Biologia

Questões sobre Hormônios Vegetais

01) (UFU/2023-2) Uma pesquisadora realizou quatro experimentos, descritos a seguir, com coleóptilos de aveia, demonstrando a importância significativa das auxinas no crescimento dos vegetais.

⦁ Experimento 1: Coleóptilos com o ápice removido não crescem. No entanto, se o ápice da semente de aveia for recolocado num coleóptilo decapitado, o crescimento vegetal será retomado.

⦁ Experimento 2: Retira-se o ápice de um coleóptilo e coloca-se esse ápice, durante algum tempo, sobre um bloco de ágar, que é uma gelatina natural. Depois, aplica-se apenas o bloco de ágar sobre um coleóptilo decapitado: observa-se que o coleóptilo cresce.

Publicidade

⦁ Experimento 3: Retirando o ápice de um coleóptilo e, em seguida, recolocando esse ápice sobre o coleóptilo decapitado, de forma unilateral, ocorre curvatura para o lado oposto daquele em que o ápice foi decapitado.

⦁ Experimento 4: Iluminando um coleóptilo unilateralmente, observa-se que a planta se curva em direção à luz.

Publicidade

Considerando o conjunto de experimentos sobre a atuação das auxinas no crescimento vegetal, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Iluminando-se o coleóptilo unilateralmente, o lado iluminado cresce mais; o lado escuro, crescendo menos, determina a curvatura da planta em direção à luz.
B) Recolocando-se o ápice de um coleóptilo unilateralmente sobre o lado esquerdo, este lado crescerá mais, o que provoca a curvatura do coleóptilo para o lado direito.
C) Colocando-se sobre um coleóptilo decapitado um bloco de ágar que não ficou exposto sob um ápice de coleóptilo, não se observa crescimento.
D) Decapitando-se um coleóptilo com o ápice, o crescimento vegetal será paralisado e, ao recolocar o ápice, o crescimento vegetal será retomado.

02) (Enem/2021)  O plantio por estaquia é um método de propagação de plantas no qual partes de um espécime são colocadas no solo para produzir novas gerações. Na floricultura, é comum utilizar o caule das roseiras para estaquia, pois a propagação da planta é positiva em razão da aplicação de auxinas na porção inferior do caule.
A utilização de auxinas no método de estaquia das roseiras contribui para

A) floração da planta.
B) produção de gemas laterais.
C) formação de folhas maiores.
D) formação de raízes adventícias.
E) produção de compostos energéticos.

03) (PUC-SP/2019) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.

O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:
A) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.
B) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.
C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.
D)Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

04) (UEMA/2013) Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fitohormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas.

Os fitohormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente,
A) citocininas, giberilinas, auxinas.
B) citocininas, auxinas, giberilinas.
C) auxinas, ácido abscísico, giberilinas.
D) ácido abscísico, auxinas, citocininas.
E) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

05) (UEPG/2018) O desenvolvimento e crescimento das plantas é regulado por hormônios vegetais (ou fitormônios), substâncias produzidas em determinados locais da planta e transportadas para outros, onde exercem suas funções. Assinale o que for correto sobre os hormônios vegetais.

01) As auxinas controlam diversas atividades na planta: causam alongamento das células recém-formadas a
partir dos meristemas, promovendo crescimento de raízes e caule; além disso, participam da formação dos frutos e do processo de abscisão.
02) As giberelinas são produzidas nos meristemas, nas sementes e nos frutos. Promove o crescimento de caule e de folhas, estimulando tanto as divisões celulares quanto o alongamento das células.
04) As citocininas, em associação com as auxinas, estimulam a divisão celular e são abundantes em locais da planta em que há grande proliferação celular, como sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e pontas de raízes.
08) O etileno tem como principal característica retardar o envelhecimento da planta e, causa ainda, dormência nas sementes, impedindo sua germinação prematura.
16) O ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas e é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno. A concentração deste hormônio é alta nas sementes e nos frutos.

06) (UDESC/2018) Complete as lacunas.
________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas.
Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
A) Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
B) Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
C) Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
D) Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
E) Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

07) (UFJF) O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?
A) auxina
B) citocinina
C) giberelina
D) etileno
E) ácido abscísico

08) (UEFS/2017) Na figura Ilustrada, observa-se o fototropismo do caule, e o seu desenvolvimento depende da concentração de AIA em regiões específicas do vegetal.

Em relação à concentração de AIA, para o crescimento desse vegetal, é correto afirmar:
A) A concentração de AIA é distribuída de maneira uniforme na região apical do caule.
B) A concentração do AIA é maior no lado I.
C) A região II foi a que mais cresceu.
D) Na raiz, a distribuição na concentração de AIA é a mesma observada no caule.
E) O AIA é sintetizado por todo o vegetal e não apresenta dominância apical.

09) (UCS/2017) Os vegetais constituem-se base alimentar do Planeta. O desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados pelos fitormônios ou hormônios vegetais (do grego horman, colocar em movimento). Embora a definição seja essa, existe um hormônio que pode inibir o crescimento das plantas, principalmente no inverno, e também ser responsável pelo controle da abertura dos estômatos em estiagens, além de causar a dormência de sementes. Assinale a alternativa que apresenta o hormônio caracterizado acima.
A) Auxina
B) Etileno
C) Citocinina
D) Giberelina
E) Ácido abscísico

10) (UnirG/2017)  Plantas que apresentam forte dominância apical, como o girassol – Helianthus annuus – podem desenvolver vários ramos laterais caso seu ápice seja removido. Isso ocorre porque, com a remoção do ápice, remove-se também a fonte de hormônio responsável pela manutenção da dominância apical.
Esse hormônio é
A) o ácido indolialcético
B) o ácido abscísico
C) o etileno
D) a citocinina.

11) (FEI/2021-2) Os frutos que seguem para exportação devem chegar ao destino saudáveis e perfeitos. Para evitar seu amadurecimento antecipado, precisam ser colocados em ambientes com baixa temperatura, pobres em O2 e ricos em CO2, evitando com isso a liberação do seguinte hormônio responsável pelo amadurecimento:
A) auxina
B) giberelina
C) etileno
D) citocinina
E) ácido abscísico

 

Gabarito das Questões sobre Hormônios Vegetais

01) O que determina o crescimento em curvatura do coleóptile é um crescimento diferencial entre o lado iluminado e o lado não iluminado. O coléoptile produz auxina, um hormônio fotossensível (portanto, a maior concentração de auxinas é no lado menos iluminado) responsável pelo alongamento celular. Assim, as células do lado que não recebeu luz crescem mais que aquelas localizadas no lado iluminado, o que determina a curvatura para o lado que está recebendo luz. (Cuidado: a questão pede a incorreta).
Resp.: A

02) Usadas em doses baixas, as auxinas contribuem para o enraizamento das estacas, aumentando a chance de vingamento da muda. Essas raízes que brotam de outras partes da planta (no caso, do caule) são chamadas de raízes adventícias.
Resp.: D

03) A questão aborda o fenômeno conhecido como dominância apical. A gema apical produz grandes quantidades de auxinas, que inibem o desenvolvimento das gemas laterais. Ao remover a gema apical (poda), essa dominância deixa de ocorrer e as gemas laterais desenvolvem.
Resp.: C

04) O alongamento caulinar é decorrente da ação de giberelinas; as citocininas retardam a senescência (envelhecimento) e o ácido abscísico é um forte inibidor do desenvolvimento vegetal.
Resp.: E

05) Apenas o item 08 está incorreto. O etileno estimula a queda de folhas e tem importante papel sobre a maturação de frutos.
Resp.: 23

06) As auxinas estão diretamente relacionadas com os movimentos vegetais conhecidos como tropismos (tanto o fototropismo quanto o geotropismo). Mais recentemente, tem sido comum o uso de auxinas (ácido indolilacético) para estimular o desenvolvimento do ovário sem que o óvulo se desenvolva, possibilitando a formação de frutos sem sementes (partenocárpicos).
Resp.: B

07) O principal hormônio envolvido na quebra de dormência de sementes é a giberelina.
Resp.: C

08) As auxinas são hormônios fotossensíveis e, portanto, acumulam-se nas regiões menos iluminadas. Os caules reagem bem a altas concentrações de auxinas, apresentando alongamento celular. Assim, o local menos iluminado (com mais auxina) cresce mais que o local mais iluminado e, consequentemente, a planta curva em direção à luz.
Resp.: B

09) O ácido abscísico é o principal hormônio inibidor do desenvolvimento vegetal provocando, por exemplo, o fechamento dos estômatos em situações de déficit hídrico no solo.
Resp.: E

10) A dominância apical é um fenômeno decorrente da produção de auxinas (ácido indolilacético) pela gema apical. Com a remoção da gema apical, a taxa de AIA (ácido indolilacético) reduz e as gemas laterais desenvolvem.
Resp.: A

11) O hormônio envolvido com o amadurecimento dos frutos é o etileno; cuja liberação deve, portanto, ser inibida para maior preservação dos frutos.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *