DicasNoticias

USP oferece novos cursos on-line na plataforma Coursera

A Universidade de São Paulo (USP) aderiu recentemente ao programa Coursera Partner Consortium, que nada mais é do que um consórcio que permite às universidades parceiras a compartilharem os seus cursos e conteúdos para os estudantes que são de outras instituições de ensino, desde que estas instituições também participem do projeto em questão. A nova parceria foi firmada com o objetivo de substituir o Coursera for Campus – covid responde, programa que foi encerrado no mês de fevereiro de 2021.

A partir do novo consórcio, os estudantes, os professores e os servidores da Universidade de São Paulo – USP vão continuar tendo o acesso liberado a uma série de cursos que estão disponíveis na plataforma Coursera. Afinal, esta é uma plataforma que agrupa, dentro de um mesmo espaço digital, cursos que são oferecidos pela USP e por outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, do Brasil ou também de outros países pelo mundo.

Desde que a instituição de ensino seja uma associada da plataforma, é possível fazer algum curso que seja oferecido por ela. E a lista de instituições cadastradas nesta plataforma não é pequena. Pelo contrário, a diversidade de cursos que estão sendo oferecidos dentro da plataforma do Coursera é ampla o suficiente para abarcar todos os tipos de conhecimentos possíveis dentro do âmbito universitário.

Publicidade

Conteúdo gratuito e acessível para estudantes na USP

O conteúdo que é oferecido dentro da plataforma para os estudantes é completamente gratuito e funciona sob o modelo de aprendizagem móvel, que é este sistema em que o aluno faz o download do aplicativo em seu dispositivo e aprender onde e quando quiser, no seu jeito e no seu tempo. Afinal, esse dinamismo é fundamental na contemporaneidade.

Nesse sentido, poder estudar em qualquer lugar e no tempo que tiver disponível é um privilégio que somente as plataformas digitais de ensino podem oferecer em sua totalidade. Um sinal dos novos tempos que não tem mais a menor chance de regredir. Pelo contrário, a tecnologia só tende a estar cada vez mais presente na vida e na rotina dos estudantes universitários.

Publicidade

Na nova modalidade de ensino que é proposta pela plataforma Coursera, os cursos que ali são oferecidos tem certificação gratuita. E o acesso ao conteúdo que está sendo disponibilizado deve ser feito exclusivamente pela página oficial da USP no Coursera. E os estudantes que já se cadastraram na primeira parceria que foi feita entre a USP e esta plataforma de ensino podem acessar o portal da mesma forma como já faziam anteriormente. E no caso dos novos acessos, é preciso se cadastrar com o uso de um e-mail de aluno da USP.

Logo depois de ter finalizado o seu cadastro, o estudante já pode fazer a sua matrícula em algum dos cursos da lista que é disponibilizada na área restrita para alunos. Mas apenas os cursos que estão selecionados no catálogo oferecem um certificado gratuito para os estudantes que os concluem. Ou seja, a certificação gratuita não é oferecida em todos os cursos que estão cadastrados na plataforma. Portanto, cabe ao estudante verificar essa informação antes de dar início a um curso que aborde uma área de conhecimento que seja do seu interesse.

USP e Coursera – Novos acessos liberados, novos cursos disponibilizados

O Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística – IME da USP lançou um novo curso. O novo curso recebeu o nome de “Laboratório de Programação Orientada a Projetos”, e conta com aulas específicas do professor Fábio Kon. Aliás, este é o 3º curso que o docente lança na plataforma Coursera.

Além deste, o professor Fábio Kon também criou o curso de Introdução à Ciência da Computação com Python, que atualmente é curso mais popular da USP dentro da plataforma digital de ensino. No total, o curso em questão já teve aproximadamente 150 mil alunos, um número que tem crescido cada vez mais a cada dia.

Especialmente em tempos de pandemia, as alternativas digitais de aprendizagem se tornaram cada vez maiores e mais variadas. E a parceria entre a USP e a plataforma Coursera é mais um dentre os grandes exemplos desta nova realidade que passamos a vivenciar a partir de então.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “USP oferece novos cursos on-line na plataforma Coursera

  • Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

    Resposta
    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *