Questões comentadas sobre citoesqueleto

Por Atualizado em 18/05/2020 20:53

01) (Suprema/2020 – Medicina) O fuso mitótico é formado a partir de um elemento do citoesqueleto celular.
Assinale a alternativa que corresponde a esse elemento:
A) Microtúbulos.
B) Filamentos de actina.
C) Filamentos de miosina.
D) Filamentos intermediários.

02) (Enem 2019 – PPL) A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.

O pesquisador concluiu que a droga age sobre os
A) microtúbulos apenas.
B) filamentos de actina apenas.
C) filamentos intermediários apenas.
D) filamentos de actina e microtúbulos.
E) filamentos de actina e filamentos intermediários.

03) (Pism – UFJF)  Os espermatozoides são gametas masculinos que apresentam flagelo responsável pela sua locomoção.
Assinale a opção CORRETA que indica qual elemento do citoesqueleto participa da constituição do flagelo do espermatozoide.
A) microtúbulos
B) filamentos de actina
C) queratina
D) neurofilamentos
E) filamentos intermediários

04) (Pism – UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele
A) está envolvido no movimento dos espermatozoides.
B) participa do processo de contração muscular.
C) apresenta centríolos como um dos seus componentes.
D) tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.
E) participa da adesão entre células.

05) (UFRGS/2020) Os cílios e os flagelos de células eucariotas são estruturas responsáveis pela locomoção e organizam-se a partir de microtúbulos especializados.
Considere as seguintes afirmações sobre cílios e flagelos.
I) Ambos, em corte transversal, têm a mesma estrutura interna, com nove conjuntos duplos de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais.
II) Os centríolos de células eucarióticas apresentam estrutura idêntica aos cílios e flagelos.
III) Os cílios e os flagelos são originados do corpúsculo basal que apresenta nove conjuntos triplos de microtúbulos periféricos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I
B) Apenas II
C) Apenas III
D) Apenas I e III
E) I, II e III

06) (IFPE/2018)  Na doença de Alzheimer, as alterações na proteína “tau” levam à desintegração dos “microtúbulos” existentes nas células do cérebro, destruindo o sistema de transporte dos neurônios, ou seja, inicialmente provoca disfunções na comunicação bioquímica entre os neurônios e, numa fase posterior, a morte destas células.
Na divisão celular os “microtúbulos” são responsáveis

A) pela organização do fuso mitótico.
B) pela contratação muscular.
C) pela atividade de endocitose.
D) pela atividade de exocitose.
E) pelo estrangulamento dá célula na citocinese.

07) (UFC) O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Assinale a alternativa que apresenta uma função dessa estrutura na célula.
A) Manter a forma e a sustentação de bactérias.
B) Participar da descondensação dos cromossomos.
C) Permitir a digestão de vários compostos nas células.
D) Possibilitar a oxidação de substâncias orgânicas no interior da célula.
E) Permitir a adesão da célula a células vizinhas e a superfícies extracelulares.

08) (UERJ/2018) A ausência da proteína dineína, importante para o bom funcionamento de flagelos e cílios, é uma consequência de um distúrbio hereditário em seres humanos.
Indique o motivo pelo qual essa alteração genética resulta em frequentes problemas respiratórios nos seus portadores. Em seguida, relacione esse distúrbio com a infertilidade em indivíduos do sexo masculino.

Resolução das Questões sobre Citoesqueleto

01) O fuso mitótico é formado a partir dos microtúbulos sendo, portanto, constituídos pela proteína tubulina. Devido à desagregação de moléculas de tubulina de sua composição, eles diminuem de tamanho e acabam puxando os cromossomos para os polos da célula.
Resp.: A

02) Analisando a figura, verifica-se que houve alteração na superfície celular e não ocorreu alteração no flagelo. Dessa forma, conclui-se que a referida droga age em nível de microfilamentos do citoesqueleto (mais periféricos e diretamente envolvidos com a manutenção da forma da célula, formação de pseudópodos…).
Resp.: B

03) Cílios e flagelos são derivados de centríolos, estruturas constituídas por 27 microtúbulos organizados em 9 grupos de 3 microtúbulos cada.
Resp.: A

04) O citoesqueleto é uma rede tridimensional de filamentos de proteínas (tubulina, actina, queratina…) responsável pela formação de cílios e de flagelos (locomoção celular), pela contração da célula muscular, pelo movimento ameboide e  pelo movimento de ciclose. Também auxilia na manutenção da forma da célula e tem importante papel na adesão intercelular (por exemplo, os desmossomos são ancorados por filamentos intermediários do citoesqueleto).
Resp.: D

05) Apenas a afirmação II está errada. Apesar de serem derivados dos centríolos (que têm 9 grupos de 3 microtúbulos na composição), os cílios e flagelos possuem 9 grupos de 2 microtúbulos periféricos + 1 par de microtúbulos em posição central, não apresentando, portanto, a mesma estrutura.
Resp.: D

06) Na divisão celular, os microtúbulos são responsáveis pela organização das fibras do fuso, envolvidas com a migração dos cromossomos na anáfase.
Resp.: A

07) Dentre as opções citadas, a melhor escolha é a alternativa E. Os filamentos intermediários participam da composição dos desmossomos, com importante papel na adesão entre as células.
(Cabe ressaltar que os citoesqueleto também está presente em bactérias)
Resp.: E

08) O mau funcionamento dos cílios acarreta um acúmulo de muco e de impurezas nas vias aéreas, dificultando a respiração.
Esse distúrbio reduz a mobilidade dos espermatozoides, comprometendo sua movimentação para a fecundação.


Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários