NoticiasVestibular

Quando sai o resultado da primeira fase do Vestibular da Fuvest 2024?

No último domingo, dia 19 de novembro de 2023, mais de 100 mil candidatos se dirigiram aos locais de prova para enfrentar a primeira fase do Vestibular 2024 da Fuvest.

Com um total de 110.399 inscritos, a abstenção foi de apenas 8,68%, representando 9.586 candidatos ausentes. Um resultado que mostra a determinação e o empenho dos estudantes em busca de uma vaga em um dos renomados cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP).

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da USP, é conhecida por ser uma das provas mais concorridas e exigentes do país.

Publicidade

Neste ano, os candidatos enfrentaram 90 questões objetivas, abrangendo conteúdos que foram estudados ao longo do ensino médio. Para ajudar os estudantes a avaliarem seu desempenho, diversas análises de professores especializados sobre a prova já estão disponíveis.

Gabarito Disponível para Consulta

Logo após a conclusão das provas da primeira fase, os candidatos já puderam conferir o gabarito oficial, que está disponível para consulta em uma página específica.

Publicidade

Essa medida permite que os estudantes tenham uma ideia inicial de seu desempenho e façam uma análise preliminar de sua pontuação.

Resultado primeira fase Fuvest 2024

O resultado da 1ª fase da Fuvest 2024 será divulgado no dia 1º de dezembro, uma data muito aguardada pelos candidatos. Além da lista de convocados para a 2ª fase, serão disponibilizados também os locais de prova da próxima etapa do exame, que acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro.

Requisitos para Classificação na 2ª Fase

Para serem classificados para a segunda fase do Vestibular 2024 da Fuvest, os candidatos devem alcançar pelo menos 30% de aproveitamento na primeira fase, o que significa acertar no mínimo 27 questões. A quantidade de candidatos convocados para essa etapa será quatro vezes o número de vagas disponíveis para cada modalidade, incluindo a ampla concorrência e os tipos de cotas.

A nota de corte da Fuvest é determinada pela pontuação da pessoa que ocupa a última posição do quantitativo de convocados para a segunda fase, e essa pontuação é utilizada como referência para a seleção dos candidatos.

Concorrência

Os cursos mais concorridos da Fuvest 2024 continuam sendo os de Medicina em diversas cidades, com destaque para São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, onde a concorrência é de 117.7, 86.6 e 78.2 candidatos por vaga, respectivamente. Psicologia em São Paulo também é altamente disputado, com 62.6 candidatos por vaga.

Outros cursos que chamam a atenção pela alta concorrência incluem Relações Internacionais, Audiovisual, Medicina Veterinária em São Paulo, Publicidade e Propaganda, e Design, com números que variam entre 29.6 e 51.7 candidatos por vaga.

Fuvest 2024: Duas Fases e Redação

O Vestibular 2024 da Fuvest é composto por duas fases. A primeira fase, que já foi realizada, conta com questões objetivas que abrangem uma ampla gama de conhecimentos adquiridos durante o ensino médio. Além disso, os candidatos precisaram enfrentar uma redação, cujo tema na edição passada foi “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.

Já a segunda fase acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro e consistirá em provas com questões abertas, sendo o primeiro dia dedicado a questões de Português e Redação, enquanto o segundo dia trará questões de duas a quatro disciplinas específicas, dependendo da carreira escolhida pelo candidato. A relação das disciplinas conforme as carreiras está disponível no Guia de Carreiras da Fuvest.

O Vestibular 2024 da Fuvest continua atraindo candidatos talentosos e determinados, ansiosos por conquistar uma vaga em um dos cursos de prestígio oferecidos pela Universidade de São Paulo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *