Biologia

Questões resolvidas sobre biomas

01) (Mackenzie/2023) O clima é um grande determinante na distribuição da vegetação. As abrangências das espécies estão frequentemente limitadas pelas condições físicas do ambiente, sendo a temperatura e a umidade as principais no meio terrestre. No bioma Floresta Temperada pode ocorrer o congelamento da água no solo durante o inverno, dessa forma, os seres vivos possuem adaptações para sobreviverem a essa condição.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da vegetação desse bioma.

A) Vegetação em estado de dormência.
B) Vegetação perene.
C) Vegetação rasteira.
D) Vegetação baixa, sem árvores.
E) Vegetação xerófita.

Publicidade

02) (UFJF) O Brasil é considerado o país da megadiversidade. O conhecimento da estrutura dos seus diferentes tipos de biomas é fundamental para o manejo sustentado e conservação. Associe as colunas, relacionando os tipos de biomas às características apresentadas:

I Floresta Amazônica (  ) Solos pobres em minerais e ricos em húmus
II Mata Atlântica (  ) Solos ácidos com excesso de alumínio
III Caatinga (  ) Chuvas com distribuição irregular e escassa
IV Cerrado (  ) Árvores com caules retorcidos, cascas grossas e folhas coriáceas
V Manguezal (  ) Árvores e arbustos caducifólios ou com evidente redução da superfície foliar
VI Pantanal (  ) Habitat natural do mono-carvoeiro e do mico-leão-dourado
(  ) Solos com baixo teor de oxigênio, raízes tipo escora e pneumatóforo.
(  ) Maior diversidade de aves do país.

A sequência correta é:

Publicidade

A) I, V, III, IV, VI, I, V, II.
B) III, IV, VI, V, III, I, VI, VI.
C) II, V, VI, IV, V, II, III, I.
D) I, IV, III, IV, III, II, V, VI.
E) III, I, V, III, IV, VI, II, IV.

03) (Unicamp/2023) Relatório publicado pelo MapBiomas apresentou dados referentes à área de mineração – garimpo e mineração industrial – no Brasil. Os dados indicam um crescimento de 31 mil para 206 mil hectares entre 1985 e 2020.

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros e as respectivas áreas de mineração em 2020.

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimen­tos, é correto afirmar que o bioma

A) Mata Atlântica tem área de mineração industrial maior do que de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o cinturão do desmatamento e o assore­amento dos rios da maior bacia hidrográfica do país.
B) Amazônia tem área de garimpo maior do que a de mine­ração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de ouro e grande desmatamento nas unidades de conservação e terri­tórios indígenas, com contaminação do rio Tapajós.
C) Cerrado tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o soterramento de nascentes e comprome­tendo o potencial hidroelétrico na região.
D) Caatinga tem área de mineração industrial maior do que a de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de níquel, cau­sando a escassez de água na região, água essa utilizada para lavar o metal, o que contamina o rio Tocantins.

04) (UECE/2017) O cerrado, vegetação representativa, principalmente da região Centro-oeste do Brasil, caracteriza-se por plantas adaptadas às condições climáticas às quais estão submetidas. Considerando as particularidades do cerrado, assinale a opção que identifica plantas típicas desse bioma, em relação a espécies vegetais características de outros biomas brasileiros.

A) Galhos tortuosos e cascas duras e grossas.
B) Ausência de folhas em épocas de seca.
C) Glândulas foliares que eliminam o excesso de sal.
D) Elevado porte e copa fechada.

05) (PUC-GO/2019-2) O Brasil possui uma biodiversidade que é considerada estratégica dentro dos conceitos de bioeconomia, podendo gerar riquezas do ponto de vista financeiro, com a exploração racional aliada ao uso sustentável dos recursos naturais.

No Brasil, existem vários biomas, os quais abrigam considerável número de espécies endêmicas.

Sobre os biomas brasileiros, analise atentamente as proposições a seguir e marque a resposta correta:
A) O bioma Pantanal é encontrado em todos os estados do Centro-Oeste brasileiro.
B) O bioma Pampa é encontrado em clima tropical, com predominância de espécies arbóreas.
C) Grande parte do bioma Caatinga encontra-se na região norte do Brasil, que possui clima favorável ao desenvolvimento desse tipo de vegetação.
D) O bioma Cerrado é o segundo maior do Brasil em termos de área ocupada em sua composição original.

06) (FUVEST/2021) Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas.

Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

A) Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
B) Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
C) Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.
D) Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.
E) Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

07) (Unicamp/2022)  A estiagem prolongada no Pantanal, devido às fracas temporadas de chuvas em 2019 e 2020, criou condições para a manutenção e propagação do fogo, e para o menor nível de inundação do Pantanal dos últimos 50 anos.

(Adaptado de Marcos Pivetta, Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 297, nov. 2020, p. 31-35.)

Considerando as informações fornecidas e seu conhecimento sobre os biomas, é correto afirmar que

A) a pluviosidade sobre os rios da bacia do rio Paraguai é determinante para as inundações do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e campo. A produtividade primária do bioma, devido à conversão de luz solar em energia e biomassa, dá suporte para os demais níveis tróficos.
B) a pluviosidade sobre os rios da bacia do rio Cuiabá é determinante para as inundações do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e caatinga. A produtividade primária do bioma, devido à conversão de luz solar em energia e matéria orgânica, dá suporte aos animais endêmicos.
C) as chuvas sobre os rios da bacia do rio Paraguai são importantes para o ciclo de alagamento do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e caatinga. A produtividade secundária do bioma, com a conversão de luz solar em energia e biomassa, dá suporte para os demais níveis tróficos.
D) as chuvas sobre os rios da bacia do rio Cuiabá são importantes para o ciclo de alagamento do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e campo. A produtividade secundária do bioma, com a conversão de luz solar em energia e matéria orgânica, dá suporte aos animais endêmicos.

08) (Unesp/2022) A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem.

Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática.

A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade.

E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.

As figuras que representam as espécies anfiestomática, hipoestomática e epiestomática estão corretamente relacionadas a seus respectivos biomas em:

A) 3 – Caatinga, 1 – Pantanal e 2 – Cerrado.
B) 1 – Amazônia, 2 – Cerrado e 3 – Mata Atlântica.
C) 3 – Mata Atlântica, 2 – Cerrado e 1 – Pantanal.
D) 1 – Pantanal, 3 – Amazônia e 2 – Caatinga.
E) 2 – Amazônia, 1 – Mata Atlântica e 3 – Caatinga.

09) (Enem/2013 – PPL) O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado.

NASCIMENTO, M. S. V. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2011.

Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como

A) folhas substituídas por espinhos, a fim de reduzir a perda de água para o ambiente.
B) folhas grossas, que caem em períodos frios, a fim de reduzir a atividade metabólica.
C) caules modificados, que armazenam água, a fim de suprir as plantas em períodos de seca.
D) raízes desenvolvidas, que penetram profundamente no solo, em busca de água.
E) raízes respiratórias ou pneumatóforos, que afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.

10) (Enem/2017 – 2ª aplicação)  Asa branca

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
[…]

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br.
Acesso em: 29 set. 2011 (adaptado)

O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por
A) índices pluviométricos baixos.
B) alta taxa de evapotranspiração.
C) temperatura de clima temperado.
D) vegetação predominantemente epífita.
E) migração das aves no período reprodutivo.

11) (Enem) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

A) Cascas finas e sem sulco ou fendas.
B) Caules estreitos e retilíneos.
C) Folhas estreitas e membranosas.
D) Gemas apicais com densa pilosidade.
E) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

12) (FATEC/2022-2) Entre os objetivos propostos pela Agenda 2030, destaca-se o de proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
Como exemplos de áreas úmidas, destacam-se: charcos, várzeas, rios, estuários, toda a extensão de pântanos, manguezais, os recifes de coral e a maior planície alagável do planeta, partilhada por três países – Brasil, Paraguai e Bolívia – o Pantanal.
A fim de conservar melhor o Pantanal, devem-se compreender melhor as riquezas e potencialidades dessa área de planície alagável.

Sobre esse bioma, assinale a alternativa correta.

A) Apresenta vegetação constituída predominantemente por gramíneas e fauna de vertebrados formada principalmente por roedores, como hamsters e marmotas, além de carnívoros, como coiotes e alces.
B) Apesar de estarem em solo encharcado, as plantas desse bioma não absorvem água com eficiência devido às constantes temperaturas do solo abaixo de 5ºC e sofrem com a desidratação, processo chamado de seca fisiológica.
C) Ocupa cerca de 10 % do território brasileiro, estendendo-se principalmente pelos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e pelo norte de Minas Gerais. Entre as espécies vegetais, apresenta o pau-brasil, orquídeas e samambaias. A fauna se destaca pela presença do mico-leão-dourado, onças, guepardos e raposas.
D) Localiza-se na faixa equatorial do planeta, com fauna rica e abundante. A vegetação apresenta árvores de grande porte, cujas copas mais altas formam um “teto” de vegetação, sob o qual existe um patamar interno, formado pelas copas de árvores mais baixas.
E) Apresenta elevada biodiversidade, em que a fauna de vertebrados abunda, no meio aquático, em peixes, e no meio terrestre, em aves, capivaras, antas, onças, jacarés e serpentes. A flora é principalmente constituída por ervas, arbustos e árvores diversas, como palmeiras, ipês e aroeiras.

Resolução das Questões sobre Biomas

01) Uma característica da vegetação de uma Floresta Temperada é a dormência de suas gemas, o que impede a formação e o crescimento de novos ramos e flores, o que não é interessante em uma época de escassez de luminosidade e temperaturas muito baixas.
Resp.: A

02) 
Solos pobres em minerais e ricos em húmus –> característica da Amazônia.
Solos ácidos com excesso de alumínio –> característica do Cerrado.
Chuvas com distribuição irregular e escassa –> característica da Caatinga.
Árvores com caules retorcidos, cascas grossas e folhas coriáceas –> característica do Cerrado.
Árvores e arbustos caducifólios ou com evidente redução da superfície foliar –> característica da Caatinga.
Habitat natural do mono-carvoeiro e do mico-leão-dourado –> Mata Atlântica
Solos com baixo teor de oxigênio, raízes tipo escora e pneumatóforo –> Mangue. Os pneumatóforos são raízes que crescem para cima (possuem geotropismo negativo).
Maior diversidade de aves do país –> Pantanal.
Resp.: D

03) A análise do mapa mostra que a área de garimpo na Amazônia é muito maior que a mineração industrial. Neste bioma, observa-se um constante processo de desmatamento, inclusive, com invasão de áreas indígenas. A exploração do ouro, com uso de mercúrio no processo de purificação, provoca poluição dos rios da região (o Tapajós é um deles) e pode comprometer a saúde da população ribeirinha, devido à bioacumulação desse metal.
Resp.: B

04) Uma característica marcante da vegetação do Cerrado é a presença de galhos retorcidos e casca grossa, em decorrência da elevada acidez e excesso de alumínio no solo.
Resp.: A

05) 
A) Falsa. O Pantanal ocorre apenas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
B) Falsa. O Pampa ocorre em regiões de clima temperatura e apresenta vegetação de pequeno porte.
C) Falsa. A Caatinga ocorre no Nordeste e no norte de Minas Gerais.
D) Verdadeira. O Cerrado tem sua extensão superada apenas pela Amazônia.
Resp.: D

06) Enquanto no Cerrado predominam plantas com casca grossa (adaptação contra fogo) e caules retorcidos, na Mata Atlântica as plantas apresentam casca mais fina e folhas mais largas (não há problema de escassez hídrica).
Resp.: C

07) O Pantanal tem como característica a presença de extensas planícies que tornam-se alagadas pelas águas do Rio Paraguai e de seus afluentes.

A vegetação, através do processo de fotossíntese, converte energia luminosa em energia química, armazenada nos compostos orgânicos (produtividade primária), responsáveis pela manutenção dos demais níveis tróficos.
Resp.: A

08) A figura 1 é de uma planta epiestomática, visto que se trata de uma planta aquática; essa disposição dos estômatos pode ser encontrada, por exemplo, em plantas do Pantanal, da Amazônia e até mesmo da Mata Atlântica.

A figura 2 indica uma planta hipoestomática, uma vez que se trata de uma espécie de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. A presença de estômatos na face abaxial (inferior) é uma importante adaptação contra a perda excessiva de água (por transpiração). Essa adaptação pode ser encontrada, por exemplo, em plantas do Cerrado.

A figura 3 indica uma planta anfiestomática, visto que se trata de uma planta adaptada a ambientes quentes e alta pluviosidade como, por exemplo, na Mata Atlântica.
Resp.: C

09) Uma característica marcante das plantas de mangue é a presença de raízes que crescem para cima, responsáveis pela captação do O2 do ar e sua distribuição às raízes que se encontram no solo lodoso.
Resp.: E

10) O trecho da canção “Asa Branca” faz menção à Caatinga, uma bioma que ocorre em região de chuvas irregulares e escassas.
Resp.: A

11) A presença de muitos pelos (densa pilosidade) tanto nas folhas como nas gemas é uma estratégia para reduzir a perda excessiva de água;  portanto, comum em plantas de regiões com déficit hídrico.
Resp.: D

12)  O pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo, e engloba os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul (com parte também na Bolívia e no Paraguai). O bioma apresenta uma vegetação bastante diversificada, com árvores de médio e grande porte, muitos tipos de palmeiras e até vegetação tortuosa, como ocorre no Cerrado.

A fauna é muito rica em aves, formas aquáticas (peixes; moluscos….), répteis (serpentes; jacarés) e mamíferos como antas, onças e capivaras.
Resp.: E

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *