Biologia

Questões comentadas sobre citoesqueleto

01) (UPE – SSA/2022) Costumamos pensar que as células são como geleias macias e não estruturadas, embora sejam altamente estruturadas, mantidas por meio de uma rede de filamentos, denominada de citoesqueleto ou “esqueleto da célula”. Nos eucariontes, existem diferentes tipos de fibras proteicas no citoesqueleto. Abaixo estão listadas características de um desses. Analise-as!

I. São abundantes nas células musculares, onde formam estruturas organizadas de sobreposição de filamentos chamados de sarcômeros, responsáveis pela contração muscular.
II. Podem montar-se e desmontar-se rapidamente, permitindo que tenham um papel importante na movimentação celular.
III. Na divisão celular animal, formam um anel feito de actina e miosina, que atua para dividir uma célula, gerando duas células-
filhas.
IV. Formados pela proteína actina, têm papel estrutural na célula, conectam-se logo abaixo da membrana plasmática, na região do ectoplasma, conferindo a consistência firme dessa região.

Essas características pertencem aos
A) Microtúbulos.
B) Filamentos intermediários.
C) Cílios.
D) Centríolos.
E) Microfilamentos.

Publicidade

02) (UPF/2021)  A emissão de pseudópodes nas amebas, a fagocitose nos macrófagos e o movimento de ciclose nas células de folhas de Elodea são processos que ocorrem devido a estruturas do citoesqueleto celular denominadas
A) microfilamentos.
B) microtúbulos.
C) filamentos intermediários.
D) tubulinas.
E) vimentinas.

03) (Enem 2019 – PPL) A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.

Publicidade

O pesquisador concluiu que a droga age sobre os
A) microtúbulos apenas.
B) filamentos de actina apenas.
C) filamentos intermediários apenas.
D) filamentos de actina e microtúbulos.
E) filamentos de actina e filamentos intermediários.

04) (Pism – UFJF)  Os espermatozoides são gametas masculinos que apresentam flagelo responsável pela sua locomoção.
Assinale a opção CORRETA que indica qual elemento do citoesqueleto participa da constituição do flagelo do espermatozoide.
A) microtúbulos
B) filamentos de actina
C) queratina
D) neurofilamentos
E) filamentos intermediários

05) (Pism – UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele
A) está envolvido no movimento dos espermatozoides.
B) participa do processo de contração muscular.
C) apresenta centríolos como um dos seus componentes.
D) tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.
E) participa da adesão entre células.

06) (UFRGS/2020) Os cílios e os flagelos de células eucariotas são estruturas responsáveis pela locomoção e organizam-se a partir de microtúbulos especializados.
Considere as seguintes afirmações sobre cílios e flagelos.
I) Ambos, em corte transversal, têm a mesma estrutura interna, com nove conjuntos duplos de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais.
II) Os centríolos de células eucarióticas apresentam estrutura idêntica aos cílios e flagelos.
III) Os cílios e os flagelos são originados do corpúsculo basal que apresenta nove conjuntos triplos de microtúbulos periféricos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I
B) Apenas II
C) Apenas III
D) Apenas I e III
E) I, II e III

07) (IFPE/2018)  Na doença de Alzheimer, as alterações na proteína “tau” levam à desintegração dos “microtúbulos” existentes nas células do cérebro, destruindo o sistema de transporte dos neurônios, ou seja, inicialmente provoca disfunções na comunicação bioquímica entre os neurônios e, numa fase posterior, a morte destas células.
Na divisão celular os “microtúbulos” são responsáveis

A) pela organização do fuso mitótico.
B) pela contratação muscular.
C) pela atividade de endocitose.
D) pela atividade de exocitose.
E) pelo estrangulamento dá célula na citocinese.

08) (UFC) O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Assinale a alternativa que apresenta uma função dessa estrutura na célula.
A) Manter a forma e a sustentação de bactérias.
B) Participar da descondensação dos cromossomos.
C) Permitir a digestão de vários compostos nas células.
D) Possibilitar a oxidação de substâncias orgânicas no interior da célula.
E) Permitir a adesão da célula a células vizinhas e a superfícies extracelulares.

09) (UEPG/2022) A forma e a sustentação interna da célula eucariótica são dadas principalmente pelo citoesqueleto. Sobre o citoesqueleto e seus filamentos/proteínas constituintes, assinale o que for correto.
01) Sem actina, as células animais podem formar um fuso mitótico funcional e separar seus cromossomos, mas não podem sofrer divisão.
02) Os microtúbulos são formados por dímeros da proteína globular tubulina.
04) Os cílios e os flagelos têm a mesma estrutura interna: são compostos de nove grupos de dois microtúbulos periféricos e de um grupo de dois microtúbulos centrais.
08) Os filamentos intermediários são formados por uma grande variedade de proteínas fibrosas e conferem resistência mecânica às células.
16) As proteínas que compõem os filamentos do citoesqueleto podem se dispersar no citosol e depois se reorganizar em novos filamentos.

10) (UERJ/2022) A vincristina, substância utilizada no tratamento quimioterápico do câncer, interfere na distribuição igual de material genético para as células-filhas produzidas durante a divisão celular, o que compromete a viabilidade dessas células.
Nesse processo, a estrutura celular diretamente afetada pelo medicamento é denominada:
A) vacúolos
B) ribossomas
C) mitocôndrias
D) microtúbulos

11) (UFRGS/2022)  No bloco superior abaixo, estão listados dois componentes do citoesqueleto de células eucarióticas; no bloco inferior, eventos ocorridos durante a mitose.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Microtúbulos
2. Filamentos de actina
( ) Formação do fuso acromático.
( ) Formação do anel contrátil.
( ) Alinhamento dos cromossomos no equador da célula.
( ) Separação das cromátides irmãs.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) 1 – 2 – 1 – 1.
B) 1 – 1 – 2 – 2.
C) 1 – 2 – 1 – 2.
D) 2 – 1 – 2 – 1.
E) 2 – 1 – 1 – 2

12) (UERJ/2018) A ausência da proteína dineína, importante para o bom funcionamento de flagelos e cílios, é uma consequência de um distúrbio hereditário em seres humanos.
Indique o motivo pelo qual essa alteração genética resulta em frequentes problemas respiratórios nos seus portadores. Em seguida, relacione esse distúrbio com a infertilidade em indivíduos do sexo masculino.

Resolução das Questões sobre Citoesqueleto

01) As características citadas no enunciado referem-se aos microfilamentos de actina, integrantes do citoesqueleto diretamente relacionados aos movimentos celulares, além de participarem da formação de estruturas adesivas entre células adjacentes.
Resp.: E

02) O movimento ameboide caracteriza-se pela formação de projeções citoplasmáticas (pseudópodes  e tem importante papel na fagocitose; depende da alteração da consistência do citoplasma, entre os estados de sol e gel.
Na ciclose ocorre contínuo movimento de organelas e substâncias no citosol, em decorrente das interações entre filamentos de actina e de miosina (como ocorre, também, na contração muscular), com gasto de ATP.
Tanto a formação de pseudópodes como a ciclose são decorrentes da ação dos microfilamentos do citoesqueleto.
Resp.: A

03) Analisando a figura, verifica-se que houve alteração na superfície celular e não ocorreu alteração no flagelo. Dessa forma, conclui-se que a referida droga age em nível de microfilamentos do citoesqueleto (mais periféricos e diretamente envolvidos com a manutenção da forma da célula, formação de pseudópodos…).
Resp.: B

04) Cílios e flagelos são derivados de centríolos, estruturas constituídas por 27 microtúbulos organizados em 9 grupos de 3 microtúbulos cada.
Resp.: A

05) O citoesqueleto é uma rede tridimensional de filamentos de proteínas (tubulina, actina, queratina…) responsável pela formação de cílios e de flagelos (locomoção celular), pela contração da célula muscular, pelo movimento ameboide e  pelo movimento de ciclose. Também auxilia na manutenção da forma da célula e tem importante papel na adesão intercelular (por exemplo, os desmossomos são ancorados por filamentos intermediários do citoesqueleto).
Resp.: D

06) Apenas a afirmação II está errada. Apesar de serem derivados dos centríolos (que têm 9 grupos de 3 microtúbulos na composição), os cílios e flagelos possuem 9 grupos de 2 microtúbulos periféricos + 1 par de microtúbulos em posição central, não apresentando, portanto, a mesma estrutura.
Resp.: D

07) Na divisão celular, os microtúbulos são responsáveis pela organização das fibras do fuso, envolvidas com a migração dos cromossomos na anáfase.
Resp.: A

08) Dentre as opções citadas, a melhor escolha é a alternativa E. Os filamentos intermediários participam da composição dos desmossomos, com importante papel na adesão entre as células.
(Cabe ressaltar que os citoesqueleto também está presente em bactérias)
Resp.: E

09) 
01) Verdadeira. O fuso mitótico é formado a partir dos microtúbulos.
02) Verdadeira.
04) Verdadeira.
08) Verdadeira.
16) Verdadeira. Uma propriedade dos microfilamentos e dos microtúbulos é a capacidade de polimerização e despolimerização.
Resp.: 31 (01 + 02 + 04 + 08 + 16)

10) A distribuição do material genético durante a divisão celular ocorre por contração das fibras do fuso, formadas a partir dos microtúbulos do citoesqueleto.
Resp.: D

11) 
(Microtúbulos ) Formação do fuso acromático.
( Filamentos de actina) Formação do anel contrátil.
(Microtúbulos ) Alinhamento dos cromossomos no equador da célula.
(Microtúbulos ) Separação das cromátides irmãs.
Resp.: A

12) O mau funcionamento dos cílios acarreta um acúmulo de muco e de impurezas nas vias aéreas, dificultando a respiração.
Esse distúrbio reduz a mobilidade dos espermatozoides, comprometendo sua movimentação para a fecundação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

One thought on “Questões comentadas sobre citoesqueleto

  • PARABÉNS pelas ótimas questões bem atuais !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *