DicasNoticias

Detran: Conheça as questões mais abordadas na prova teórica

A verdade é que a prova realizada pelo DETRAN para os candidatos à habilitação não é considerada difícil, todavia há dois fatos que podem prejudicar o desempenho do candidato: as pegadinhas e o nervosismo.

Não obstante, a prova não ser considerada difícil, ainda é necessário preparação e estudo para fazê-la, evitando assim ser surpreendido por algum conteúdo que não estudou ou desconhece. O nervosismo você precisa aprender a controlar e criar estratégias para manter a calma, já as pegadinhas, é preciso ler e reler, observar bem a perguntas para poder dar a resposta certa.

Porém, no geral é preciso que o candidato estude e se prepare para a prova buscando tirar suas dúvidas e ficando bastante atento a prova. Mas sempre há algumas dicas e informações que podemos dar para quem está se preparando para a prova do DETRAN e visando isso preparamos este material.

Publicidade

O que cai na prova do DETRAN?

As aulas teóricas de preparação para o teste do DETRAN têm 45 horas / aulas, cada uma com duração de 50 minutos. Essas aulas são realizadas na modalidade presencial e devem ser trabalhadas as seguintes disciplinas /conteúdos que irão cair na prova:

  • Legislação de trânsito – 18 h/a
  • Direção defensiva – 16 h/a
  • Primeiros socorros – 4 h/a
  • Meio ambiente e cidadania – 4 h/a
  • Mecânica básica de veículos – 3 h/a

Por lei, a quantidade de questões por disciplina deve ser proporcional a carga horária da mesma. Normalmente, as provas do DETRAN apresentam ao todo 30 ou 40 questões, em provas com 30 questões elas são divididas em:

Publicidade
  • 18 questões para legislação de trânsito
  • 5 questões para direção defensiva
  • 3 questões para primeiros socorros
  • 2 questões para meio ambiente e cidadania
  • 2 questões para mecânica básica de veículos

Durante o curso o candidato, terá acesso a todos as disciplinas e, normalmente, os instrutores passam alguns materiais complementares, tiram dúvidas e dão dicas do que pode aparecer na prova.

Contudo, ainda assim é preciso estudar e compreender os conteúdos para ter um bom desempenho na prova.

Como se preparar para a prova do DETRAN?

Normalmente, os Centros de Formação de Condutores, disponibilizam uma apostila para acompanhamento do curso teórico. É comum também que se recomende materiais complementares, para que o candidato se prepare ainda mais e faça uma boa prova.

O material didático e complementar sozinhos não fazem “mágica” é preciso que você leia, estude e se interesse. Estudou? Entendeu os conteúdos?

É hora de treinar os conhecimentos, e uma boa forma é fazendo o simulado DETRAN, pois assim, você consegue também visualizar, na prática, como são as questões da prova.

O que mais cai na prova do DETRAN?

Em via de regra você precisa estudar para fazer a prova do DETRAN, no entanto, ainda podemos te dizer quais questões caem com frequência em provas do DETRAN, como por exemplo:

  • Questões que apresentam desenhos de placas de trânsito e perguntam seu significado
  • Questões que falam conceitos do Código de Trânsito e buscam respostas objetivas
  • Questões que ilustram alguma situação no trânsito e perguntam qual atitude correta ou incorreta
  • Questões que apresentam alternativas para se correlacionarem

Com estas dicas esperamos ter ajudado em sua preparação para a prova do DETRAN, lembre-se sempre de se concentrar e, em caso de dúvida, ler e reler a questão e as alternativas para observar se tem alguma pegadinha.

Boa Prova!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

3 thoughts on “Detran: Conheça as questões mais abordadas na prova teórica

    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta
  • Obrigado gostei das dicas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *