Biologia

Questões sobre Conceitos Básicos de Ecologia

01) (Enem/2020 – 2ª aplicação) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas.
Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

A) hábitat.
B) ecótopo.
C) nível trófico.
D) nicho ecológico.
E) ecossistema.

02) (Facig /2017 – Medicina) Analise as alternativas a seguir.
I. Organismo.
II. Sistemas.
III. Moléculas.
IV. Átomos.
V. Tecidos.
VI. Órgãos.
VII. Células.

A alternativa que indica corretamente a sequência lógica dos níveis de organização dos seres vivos é:
A) III, IV, VI, VII, V, I, II.
B) IV, III, VII, V, VI, II, I.
C) III, IV, VII, VI, V, I, II.
D) VII, III, IV, V, I, II, VI.

03) (Facig/2017 – Medicina) No pantanal, muitas espécies de aves, insetos, aranhas, mamíferos e plantas interagem entre si, e, embora só as plantas e os animais sejam mais fáceis de serem identificados, existem, ainda, muitos micro-organismos, importantes para a manutenção do equilíbrio do ambiente. Esses fatores bióticos representados pelos seres vivos que vivem no mesmo ambiente constituem um(a):
A) Biosfera.
B) População.
C) Ecossistema.
D) Comunidade.

04) (Unichristus/2021-2) Considere as seguintes espécies de seres vivos:
I. HPV.
II. Clostridium tetani.
III. Plasmodium vivax.
IV. Taenia saginata.
V. Ascaris lumbricoides.
No estudo dos níveis de organização em Biologia, pode-se inferir que essas espécies possuem em comum o nível de
A) célula.
B) molécula.
C) órgão.
D) sistema.
E) tecido.

05) (UFLA) Suponha que em um terreno coberto de capim-gordura vivam saúvas, gafanhotos, pardais e ratos do campo. A partir dessas informações, podemos afirmar que nessa região estão presentes:
A) seis populações.
B) duas comunidades.
C) cinco populações.
D) seis comunidades.
E) dois ecossistemas.

06) (UFTPR) A Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, ao longo dos seus 40 km de comprimento abriga em suas águas grande quantidade de plâncton que alimenta uma rica diversidade de peixes e aves. A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina. São vistas também muitas aves migratórias que aproveitam a permanência para recuperar peso e estocar energia. Flamingos, batuíras, colheiros, maçaricos brancos, gansos marinhos e cisnes de pescoço-preto são facilmente observados voando em bandos ou isolados.
O texto acima refere-se a:
A) uma população.
B) uma sucessão.
C) um bioma.
D) um nicho ecológico.
E) uma comunidade.

07) (UFPA/2016) Em relação aos níveis de organização de um ser vivo, a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2, 3 e 4, sendo
Célula → (1) → (2) → Sistema → (3) → (4) → Comunidade, é
A) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – corpo, 4 – espécie.
B) 1 – órgão, 2 – tecido, 3 – organismo, 4 – ecossistema.
C) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – organismo, 4 – população.
D) 1 – organela, 2 – tecido, 3 – corpo, 4 – população.
E) 1 – organela, 2 – órgão, 3 – tecido, 4 – órgão.

08) (Mackenzie/2015) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea
A) ocupam nichos ecológicos diferentes, porém o mesmo habitat.
B) ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes.
C) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
D) são consumidores de primeira ordem.
E) são consumidores de segunda ordem.

09) (Enem) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.174, Nov.2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
A) habitat
B) biótopo
C) nível trófico
D) nicho ecológico
E) potencial biótico.

10)  (UDESC/2019) Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte informação.
Ao conjunto de populações que interagem em um mesmo habitat de maneira direta ou indireta chamamos de _____________.
A) ecossistema
B) comunidade biológica
C) biótopo
D) biosfera
E) nicho ecológico

11) (UFPR/2022) Espécime, população biológica e espécie são conceitos relacionados e muito importantes para o estudo da biodiversidade. A respeito desses conceitos, assinale a afirmativa correta.

A) Uma população biológica é constituída por espécimes da mesma espécie que vivem em uma mesma área geográfica.
B) Populações biológicas são grupos de espécies semelhantes, formadas por diferentes espécimes da mesma área geográfica.
C) Uma população biológica é formada por diferentes espécies que habitam áreas geográficas semelhantes.
D) Um espécime é um tipo de espécie que se distribui em diferentes populações biológicas ao longo de áreas geográficas distintas.
E) Espécimes são grupos de espécies semelhantes constituídas por populações biológicas da mesma área geográfica.

Gabarito das Questões sobre Conceitos Básicos de Ecologia

01) Além das características morfológicas do animal, o texto faz uma breve citação do modo de vida da gralha-do-cerrado, principalmente, com relação ao hábito alimentar. Assim, a descrição apresentada corresponde ao nicho ecológico da ave.
Resp.: D

02) A sequência dos níveis de organização dos seres vivos é a seguinte:
Átomos – moléculas – células – tecidos – sistemas – organismo – população – comunidade – ecossistema.
Resp.: B

03) O conjunto de todos os seres vivos que vivem em uma determinada área formam a comunidade (ou biocenose).
Resp.: D

04)  Os vírus, como o HIV, não possuem organização celular. São constituídos por moléculas orgânicas (basicamente proteínas + ácido nucleico), também presentes nos demais organismos citados.
Dessa forma, todos as espécies citadas possuem em comum o nível de molécula.
Resp.: B

05) No ambiente citado há 5 populações: a de capim gordura, a de saúvas (que são formigas cortadeiras), a de pardais, a de gafanhotos e a de ratos.
Resp.: C

06) O enunciado enfatiza os seres vivos que são encontrados na Lagoa do Peixe; ao conjunto desses seres vivos, tem-se uma comunidade.
Resp.: E

07) Relembrando a questão de número 01, os níveis de organização dos seres vivos obedece à seguinte sequência:
Resp.: C

08) Machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, o que indica a ocorrência de habitat comum entre eles. Como têm comportamentos alimentares diferentes, o nicho ecológico deles é diferente.
Resp.: A

09) A questão descreve o modo de vida do tamanduá , o que corresponde ao seu nicho ecológico.
Resp.: D

10) Um conjunto de populações em uma mesma área (mesmo habitat) compõe uma comunidade biológica.
Um termo que aparecendo com frequência é biótopo, que corresponde ao espaço vital característico de um determinado ser vivo.
Resp.: B

11) O termo espécime corresponde a cada indivíduo que integra uma população. Assim, uma população pode ser compreendida como  grupos de espécies semelhantes, formadas por diferentes espécimes da mesma área geográfica.

7 thoughts on “Questões sobre Conceitos Básicos de Ecologia

• Gostei muito das questões, me ajudou bastante.

Resposta
    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

Resposta
  • Muito bom as questões amei ..

Resposta
  • me ajudaram muito, errei somente duas.

Resposta
    • Parabéns! Agradecemos o feedback. Ajude-nos na divulgação do material.

• Amei as questões me ajudaram muito <3 Obrigada por existirem

Resposta
    • Que bom que gostou! Agradecemos pelo feedback.
      Ajude-nos na divulgação do site 🙂