Biologia

Questões sobre Evidências da Evolução

O estudo da evolução dos seres vivos é possível graças à ocorrência de várias evidências de que as espécies modificaram-se ao longo do tempo geológico. A ocorrência de fósseis – considerados os testemunhos da evolução -; o estudo comparativo do desenvolvimento embrionário; o estudo comparativo de biomoléculas; a ocorrência de órgãos vestigiais e de órgãos homólogos são boas evidências da evolução. Ao estudar esse assunto, o vestibulando olhar com atenção os conceitos de órgãos homólogos (mesma origem embrionária refletindo, assim, um parentesco comum entre as espécies; são decorrentes de uma irradiação adaptativa) e de órgãos análogos (mesma função e diferente origem embrionária; não indicam parentesco evolutivo; são decorrentes de uma convergência adaptativa).

O assunto vem aparecendo mais em processos seletivos, quando comparado a anos anteriores. Portanto, vale a pena estudá-lo. Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos relacionados a evidências da evolução. Bons estudos e sucesso nas provas!

01) (Unicamp/2023) Leia o texto a seguir para responder à questão 01.

A proteína verde fluorescente, do inglês green fluorescence protein (GFP) – observada pela primeira vez na água-viva (Aequorea victoria) –, tornou-se uma das ferramentas mais importantes usadas na biociência contemporânea. Evolutivamente, a distribuição filogenética dos genes homólogos de GFP foi encontrada apenas nos filos Cnidaria, Arthropoda e Chordata.

(Adaptado de MACEL, Marie-Lyne et al. Zoological Letters, Londres. v. 6, p.2-11, 2020.)

Considerando a distribuição filogenética do gene GFP, é correto afirmar a hipótese de origem em
A) ancestral metazoário comum e eventos independentes de perda do gene em vários clados.
B) ancestrais metazoários distintos e manutenção do gene em todos os metazoários marinhos.
C) ancestral metazoário comum e manutenção do gene em todos os metazoários marinhos.
D) ancestrais metazoários distintos e eventos independentes de perda do gene em vários clados.

02) (Unicamp/2024) O conceito apresentado na figura a seguir é importante para fundamentar a classificação biológica baseada nas relações evolutivas entre os organismos.

É correto afirmar que as estruturas anatômicas indicadas

A) no humano e no lagarto são consideradas análogas; trata-se de um caso de evolução convergente.
B) na baleia e no pássaro são consideradas homólogas; trata-se de um caso de evolução divergente.
C) no lagarto e no pássaro são consideradas homólogas; trata–se de um caso de evolução convergente.
D) no humano e na baleia são consideradas análogas; trata-se de um caso de evolução divergente.

03) (Albert Einstein/2017)  O orangotango, o chimpanzé e a espécie humana apresentam grande semelhança bioquímica.

Após análise de substâncias e processos que ocorrem nas células, qual das situações abaixo permite apontar essa semelhança entre as três espécies?
A) Os diversos tipos de aminoácidos livres no citosol.
B) A existência de transporte ativo de íons através da membrana plasmática.
C) A sequência de aminoácidos que constituem os citocromos presentes na mitocôndria.
D) As sequências de anticódons das moléculas de RNA transportador presentes no citosol.

04) (UFJF) Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que

A) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
B) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados.
C) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
D) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
E) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.

05) (UDESC/2018)  Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

Esse processo é conhecido como
A) isolamento reprodutivo.
B) irradiação adaptativa.
C) homologia.
D) alopatria.
E) convergência adaptativa.

06) (CESMAC/2019-2)  No Brasil, diferente de outros países ocidentais, a teoria evolutiva tem sido posta em cheque por grupos religiosos que apontam a ausência de provas do surgimento dos seres vivos no planeta, segundo defendeu Darwin em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Considerando esse tema, são evidências da evolução:
1) vestígios fósseis de seres vivos que ficaram preservados em rochas e outros materiais, indicando a existência de organismos no passado diferentes dos atuais.
2) características homólogas entre espécies, como a asa do morcego e o membro anterior humano, que apesar de ter funções diferentes, apresentam a mesma origem evolutiva, indicando que tais espécies são relacionadas do ponto de vista filogenético.
3) órgãos vestigiais, como o apêndice vermiforme, que apresenta tamanho reduzido e ausência de função no homem, mas é maior e funcional em diferentes espécies de mamíferos, indicando ancestralidade comum.
4) a comparação de genomas de algumas espécies de macacos e do homem, apontando mais de 98% de similaridade, o que demonstra parentesco evolutivo próximo entre si.
Estão corretas:
A) 1, 2 e 3 apenas.
B) 2 e 3 apenas.
C) 2, 3 e 4 apenas.
D) 3 e 4 apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.

07) (UNESP) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.

Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca (“Ciência Hoje”, outubro de 2004).
No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que

A) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
B) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
C) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
D) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
E) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum.

08) (UFES) A figura a seguir representa a possível relação evolucionária de diferentes organismos, deduzida a partir de análises bioquímicas usadas para a comparação das sequências nucleotídicas dos genes do RNA ribossômico (subunidade menor) desses organismos.

A partir da análise da figura foram feitas as seguintes afirmativas:

I – Durante o processo evolutivo desses organismos, os genes responsáveis pelo RNA ribossômico apresentam sequências altamente conservadas, o que torna possível o estabelecimento das relações filogenéticas.
II – Quanto maior a distância entre esses organismos, maior o número de mutações ocorridas na sequência nucleotídica estudada.
III – Os vertebrados e os procariontes apresentam um ancestral comum, apesar das diferenças marcantes quanto à sua organização celular.
IV – As plantas, animais e linhagens de fungos divergem a partir de um ancestral comum, relativamente tarde na evolução das células eucariontes.
V – O homem e o sapo apresentam entre si um menor grau de homologia da sequência nucleotídica em questão, em comparação àquele existente entre o milho e a levedura.

Considerando as proposições, conclui-se que estão CORRETAS

A) I, II, III, IV e V.
B) apenas I, II, III e IV.
C) apenas I, II e IV.
D) apenas I e II.
E) apenas III e V.

09) (UPF/2021)

Embora pinguins sejam aves, tubarões sejam peixes, e golfinhos sejam mamíferos, todos apresentam uma característica em comum: corpos de formato hidrodinâmico, adaptado ao seu modo de vida aquático. O fenômeno evolutivo por meio do qual uma característica semelhante surge independentemente em duas ou mais espécies não diretamente relacionadas é denominado:

A) Divergência evolutiva
B) Convergência evolutiva
C) Homolgia evolutiva
D) Seleção artificial
E) Melhoramento genético

10) (UFSCar) O programa “Fantástico”, exibido pela Rede Globo em 01.08.2004, apresentou em um de seus quadros um provável animal do futuro, uma possível espécie de ave que poderá existir daqui a alguns milhões de anos. Por essa época, o encontro entre massas continentais provocará o aparecimento de imensas cordilheiras, muito mais altas que as atualmente existentes. Segundo o programa, nesse ambiente possivelmente existirão aves portadoras de 2 pares de asas, o que lhes garantiria maior sustentação em condições de ar rarefeito. Essas aves seriam as descendentes modificadas de espécies atuais nas quais há apenas um par de asas. Se isso realmente ocorrer, e considerando que o par de asas das aves atuais é homólogo aos membros anteriores de mamíferos e répteis, é mais provável que esse novo par de asas

A) seja homólogo ao par de pernas das aves atuais.
B) seja análogo ao par de pernas das aves atuais.
C) seja homólogo ao par de asas das aves atuais.
D) apresente os mesmos ossos das asas atuais: úmero, rádio e cúbito (ulna).
E) apresente novos ossos criados por mutação, sem similares dentre os das aves atuais.

11) (PUC-MG) O esquema adiante mostra uma possível filogenia para os vertebrados.

É correto afirmar, EXCETO:

A) O grupo dos tetrápodes deve ter evoluído a partir de ancestrais com nadadeiras lobadas.
B) A endotermia das aves deve ter evoluído independentemente dos mamíferos.
C) O voo possibilitou uma maior radiação adaptativa entre as aves do que em répteis e mamíferos.
D) A independência do meio aquático para a reprodução e a conquista definitiva do ambiente terrestre surgem com os amniotas.

12) (UEMG/2018)  Ao se observar a natureza, é possível se deparar com diferentes animais capazes de voar, como diferentes insetos, pássaros e mamíferos. Esses animais possuem asas adaptadas à função de voar que têm origens embrionárias diferentes, sendo assim denominadas órgãos análogos. A adaptação evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolver formas corporais análogas. Esse processo é denominado
A) recombinação gênica.
B) teoria sintética da evolução.
C) seleção natural.
D) convergência evolutiva.

13) (UNIVAG/2015)  As setas nas imagens indicam a probóscide de uma borboleta e o bico de um beija-flor.

Tendo em vista os conceitos evolutivos atuais, é correto afirmar que as estruturas indicadas pelas setas são
A) análogas e convergentes, pois desempenham a mesma função.
B) homólogas e divergentes, pois apresentam a mesma composição química.
C) homólogas e convergentes, devido à mesma origem embrionária.
D) análogas e divergentes, pois desempenham diferentes funções.
E) homólogas e convergentes, devido à mesma composição química e à mesma função.

14) (UFSC) Existem várias provas da evolução e dentre elas podemos citar as embriológicas. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:

01. as nadadeiras dos golfinhos, assim como braço e mão humanos, são ditos órgãos homólogos e são herdados de um ancestral comum.
02. as nadadeiras dos golfinhos e as asas das aves têm a mesma origem embrionária e diferentes funções, decorrentes da adaptação a diferentes modos de vida, processo conhecido como divergência evolutiva.
04. as nadadeiras dos golfinhos e as nadadeiras das tainhas são órgãos de diferentes origens embrionárias e têm a mesma função, o que é chamado de convergência evolutiva.
08. as asas dos insetos e as asas das aves são ditos órgãos homólogos, pois têm a mesma origem embrionária.
16. as nadadeiras dos golfinhos, as asas dos morcegos e os braços e as mãos dos humanos têm origem embrionária diferente.
32. as baleias, os golfinhos, os peixes-boi e as focas pertencem à ordem dos cetáceos, pois possuem órgãos análogos e sinérgicos em comum, como as nadadeiras e a bexiga natatória.

15) (Estácio/2020) Algumas espécies de baleia se alimentam exclusivamente de pequenos crustáceos, utilizando estruturas, em
formato de barbatana presentes nas maxilas, para filtrá-los. Nos flamingos, o mecanismo de filtração é bastante similar, pois essas aves apresentam uma mandíbula inferior grande e estruturas que retêm pequenos invertebrados presentes na água doce.
O fenômeno evolutivo que confere a capacidade de filtração para a obtenção de alimento desses dois animais
é resultado do seguinte processo:
A) convergência adaptativa
B) isolamento reprodutivo
C) seleção direcional
D) mutação dirigida

Questões Discursivas sobre Evidências da Evolução

16) (UFU) Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas.

Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução?

17) (Unicamp)  Várias evidências científicas comprovam que as aves são descendentes diretas de espécies de dinossauros que sobreviveram ao evento de extinção em massa que assolou o planeta 65 milhões de anos atrás. O achado mais recente, um dinossauro emplumado chamado ‘Epidexipteryx hui‘, foi apresentado na revista “Nature”. Alguns dinossauros menores adquiriram a capacidade de voar, e foram eles, provavelmente, que sobreviveram ao cataclismo e deram origem às aves modernas.

(Adaptado de Herton Escobar, “Curiosidades e maravilhas científicas do mundo em que vivemos”. https://www.estadao.com.br/vidae/imagineso_265208,0.htm. Acessado em 27/10/2008.)

a) Conforme o texto, as aves provavelmente seriam descendentes de um grupo de dinossauros, relação cada vez mais evidenciada pelo estudo dos fósseis. Contudo, as aves modernas diferem dos répteis quanto ao sistema respiratório, diferença essa que pode ser considerada uma adaptação ao voo. Que diferença é essa e como ela está relacionada ao voo?

b) A capacidade de voar ocorre não só em aves, mas também em mamíferos, como os morcegos, e em insetos. Os pesquisadores explicam que as asas podem ser órgãos homólogos, em alguns casos, e órgãos análogos, em outros. Indique em quais dos animais citados as asas são órgãos homólogos e em quais são órgãos análogos. Em que diferem esses dois tipos de órgãos?

18) (Pism/2020) Observe atentamente as duas figuras abaixo:

Ambas as figuras colocam em destaque estruturas de diversos grupos animais. Seu agrupamento foi realizado
tomando por base o campo da anatomia comparada.
A) Analise a seguinte frase: “Levando em conta os conceitos da anatomia comparada, a figura 1 representa estruturas
__________”. Escreva uma palavra para substituir o espaço em branco.
B) Analise a seguinte frase: “Levando em conta os conceitos da anatomia comparada, a figura 2 representa estruturas
__________”. Escreva uma palavra para substituir o espaço em branco.
C) Compare as estruturas respondidas no item (a) com as estruturas respondidas no item (b), no que diz respeito às
suas origens embrionárias e funções.

Gabarito das Questões sobre Evidências da Evolução

01) Considerando o texto base, é mais sensato pensar em um ancestral metazoário (visto que todos os grupos citados são de metazoários), porém, com perda desse gene em diversos clados, visto que o gene GFP está presente somente em cnidários, artrópodes e cordados.
Resp.: A

02) As estruturas anatômicas mostradas na figura são homólogas, visto que apresentam uma ancestralidade comum; logo, têm a mesma origem embrionária.
As diferenças entre os membros é decorrente de uma irradiação adaptativa (evolução divergente), em que indivíduos vivendo em locais diferentes apresentaram estruturas diferentes selecionadas.
Resp.: B

03) Os três seres apresentados na questão são mamíferos, ou seja, são organismos muito próximos do ponto de vista evolutivo. Esta proximidade pode ser verificada a partir da análise bioquímica de biomoléculas como, por exemplo, os citocromos da cadeia respiratória.
Resp.: C

04) A asa dura de um besouro e a asa de uma ave são estruturas análogas (possuem mesma função e diferente origem embrionária). Essas estruturas não são evidência da evolução, visto que são decorrentes de uma evolução convergente (e não de uma irradiação adaptativa.
Resp.: C

05) O enunciado relata que as espécies citadas não são aparentadas. Dessa forma, a semelhança corporal existente entre elas, bem como a presença de nadadeiras é decorrente de uma evolução convergente (estruturas análogas).
Resp.: E

06) Todas as citações são evidências evolutivas.
Resp.: E

07) A semelhança bioquímica entre biomoléculas de duas espécies (ex.: sequência de bases do DNA; sequência de aminoácidos de certa proteína…) é uma evidência de que as espécies em análise são próximas evolutivamente.
Resp.: C

08) Analisando a árvore filogenética apresentada, constata-se que homem e sapo divergem muito tardiamente e os dois grupos partem do mesmo nó, o que indica grande parentesco evolutivo. Isso significa que a sequência de nucleotídeos do DNA do sapo e do homem são mais semelhantes que aquela existente entre milho e levedura (que separaram antes e não são grupos irmãos). Portanto, o item V está incorreto.
Resp.: B

09) O fenômeno envolvido na questão é a convergência evolutiva (ou evolução convergente), que se caracteriza pela ocorrência de características semelhantes em organismos não filogeneticamente relacionados.
Resp.: B

10) Como as aves em questão seriam descendentes das aves atuais, o novo par de asas será uma estrutura homóloga ao par de patas das aves atuais.
Resp.: A

11) A questão exige basicamente uma leitura da árvore filogenética apresentada. Analisando-a, verifica-se que o grupo das aves são originou outro(s) grupo(s) de organismos, diferentemente do que ocorreu com os répteis. Dessa forma, o item C está incorreto.
Resp.: C

12) A estruturas análogas são decorrentes de um fenômeno conhecido como evolução convergente (ou convergência adaptativa) –> grupos diferentes, submetidos às mesmas pressões seletivas, têm estruturas semelhantes selecionadas.
Resp.: D

13) A probóscide da borboleta e o bico do beija-flor são exemplos de órgãos análogos. São estruturas com a mesma função e diferente origem embrionária (estruturas convergentes).

14)
01. Verdadeiro
02. Verdadeiro
04. Verdadeiro
08. Falso. As asas dos insetos e as asas das aves são órgãos análogos.
16. Falso. As estruturas citadas são homólogas, o que indica origem embrionária comum.
32. Falso. As nadadeiras dos animais citados são estruturas homólogas (ancestralidade comum).
Resp.: 07 (01 + 02+ 04)

15) As estruturas citadas na questão apresentam a mesma função, porém, com diferente origem embrionária. São decorrentes de um processo chamado convergência adaptativa (essas estruturas com mesma função e diferente origem embrionária recebem o nome de estruturas análogas).
Resp.: A

16) O estudo comparado de registros fósseis e a análise comparativa das sequências de bases nitrogenadas do DNA de espécies distintas pode permitir a determinação do grau de parentesco evolutivo.

17) a) As aves modernas possuem sacos aéreos e ossos pneumáticos, estruturas que diminuem o peso do animal.

b) Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionária; é o caso das asas das aves e dos morcegos. Órgãos análogos apresentam a mesma função, isto ocorre entre as asas dos insetos e as das aves e morcegos.

18)
A) Homólogas
B) Análogas
C) As estruturas homólogas (item a) apresentam a mesma origem embrionária, podendo apresentar ou não a mesma função.
As estruturas análogas (item b) apresentam a mesma função, porém, com diferente oriegem embrionária.