Dicas para passar no Vestibular em Medicina
Por ser altamente concorrido, o Vestibular em Medicina costuma tirar o sono das pessoas que buscam por uma vaga. Além de estudar, quem visa a entrar no curso precisa estabelecer uma estratégia para se sair bem nos exames.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a passar no Vestibular em Medicina.
- Conheça as provas e os vestibulares
Todos os anos, há um número grande de universidades e processos seletivos que ofertam vagas para o bacharelado em Medicina. Conhecer o formato da prova, a pontuação necessária para se classificar e qual a concorrência média.
Se você tem a meta de aprovação em uma instituição específica, procure se familiarizar ao máximo com as provas aplicadas por ela, conhecendo melhor a banca responsável por elaborar as questões. Faça exercícios de provas anteriores e procure observar se há um padrão, por exemplo, na forma como as perguntas são feitas ou nos temas que são cobrados.
- Exercite sua capacidade de concentração
Desenvolver uma estratégia de concentração é fundamental para tirar proveito das horas de estudo, que costumam ser longas e exigir muito foco.
Tenha um lugar preparado, preferencialmente onde não tenha de lidar com barulho ou interrupções. Desligue o celular e outros aparelhos que possam causar distração. Pode ser interessante fazer uma breve seção de relaxamento ou meditação antes de começar a estudar.
A técnica pomodoro – assim chamada porque seu criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um timer de cozinha com formato de tomate – costuma ser útil para manter o foco ao longo de períodos previamente determinados, como 20 ou 25 minutos. Assim, você mantém a concentração e divide as horas entre os assuntos, fazendo uma pausa entre cada período cronometrado.
- Pratique leitura e interpretação
Além de praticar a leitura a fim de torná-la mais ágil, tenha atenção aos enunciados e procure interpretar com cuidado o que está escrito. Algumas provas têm um estilo mais complexo na elaboração da questão, com perguntas que podem exigir um pouco mais de atenção na leitura.
Grife as palavras-chave e o que considerar importante para responder à questão, em especial quando for um exercício dissertativo. Sempre que possível e houver tempo hábil, releia sua resposta e veja se cobriu tudo o que está sendo pedido no exercício.
- Dê respostas objetivas nas provas dissertativas
Manter a objetividade é importante para que você não perca a linha de raciocínio em questões dissertativas. Evite frases longas e procure redigir respostas diretas, sem se estender.
Fazer resumos manuscritos das matérias é um modo de se preparar para essas provas dissertativas, exercitando a capacidade de síntese. Dê prioridade aos assuntos que são mais relevantes para o vestibular de Medicina em que você planeja se inscrever – daí a importância de conhecer bem a prova.
- Não se prenda em questões difíceis
Não perca muito tempo nas questões mais difíceis. Caso tenha insegurança na resposta, vá para o exercício seguinte e deixe os itens mais complexos para rever depois de terminar a prova.
Comece pelas questões mais fáceis, assim poderá se dedicar mais e com mais atenção, ao fim, àquelas mais complicadas. Não se preocupe em terminar a prova antes de todas as pessoas, mas em aproveitar da melhor forma possível o tempo disponível.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.