na adolescência pode reduzir o crescimento devido à:
A) parada no crescimento dos ossos por microfraturas e remodelagem.
B) perda de cálcio e ao crescimento do tecido cartilaginoso.
C) migração de osteócitos para os ossos curtos.
D) ossificação precoce dos discos epifisários de ossos longos.
E) absorção de cálcio e ao crescimento das epífises.

09) (Unioeste/2013)  Sobre o tecido ósseo, é correto afirmar que
A) o tecido ósseo não apresenta vasos sanguíneos.
B) osteoclastos são células que sintetizam a matriz óssea.
C) a medula óssea amarela é formadora de células do sangue.
D) sais de cálcio e fósforo, presentes na matriz óssea, fornecem flexibilidade ao osso.
E) macroscopicamente, o osso apresenta duas partes “a compacta”, sem cavidades, e “a esponjosa”, com muitas cavidades.

10) (UEPG/2016) Com relação aos tipos de células dos tecidos conjuntivos, suas características principais e origem celular, assinale o que for correto.

01) Os osteoblastos presentes nos ossos são grandes e multinucleados. Degradam a matriz óssea, promovendo a reciclagem do tecido.
02) As células mesenquimatosas surgem diretamente de células mesenquimatosas embrionárias. Estão presentes nos tecidos frouxos e nas cápsulas envoltórias de cartilagens, ossos e órgãos hemocitopoéticos. São capazes de originar diversas células do tecido conjuntivo.
04) Os condroblastos estão presentes nos tecidos frouxos, têm forma estrelada e núcleo periférico. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz extracelular. Surgem de células mesenquimatosas embrionárias.
08) Os adipócitos presentes no tecido adiposo têm, quando adultos, forma arredondada e armazenam substâncias energéticas para momentos de necessidade. Estas células surgem pela diferenciação de células mesenquimatosas indiferenciadas.
16) Os osteoclastos presentes nas cartilagens e ossos têm núcleo central e longos prolongamentos citoplasmáticos. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz óssea.

11) (Unicamp/2012) A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, que é remodelada por osteoblastos e osteoclastos.

Segundo os especialistas, a prevenção contra a osteoporose deve começar na infância, com alimentação rica em cálcio e em vitamina D, exposição diária ao sol e exercícios físicos. Sobre os vários fatores envolvidos na formação do osso, é correto afirmar que:
A) A fixação do cálcio no tecido ósseo depende da presença de vitamina D, cuja síntese é diminuída em indivíduos que têm o hábito de tomar sol.
B) O excesso de vitamina C pode levar à diminuição da densidade óssea, pois essa vitamina causa degradação das moléculas de colágeno.
C) Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela captura de cálcio e pela absorção de vitamina D.
D) Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela produção e pela degradação de componentes da matriz óssea.

12) (UPE – SSA/2022) Os tecidos conjuntivos estão amplamente distribuídos pelo corpo, podendo desempenhar funções de preenchimento de espaço entre os órgãos, sustentação, defesa e nutrição. Observe, a seguir, as imagens sobre os tecidos conjuntivos de consistência rígida: cartilaginoso e ósseo.

Assinale a alternativa que faz a CORRETA correspondência entre as imagens (1 a 5) e as informações disponíveis sobre as estruturas e funções representadas.
A) Os destaques do esqueleto (1) representam a cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem, tecido rico em fibras colágenas. É o tipo de cartilagem mais resistente, evita atrito e amortece os choques ao caminhar e correr.
B) A cartilagem elástica apresenta fibras colágenas e elásticas, o que a torna mais resistente que a cartilagem hialina. É abundante nos anéis da traqueia, brônquios e nariz (2).
C) A cartilagem hialina apresenta matriz homogênea, com quantidade abundante de fibras colágenas. O esqueleto do feto é formado por esse tecido, assim como o pavilhão auditivo (3).
D) Durante a formação dos ossos, à medida que vai ocorrendo a mineralização da matriz, os osteócitos ficam presos em lacunas e passam a se chamar osteoblastos (4).
E) Os osteoclastos (5) possuem grande mobilidade e muitos núcleos. São responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz e exercem influência na incorporação de minerais.

Resolução das Questões sobre Tecido Cartilaginoso e Ósseo

01) Os canais de Havers são finos canais, presentes no tecido ósseo, por onde passam vasos sanguíneos e nervos.
O tecido encontrado na traqueia, na epiglote e na sínfise pubiana é o tecido cartilaginoso.
Os neurônios, principais células do tecido nervoso, possuem no citoplasma os chamados corpúsculos de Nissl, que são aglomerados de retículo endoplasmático e de ribossomos aderidos a eles.
Resp.: A

02) Os osteoblastos são células presentes na superfície óssea, com elevada atividade metabólica, responsáveis pela produção do osteoide (matriz orgânica óssea), constituída por colágeno I e proteoglicanas.
Resp.: A

03)  As características citadas são do tecido cartilaginoso (condros = cartilagem).
Resp.: B

04) As afirmativas III e IV são falsas.
III. Os canais de Havers encontram-se no tecido ósseo.
IV. No tecido cartilaginoso não há vasos sanguíneos e nervos.
Resp.: C

05)  Todas as afirmativas estão corretas.
Resp.: E

06) Os três ossículos citados encontram-se em uma cavidade do osso temporal, na orelha média. Suas células são derivadas do tecido ósseo e, portanto, apresentam matriz rica em sais de cálcio e em fibras colágenas.
Resp.: B

07) O anel fibroso é constituído pela cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) + tecido conjuntivo denso modelado.
Resp.: D

08) O crescimento ósseo é possível graças à presença do disco epifisário, que corresponde a uma cartilaginosa entre a epífise (“cabeça do osso”) e a diáfise (“corpo do osso”). A prática de exercícios físicos de forma inadequada pode provocar uma ossificação precoce desse disco epifisário, interrompendo o crescimento.
Resp.: D

09) O tecido ósseo é uma modalidade de tecido conjuntivo, cuja matriz intercelular é constituída por uma parte orgânica (fibras colágenas –> sintetizadas pelos osteoblastos) e por sais de cálcio (responsáveis pela dureza dos ossos).
No interior do osso, há vários canais (longitudinais e transversais) por onde passam os vasos sanguíneos e os nervos.
Em corte, o osso revela a ocorrência de uma região compacta (osso compacto; sem cavidades) e de uma região esponjosa (com cavidades), onde se encontra a medula óssea vermelha, responsável pela produção de células sanguíneas.
Resp.: E

10) 
01. Falso. As células responsáveis pela degradação da matriz óssea, possibilitando a remodelagem do osso são os osteoclastos.
02. Verdadeiro.
04. Falso. Os condroblastos são células do tecido cartilaginoso, envolvidas na produção da matriz intercelular.
08. Verdadeira.
16. Falso. Os osteoclastos são células exclusivas do tecido ósseo.
Resp.: 10 (02 + 08)

11) A fixação de cálcio nos ossos depende da presença de vitamina D, produzida na pele por ação dos raios ultravioleta. A vitamina C também tem importante papel na saúde dos ossos, visto que ela é fundamental à produção de colágeno, integrante da matriz óssea.
A síntese da parte orgânica da matriz óssea (colágeno) é feita pelos osteoblastos; já os osteoclastos são células grandes que degradam a matriz óssea, possibilitando a sua reconstituição em situações de fraturas.
Resp.: D

12) 
A) Correta.
B) Falsa. A cartilagem presente na traqueia, nos brônquios e no nariz é a cartilagem hialina.
C) Falsa. No pavilhão auditivo ocorre a cartilagem elástica.
D) Falsa. Com a ossificação, os osteoblastos vão reduzindo a atividade metabólica e passam a ser denominados de osteócitos.
E) Falsa. Os osteoclastos são responsáveis pela digestão da matriz óssea em uma situação de fratura, para que haja remodelagem da peça óssea. Os osteoblastos são as células responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea.
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *