ConcursoNoticias

Concurso do INSS 2022: quais os requisitos para ingresso?

Na última quarta-feira, dia 19 de maio de 2021, um boato deixou os concurseiros de plantão bastante atentos e entusiasmados com uma possível novidade. E de fato, as pessoas que estudam bastante para que possam se candidatar a uma vaga no serviço público precisam prestar cada vez mais atenção nas notícias que podem começar a circular a qualquer momento sobre o Concurso INSS 2022.

Sim, existem grandes chances de que um novo Edital do INSS seja liberado para preencher vagas que estarão disponíveis a partir do próximo ano. Ou seja, o Concurso INSS voltou a ser pauta no país. E enquanto alguns estudantes foram pegos de surpresa, muitos outros já tinham essa expectativa há algum tempo.

De fato, um novo pedido de edital, para o ano de 2022, já está na fase de estudos dentro do Instituto. E a previsão nos bastidores é a de que um novo concurso aconteça a médio prazo. Ou seja, antes do que muitas pessoas imaginam, um novo edital do INSS pode estar prestes a ser publicado.

Publicidade

Por isso, é importante ficar atento e, em nenhuma hipótese, abandonar os estudos nesse momento tão fundamental. Um momento em que a demanda do serviço público está crescendo cada vez mais. E com isso, o Governo precisa de um número cada vez maior de profissionais para atender a esta demanda que segue em crescimento.

Concurso INSS 2022 – Quais são os cargos?

Até o presente momento, como ainda não foi lançado o edital do Concurso INSS 2022, não é possível determinar quais serão os cargos a serem oferecidos pela Seleção. Porém, levando em consideração os últimos editais do INSS que foram lançados, é bem possível que existam oportunidades para 2 (dois) cargos em especial.

Publicidade

São eles:

  • Técnico do Seguro Social
  • (cargo de nível médio)
  • Analista do Seguro Social
  • (cargo de nível superior em Serviço Social)

Concurso INSS 2022 – Afinal, quais são os requisitos de ingresso?

De acordo com o último edital INSS que foi lançado, o que aconteceu no mês de dezembro de 2015, para que se possa ingressar na autarquia federal por meio do concurso, os candidatos precisam cumprir com uma série de requisitos básicos e que são específicos desta carreira.

Portanto, estes requisitos básicos que os candidatos a um cargo no INSS devem cumprir estão listados logo abaixo.

  • Ser aprovado na Seleção
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa, sendo que, no caso da nacionalidade portuguesa, é preciso que o candidato esteja amparado pelo Estatuto de Igualdade entre os brasileiros e os portugueses
  • Estar em pleno gozo dos seus direitos políticos
  • Estar quite com as suas obrigações militares, no caso dos candidatos do sexo masculino
  • Estar quite com as suas obrigações eleitorais
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse (ou seja, é possível fazer a prova ao ser menor de idade, mas na data da posse, o candidato já precisa ter completado a idade mínima de 18 anos)
  • Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo que se pretende ocupar
  • Cumprir com todas as determinações que estão presentes no edital Concurso INSS

Para além dos requisitos básicos que já foram citados anteriormente, também existem os requisitos que são específicos do cargo para o qual o candidato decidiu prestar o concurso, que são, portanto, os requisitos de escolaridade. E de acordo com o cargo, estes requisitos são os seguintes:

Cargo: Técnico do Seguro Social

Requisito de Escolaridade: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente, e que tenha sido expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Cargo: Analista do Seguro Social, com especialidade em Serviço Social

Requisito de Escolaridade: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, assim como o registro no órgão de classe específico da profissão.

Além disso, o candidato precisa declarar, ainda no momento de solicitação da sua inscrição, que ele tem ciência e que, caso venha a ser aprovado no Concurso INSS, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos que são exigidos para o cargo por ocasião da sua posse.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *