Cursos GratuitosNoticias

Caed oferece seis cursos on-line e gratuitos sobre ensino a distância

De 22 a 26 de agosto, estarão abertas as inscrições para seis cursos sobre temas relacionados à educação a distância (EaD). As formações são on-line e gratuitas.

Os cursos Introdução à educação a distância, Introdução à webconferência na EaD, Noções básicas de direitos autorais e Introdução à acessibilidade na EaD têm 15 horas de duração. Introdução à audiodescrição em sala de aula dura 20 horas, e Produção de material didático para EaD, 30 horas.

São ofertadas 600 vagas, 100 para cada capacitação, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Publicidade

As aulas serão ministradas de 19 de setembro a 24 de outubro, e os participantes que concluírem as atividades e atingirem as pontuações mínimas receberão certificado.

Inscrição e cadastro
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema de gestão de inscrições do Caed, conforme o item 2.4 do edital de seleção, para uma capacitação apenas.

Publicidade

Antes de se inscrever, o candidato deve se cadastrar no sistema. O cadastro poderá ser aproveitado também para a participação em outros processos seletivos do Centro.

O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de agosto, e o final, após prazo para interposição de recursos, no dia 2 de setembro, na página do Caed e por meio do sistema de inscrições. Dúvidas devem ser encaminhadas para o sistema.

Sobre os Cursos Gratuitos

Os cursos serão ofertados na modalidade Educação a Distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Não há requisitos mínimos para constituição do público-alvo dos cursos, somente o interesse na participação e a disposição para cumprir as exigências para aprovação de cada curso.

Cada curso online possui carga horária e requisitos próprios. Os cursistas aprovados receberão certificado digital disponibilizado no ambiente virtual do curso.

Introdução à Educação a Distância: possui carga horária de 15 horas e estará disponível para realização por 36 dias. Este curso apresenta a definição de EaD, seu histórico e suas fundamentações legais; aborda a relação das tecnologias com a EaD e a sua presença na UFMG, além de analisar algumas perspectivas de crescimento da modalidade nos próximos anos. Este curso não possui tutoria.

Noções Básicas de Direitos Autorais: possui carga horária de 15 horas e estará disponível para realização por 36 dias. Este curso tem como objetivo apresentar as regras fundamentais de proteção aos direitos autorais no Brasil, preparar os cursistas para a produção de materiais didáticos de forma condizente com a proteção autoral e indicar os meios adequados de utilização de materiais de terceiros em consonância com a Lei de Direitos Autorais brasileira. Este curso não possui tutoria.

Introdução à Acessibilidade na EaD: com carga horária de 15 horas, este curso estará disponível por 36 dias. Este curso tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e suas aplicações na Educação a Distância. Este curso não possui tutoria.

Introdução à Webconferência na EaD: com carga horária de 15 horas, este curso estará disponível por 36 dias. Este curso tem como objetivo abordar a webconferência em seus aspectos pedagógicos e tecnológicos relacionados ao seu emprego da webconferência em atividades da Educação a Distância.

Introdução à Audiodescrição em Sala de Aula: com carga horária de 20 horas, este curso estará disponível por 36 dias. A formação tem como objetivo tratar de conceitos básicos da audiodescrição no contexto escolar.

Produção de material didático para EaD: com carga horária de 30 horas, o curso estará disponível por 36 dias. A formação aborda os processos e cuidados com a produção de material didático para a educação a distância.

Confira as vagas disponíveis para cada oferta no edital específico disponível neste site em Publicações, Editais, Editais em Andamento: https://www.ufmg.br/ead/sgpi.

Com informações da Comunicação da UFMG.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *