Biologia

Questões sobre Tecido Epitelial

O assunto “Histologia Animal” tem grande abrangência na maioria dos vestibulares do Brasil. A grande maioria das questões cobra vários tecidos simultaneamente; assim, questões específicas sobre um tecido não são muito comuns. Os itens mais cobrados sobre tecido epitelial são: características gerais do tecido; funções; origem embriológica; classificação. O estudante não pode se esquecer de que as glândulas são de origem epitelial.

Questões sobre pele e camada de ozônio também têm ocorrido com bastante frequência. Em nosso material, disponibilizamos questões específicas sobre tecido epitelial, envolvendo os itens supracitados. Bons estudos e sucesso nos vestibulares e Enem.

01) (UERJ/2024) Algumas células da pele possuem rodopsina, uma proteína fotoreceptora capaz de absorver raios ultravioleta, colaborando com a proteção desse órgão contra esse tipo de radiação.
Essas células são denominadas:
A) fibrócitos
B) astrócitos
C) mastócitos
D) melanócitos

Publicidade

02) (UEPG – PSS/2019) Os tecidos epiteliais desempenham diversas funções no organismo, dependendo do órgão em que se localizam. Assinale o que for correto sobre os epitélios e suas características.
01) As microvilosidades são projeções móveis da membrana celular do epitélio do sistema respiratório. Possuem função de lubrificar os tecidos e aumentar a capacidade de absorção de nutrientes do epitélio.
02) As glândulas sebáceas são pequenas bolsas constituídas por células epiteliais glandulares. Sua função é lubrificar a pele e os pelos, evitando seu ressecamento.
04) Visto a ausência de glândulas, terminações nervosas, vasos sanguíneos e receptores, o tecido epitelial possui como característica exclusiva a proteção, funcionando como uma barreira protetora contra agentes externos.
08) Nos tecidos epiteliais, não há vasos sanguíneos. Os epitélios estão sempre associados a tecidos conjuntivos, nos quais há vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam as células epiteliais próximas.

03) (UVV/2022-2) Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele recobre toda a superfície dos animais e forram cavidades internas de diversos órgãos. Os tecidos epiteliais se encontram assentados sobre o tecido conjuntivo que fornecem por difusão o oxigênio e os nutrientes e recebem de volta os resíduos do metabolismo para serem excretados, considerando que esse tecido não possui vasos sanguíneos. Os epitélios desempenham ainda funções importantes como: absorver alimentos, permitir as trocas respiratórias e de excretas, além de deslocar substâncias por meio do batimento ciliar.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Biologia. 3. ed. Saraiva: São Paulo, Vol 3, 2016. Silva Junior, César da et al. Biologia. 6. ed. Saraiva: São Paulo, 2015. Acesso em: 12/01/2022. (Adaptações).

Publicidade

Os esquemas acima representam a histologia de alguns tecidos epiteliais. Observe as propostas listadas e assinale a alternativa correta.
A) Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados quanto ao número de camadas celulares e presença ou não de cílios.
B) O exemplo 1 representa o epitélio simples pavimentoso, encontrado nos alvéolos pulmonares e no intestino onde apresenta microvilosidades.
C) O epitélio simples prismático cilíndrico pseudoestratificado, exemplo 2, aparenta ser formado por células diferentes e é comumente encontrado na traquéia.
D) O exemplo 3 caracteriza o epitélio estratificado pavimentoso, de proteção mecânica e de proteção contra a perda de água e ocorre em áreas de atrito como na pele.
E) O epitélio simples cúbico estratificado cilíndrico que apresenta cílios em sua parte superior, exemplo 4, é formado por células altas prismáticas e ocorre nos intestinos.

04) (UFES) Com relação ao tecido epitelial, considere as afirmativas abaixo:
I. O epitélio de revestimento do tipo prismático com microvilosidades é comum aos órgãos relacionados com a absorção, como o intestino delgado.
II. As glândulas merócrinas, formadas pelo epitélio glandular, são aquelas que apresentam um ciclo secretor completo, ou seja, elaboram, armazenam e eliminam apenas a secreção.
III. O epitélio pavimentoso estratificado queratinizado apresenta uma única camada de células e recobre a superfície corporal dos mamíferos.
IV. As células epiteliais recebem a sua nutrição a partir do tecido conjuntivo subjacente, uma vez que o tecido epitelial é avascular.
V. Denominamos glândulas endócrinas aquelas que lançam parte de seus produtos de secreção na corrente sanguínea e parte em cavidades ou na superfície do corpo.

Assinale:
A) se todas forem corretas.
B) se todas forem incorretas.
C) se I, II e III forem corretas.
D) se I, IV e V forem corretas.
E) se I, II e IV forem corretas.

05) (UEL) Analise a figura a seguir.


Fonte: JUNQUEIRA, L. C.& CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 295.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) A pele negra, representada pela figura de número III, não tem necessidade de produzir melanócitos quando em contato com os raios ultravioleta.
B) Os indivíduos de pele albina estão representados pela figura II, pois, em contato com os raios ultravioleta produzem uma quantidade intermediária de melanócitos como consequência de problemas enzimáticos.
C) Os indivíduos de pele clara estão representados pela figura I, o que justifica o fato da pele destas pessoas, quando em contato com os raios ultravioleta, ficarem vermelhas.
D) As células epiteliais da epiderme contêm quantidade variável do pigmento melanina, colocado como um capuz sobre o lado do núcleo celular que está voltado para o exterior, de onde vêm os raios ultravioleta.
E) Tumores malignos originados de células epiteliais de revestimento podem ser causados pela falta de exposição ao sol.

06) (ETEC – CPS/2019)A pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo toda a superfície corporal. Funciona como uma barreira protetora contra as radiações solares, particularmente os raios ultravioleta, lembrando que a exposição excessiva ao sol aumenta drasticamente o risco de câncer de pele.
A pele atua também na proteção contra agentes mecânicos (atrito e pressões), químicos (substâncias prejudiciais) e biológicos (microrganismos patogênicos). Além disso, evita a excessiva perda de água, desempenha importante papel na manutenção de nossa temperatura corporal e na elaboração de metabólitos.

Considerando as principais funções desse órgão, é correto afirmar que

as glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, ajudando a elevar a temperatura do corpo, ao ser eliminado.
C) a transpiração diminui em dias frios e os vasos sanguíneos da pele se dilatam, o que aumenta a perda de calor e mantém o corpo aquecido.
D) a transpiração aumenta em dias quentes e os vasos sanguíneos da pele se contraem, o que diminui a irradiação de calor para o meio, esfriando o corpo.
E) a exposição da pele aos raios ultravioleta pode causar vermelhidão, queimaduras e também estimula a produção de melanina, que a protege dos efeitos negativos da radiação.

07) (UFCG) Um agrupamento de células diferenciadas e especializadas na execução de uma função biológica denomina-se tecido, que são classificados em tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. São os tecidos que constituem os órgãos e estes constituem os sistemas. Os sistemas por sua vez, comandam as atividades vitais nos seres vivos.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que o tecido epitelial
A) constitui-se de dois tipos básicos: o primeiro, de revestimento ou protetor e o segundo, glandular ou secretor.
B) é formado por células justapostas, geralmente poliédricas, e apresenta escassez de substâncias intercelulares, tendo como principal função revestir e proteger as superfícies do organismo.
C) apresenta elevada quantidade de substância intercelular e suas células possuem formas e funções bastante variadas com diversas especializações.
D) pode ser classificado quanto ao número de camadas e ao formato das células, tais como: pavimentoso simples e estratificado, cúbico simples e estratificado e prismático simples.
E) é identificado no revestimento da traqueia e dos brônquios como pseudo-estratificado e no revestimento interno da bexiga como estratificado de transição.

08) (VESTIBULANDOWEB) A análise de determinado material ao microscópio revelou a seguinte imagem.

Podemos afirmar que o referido corte histológico pertence ao seguinte órgão:
A) Traqueia
B) Túbulos renais
C) Vagina
D) Esôfago
E) Intestino

09) (Pism – UFJF)  O tecido epitelial glandular é formado por células especializadas na secreção de determinadas substâncias. Em relação a esse tecido, analise as afirmativas abaixo:
I  . Uma única glândula endócrina pode produzir mais de um tipo de hormônio.
II . O pâncreas é um exemplo de glândula mista, que apresenta regiões endócrinas e exócrinas.
III. As secreções de glândulas exócrinas são denominadas hormônios.
IV . Os testículos são glândulas exócrinas, enquanto os ovários são glândulas endócrinas.

Assinale a alternativa correta:
A) somente I e II são verdadeiras.
B) somente I e III são verdadeiras.
C) somente I, II e IV são verdadeiras.
D) somente II e III são verdadeiras.
E) somente II, III e IV são verdadeiras.

10) (UEPG/2022) O tecido epitelial pode ser dividido em dois grandes grupos: os epitélios de revestimento, que revestem os órgãos do corpo; e os epitélios glandulares, que produzem e liberam secreções. Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com o número de camadas de células e o formato das células. Observe os diferentes tipos de epitélio de revestimento nas figuras abaixo e assinale o que for correto.

01) O epitélio apresentado em V é estratificado pavimentoso queratinizado. Um exemplo desse epitélio é a epiderme.
02) O epitélio apresentado em I é cilíndrico simples, sendo encontrado na derme.
04) O epitélio apresentado em IV é prismático pseudoestratificado ciliado, sendo encontrado na traqueia e nos brônquios.
08) O epitélio apresentado em II é cuboide estratificado, sendo encontrado no revestimento do intestino delgado.
16) O epitélio apresentado em III é prismático simples. Na superfície apical das células desse epitélio são encontradas especializações denominadas de microvilosidades.

11) (UFPI) Para amenizar rugas e vincos na pele sem intervenção do bisturi, os médicos contam com algumas substâncias como o colágeno, o silicone e os ácidos (Restylane e afins), que apresentam atividade fraca quando aplicadas na pele por uso externo, mas mostram bons resultados quando injetadas na derme. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta.
A) A derme é a camada mais externa da pele, e sua localização facilita a atuação das substâncias, que vão atuar no tecido epitelial.
B) A derme, composta de tecido conjuntivo, é quem confere elasticidade e resistência à pele, e a aplicação interna dessas substâncias atua no preenchimento dos locais falhos.
C) A perfeita união entre as células epiteliais faz com que o epitélio seja totalmente impermeável à água e a essas substâncias.
D) As substâncias, quando aplicadas pelo uso externo, estimulam a duplicação das camadas do tecido epitelial da derme, mas a camada de queratina não permite que atuem na derme.
E) As glândulas exócrinas presentes no tecido epitelial atuam como barreiras físicas e químicas, impedindo a passagem das substâncias até a derme, evitando sua atividade.

12) (Unifeso/2019) Durante o desenvolvimento embrionário, os três folhetos básicos do embrião, ectoderma, mesoderma e endoderma, dão origem a diferentes tecidos. Em particular, os tecidos epiteliais são originados a partir
A) do ectoderma, apenas.
B) do ectoderma e do mesoderma, apenas.
C) do ectoderma e do endoderma, apenas.
D) do mesoderma e do endoderma, apenas.
E) do ectoderma, do mesoderma e do endoderma.

13)(FCMMG/2019) Analise as imagens que mostram o corte histológico do tecido epitelial de três órgãos humanos.

Com base nas características dos tecidos epiteliais, foi(ram) retirada(s) de órgão(ãos) com função de absorção a(s) imagem(ns)
A) 1
B) 2
C) 1 e 2
D) 2 e 3

Resolução das questões sobre Tecido Epitelial

01) A melanina é o pigmento que protege a pele contra a radiação ultravioleta. Sua produção é realizada pelos melanócitos, células muito ramificadas localizadas na região basal da epiderme.
Resp.: D

02) Estão incorretos os itens 01 e 04.
01) As microvilosidades são projeções da membrana plasmática de células envolvidas com a absorção, como o epitélio do intestino, pois, aumentam a área de contato dos nutrientes com as células absortivas.
04) Além da função de proteção, há os epitélios secretores (glandulares) e os neuroepitélios (sensoriais).
Resp.: 02 + 08 = 10

03)
A) Falsa. Os tecidos epiteliais de revestimento são classificados quanto ao número de camadas de células e quanto à forma das células.
B) Falsa. O esquema mostra o epitélio cúbico simples, presente nos túbulos renais e nos folículos tireoidianos.
C) Falsa. O esquema mostra um tecido estratificado (várias camadas celulares).
D) Verdadeira.
E) Falsa. O epitélio indicado por 4 é cúbico estratificado e não possui cílios.
Resp.: D

04)
Estão incorretos os itens III e V.
III: O epitélio estratificado é aquele formado por várias camadas de células (estrato (com s) = camada).
V: As glândulas endócrinas são aquelas que lançam sua secreção (chamada de hormônio) exclusivamente na corrente sanguínea.
Resp.: E

05) A questão envolve basicamente uma interpretação da figura. A melanina produzida pelos melanócitos acumula-se no polo celular voltado para a superfície corporal, onde incide a radiação ultravioleta. Também, pelo esquema, é possível perceber que a quantidade de melanina é variável (uma pessoa negra, indicada por I na figura apresenta muito mais melanina que uma pessoa de pele clara).
Resp.: D

06)
A) Incorreta. A camada queratinizada, formada por células mortas (camada córnea da epiderme) tem função de proteção contra atrito.
B) Incorreta. O suor contribui para reduzir a temperatura corporal.
C) Incorreta. Em dias frios, os vasos sanguíneos periféricos se contraem, reduzindo a perda de calor para o meio.
D) Incorreta. Em dias quentes, os vasos sanguíneos periféricos se dilatam, aumentando a perda de calor para o meio.
E) Verdadeira.
Resp.: E

07) Uma característica do tecido epitelial é a escassez de substância intercelular.
Resp.: C

08) O epitélio da traqueia é pseudoestratificado ciliado; o dos túbulos renais é cúbico simples; o epitélio da vagina e do esôfago é do tipo pavimentoso estratificado e o epitélio do intestino é do tipo cilíndrico (colunar; prismático) simples.
Resp.: E

09) Estão erradas as afirmativas III e IV.
III. Os hormônios são as secreções das glândulas endócrinas (e lançados na corrente sanguínea).
IV. Testículos e ovários são exemplos de glândulas endócrinas.
Resp.: A

10)
01) Verdadeira.
02) Falsa. Em I tem-se o epitélio pavimentoso simples (formado por apenas uma camada de células), presente nos alvéolos pulmonares.
04) Verdadeira.
08) Falsa. Em II tem-se o epitélio cúbico simples, presente nos túbulos renais.
16) Verdadeira.
Resp.: 21 (01 + 04 + 16)

11) As fibras colágenas são muito resistentes à tração e são constituintes do tecido conjuntivo; dessa forma, integram a derme (camada localizada abaixo da epiderme). A injeção de colágeno na derme preenche espaços tissulares, contribuindo para redução das rugas.
Resp.: B

12) O tecido epitelial é o único tecido que pode ter origem nos 3 folhetos embrionários. Por exemplo, a epiderme tem origem ectodérmica; o endotélio tem origem mesodérmica; o epitélio de revestimento do trato digestório (exceto boca e ânus) é de origem endodérmica.
Resp.: E

13) O tecido epitelial com função absortiva é caracterizado pela presença de apenas uma camada de células (epitélio simples), como mostrado na figura 1. Nas figuras 2 e 3 tem-se um epitélio estratificado (formado por várias camadas de células), o que caracteriza uma função protetora.
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “Questões sobre Tecido Epitelial

  • Resp 1- As microvilosidades são projeções móveis da membrana celular do epitélio do sistema respiratório.

    No sistema respiratorio (bronquio e traqueia) não seria os cilios? e no intestino microvilos que facilitam a absorção?

    Resposta
    • Bom dia, Kenneth. As microvilosidades (ou microvilos) ocorrem no sistema digestório. O item 01 está incorreto, como aparece na resolução.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *