EnemNoticias

Quando sai o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem 2023 é um dos momentos mais esperados pelos estudantes que fizeram a prova nos dias 5 e 12 de novembro.

A nota do exame pode ser usada para ingressar em diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas, no Brasil e no exterior.

Veja como e quando consultar o resultado do Enem 2023

O resultado do Enem 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante do Enem. Para acessar as notas, os candidatos deverão informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

Publicidade

As notas estarão disponíveis para consulta individual, ou seja, cada participante só poderá ver o seu próprio desempenho.

O resultado do Enem 2023 será composto por cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada na prova (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática) e uma para a redação.

Publicidade

Cada área de conhecimento tem uma pontuação máxima de 1000 pontos, enquanto a redação pode valer até 1000 pontos.

Veja como usar as notas do Enem 2023

– Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país. O Sisu 2024 terá duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem 2023 e não ter zerado a redação.

– Participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares. O Prouni 2024 também terá duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem 2023, ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais e de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.

Participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos superiores em faculdades particulares a juros baixos. O Fies 2024 também terá duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

– Ingressar em universidades estrangeiras que aceitam o Enem como critério de seleção. Algumas instituições de Portugal, França, Canadá, Estados Unidos e outros países têm convênios com o Inep para reconhecer as notas do Enem. Cada universidade tem seus próprios requisitos e prazos para a candidatura, que podem ser consultados nos sites oficiais das mesmas.

O resultado do Enem 2023 é, portanto, uma oportunidade para os estudantes que desejam continuar seus estudos em nível superior.

Para aproveitar as chances, é importante ficar atento às datas de divulgação das notas e aos períodos de inscrição nos programas educacionais. Boa sorte!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *