INSS faz alerta sobre golpe em ligações para aposentados

A Operação Pente Fino do INSS é um procedimento comum do instituto que funciona como um mecanismo de fiscalização dos pagamentos de benefícios. O objetivo de tais operações é o de identificar possíveis irregularidades que podem estar ocorrendo no âmbito da Previdência Social.

Na verdade, as operações ‘pente fino’ já são parte da rotina do INSS. De tempos em tempos, uma verdadeira força tarefa é montada para colocar em prática mais uma operação pente fino. Porém, é fato também que estas operações tem as suas regras pré-definidas e não são feitas sem planejamento. Nesse sentido, a Operação Pente Fino segue o que determina a legislação previdenciária, assim como usa com prudência os bancos de dados que dão origem a estes processos de fiscalização.

Os operadores de fiscalização do INSS não podem usar os dados dos beneficiários de forma indevida. Não são autorizados a isso, assim como não possuem autorização para pedir uma atualização de dados cadastrais diretamente ao usuário. Nesse sentido, toda e qualquer solicitação relacionada aos processos de fiscalização do INSS somente pode ser enviada pelos meios oficiais de comunicação do instituto, como o aplicativo Meu INSS por exemplo.

Em outras palavras, o INSS não vai usar meios secundários para entrar em contato com os seus beneficiários para pedir documentos pessoais e/ou informações de cunho pessoal ou bancário. E se o cidadão receber algum tipo de contato pedindo o envio de dados por meios não oficiais, é importante ficar atento, pois muito provavelmente, é golpe.

O golpe da operação pente fino do INSS

Antes de tudo, é válido ressaltar que todos os cidadãos precisam tomar cuidado com os possíveis golpes que podem acontecer em relação aos seus respectivos benefícios do INSS.

Esses golpes são realizados por criminosos que se aproveitam da realização de uma operação pente fino do INSS para colocar os cidadãos em um estado de receio sobre um possível cancelamento do seu benefício.

Os golpistas entram em contato com o cidadão por mensagem de texto ou por ligação telefônica. E neste contato que é feito por mensagem ou ligação, os golpistas pedem que o cidadão envie alguns dos seus dados pessoais para que possam, dessa forma, realizar fraudes no nome do beneficiário ou até mesmo tirar dinheiro da vítima do golpe. Nesse sentido, os golpistas se passam por funcionários do INSS e se identificam assim para ganhar a confiança da vítima.

Reforçando que este não é o procedimento que é adotado pelo INSS. Afinal, o INSS já possui os seus dados pessoais. Você não precisa informar, pois o banco de dados do instituto já tem todas as suas informações. Dessa forma, não repasse nenhuma informação de cunho pessoal e nem valores em dinheiro para terceiros. Ao invés disso, você precisa desconfiar destes casos e de qualquer contato desse tipo.

Como se proteger do golpe do INSS?

A melhor forma de se proteger de um golpe do INSS é usar as plataformas oficiais do instituto. Por exemplo, o INSS possui um aplicativo, o Meu INSS. E por meio deste aplicativo, você pode acompanhar todo e qualquer processo que esteja relacionado ao pagamento mensal do seu benefício.

Nesse sentido, o aplicativo Meu INSS é a sua fonte confiável para acompanhar o seu benefício, assim como realizar outras ações que estão relacionadas ao seu cadastro na Previdência Social. Então, você deve baixar e usar o aplicativo Meu INSS para ter acesso às informações oficiais, assim como responder às solicitações do instituto diretamente na plataforma digital.

Por exemplo, se você vier a receber alguma ligação telefônica, ou até mesmo um e-mail, falando sobre um processo que você precisa cumprir para manter os pagamentos do seu benefício, desconfie e não passe nenhuma informação pessoal. E então, entre no aplicativo Meu INSS para verificar se a informação procede, pois se a situação for verdadeira, vai haver uma notificação do INSS dentro do seu cadastro no aplicativo. Se não há nada, é por que você sofreu uma tentativa de golpe. Fique atento.

Dentro do aplicativo Meu INSS, há uma seção específica para o envio de documentos. Por isso, quando for solicitado pelo INSS, não passe as suas informações pessoais por outro canal de comunicação que não seja o aplicativo, pois ele é o meio oficial. Se estiver com problemas para acessar o aplicativo Meu INSS no momento, tente comparecer pessoalmente na agência para se informar melhor. Mas em hipótese alguma, compartilhe as suas informações com qualquer pessoa. Todo e qualquer dado relacionado ao pagamento do seu benefício do INSS somente deve ser compartilhado pelos meios oficiais.

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