Biologia

Questões sobre fases do desenvolvimento embrionário

01) (UFMS/2019) Em humanos, depois da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, forma-se o zigoto (ou ovo), contendo dois pró-núcleos que, durante a cariogamia, fundem-se. Na sequência do desenvolvimento embrionário, ocorre a formação da mórula. Assinale a alternativa que caracteriza a mórula.
A) Segmentação através de divisões celulares.
B) Migração dos blastômeros para a periferia celular.
C) Aumento do tamanho das células.
D) Diminuição do número de células.
E) Invaginação celular.

02) (UERR/2017)   Que nome se dá ao fenômeno de implantação do embrião na mucosa uterina, que ocorre por volta do sétimo dia após a concepção, em estágio de blastocisto?
A) Fecundação
B) Nidação
C) Neurulação
D) Clivagem
E) Morfogênese

03) (IFMG/2013)  “A embriologia é o estudo do crescimento e da diferenciação sofridos por um organismo no curso de seu desenvolvimento, desde o estágio de ovo até o de um ser altamente complexo, de vida independente e semelhante a seus pais.”
(B.M. Patten)
A partir do desenvolvimento embrionário os taxonomistas dividem o filo dos animais em dois grupos: protostômios e deuterostômios. A fase do desenvolvimento do embrião que diferencia esses grupos é:
A) blastulação.
B) organogênese.
C) neurulação.
D) gastrulação.

Publicidade

04) (Unioeste/2019)  Organismos pluricelulares, ao longo de seu desenvolvimento, passam por um processo relativamente lento de mudanças progressivas, as quais chamamos de desenvolvimento. No reino animal existe uma variedade considerável de tipos embrionários,
mas a maioria dos padrões de embriogênese compreende variações em três etapas principais que se iniciam após o processo de fertilização e a consequente formação do zigoto.
Considerando essas etapas ou fases da embriogênese animal, a gastrulação é caracterizada
A) por sucessivas divisões mitóticas do zigoto, que se iniciam após a fertilização e dão origem a inúmeras células denominadas blastômeros.
B) por intensa movimentação e reorganização celular, as quais originam os três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.
C) pela formação do blastocisto, o qual, na espécie humana, estará totalmente implantado no útero materno ao final da segunda semana de gestação.
D) pela formação do tubo neural, a partir da mesoderme, e migração de células da crista neural.
E) por ser um processo evolutivamente conservado que acontece por um único mecanismo de migração celular denominado embolia ou invaginação.

05) (UFSCar) As estruturas apontadas pelos números 1, 2, 3 e 4, no esquema de um corte transversal de embrião de rã, apresentado a seguir são:

Publicidade

A) 1: notocorda; 2: tubo neural; 3: intestino primitivo e 4: epiderme.
B) 1: tubo neural; 2: notocorda; 3: arquêntero e 4: ectoderme.
C) 1: tubo neural; 2: celoma; 3: notocorda e 4: ectoderme.
D) 1: notocorda; 2: celoma; 3: arquêntero e 4: ectoderme.
E) 1: intestino primitivo; 2: tubo neural; 3: celoma e 4: notocorda.

06) (PAS-UFLA/2017) O esquema abaixo representa um embrião de cordado, em corte transversal, em fase de nêurula.

O tubo nervoso e a notocorda estão representados, respectivamente, em:
A) 1 e 2
B) 1 e 4
C) 2 e 3
D) 3 e 4

07) (São Lucas/2016)  “A segmentação é um processo do desenvolvimento embrionário que ocorre segundo duas fases. Ao final da primeira fase forma‐se a ______________, constituída por um maciço de células que sofrerão divisão mitóticas gerando a ________________ que apresenta células menores que secretam um líquido que se acumula no inteiro, preenchendo e formando uma cavidade central, chamada _____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) blástula / mórula / gástrula
B) blastocele / mórula / blástula
C) mórula / blástula / blastocele
D) mórula / blastocele / blástula
E) blástula / blastocele / gástrula

08) (PAS – UFLA/2019) Analise as imagens a seguir referentes a embriões humanos:

Os embriões apresentados em I, II e III são classificados, respectivamente, como:
A) mórula, zigoto, blástula
B) zigoto, mórula, blástula
C) blástula, mórula, zigoto
D) zigoto, blástula, mórula

09)   (UCS/2019) Durante o desenvolvimento embrionário, a abertura da gástrula, chamada de blastóporo, dá origem à cavidade digestória dos animais adultos. Os animais são classificados dependendo de qual estrutura o blastóporo originará primeiro, se o ânus ou a boca. Em relação a essa estrutura e à forma de classificação, é correto afirmar que

Fonte: AMABIS, José Mariano. Biologia. Volume 2. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 196. (Parcial e adaptado.)

A) todos os animais vertebrados são protostômios.
B) aqueles que desenvolvem primeiro a boca são deuterostômios.
C) o arquêntero é formado a partir da invaginação da mesoderme.
D) os equinodermos, animais de simetria radial, são deuterostômios.
E) os animais são protostômios, se a primeira abertura der origem ao ânus.

10) (UFAM – PSC/2020) Qual das estruturas a seguir pode ser observada no final da neurulação?
A) Arquêntero
B) Blastóporo
C) Somitos
D) Mórula
E) Notocorda

11) (UPF) Nos animais, logo após a formação do zigoto, o mesmo sofre inúmeras divisões celulares mitóticas,
processo chamado de segmentação. Em geral, forma-se então um maciço celular denominado _______________,
constituído por células chamadas de blastômeros. Logo após, enquanto vão ocorrendo mais mitoses, este maciço celular pode ser invadido por um líquido que promove o deslocamento dos blastômeros para a periferia, como ocorre, por exemplo, na espécie humana. Formam-se, assim, a ______________ e uma camada celular constituída por micrômeros e macrômeros, denominada de ____________.
Para que a frase fique correta, os espaços devem ser, respectivamente, preenchidos por:
A) blástula, mórula, mesoderme
B) blástula, mórula, ectoderme
C) mórula, blástula, endoderme
D) blástula, mórula, blastoderme
E) mórula, blástula, blastoderme

12) (UFAM – PSI /2019) A maioria dos animais apresenta três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme), mas os animais diblásticos apresentam apenas dois. Assinale a alternativa que apresenta um animal diblástico:
A) Artropodas
B) Anelídeos
C) Moluscos
D) Cnidários
E) Equinodermos

13) (UFU/2023-2) Sobre o desenvolvimento embrionário, considere as asserções abaixo.

I. Durante a clivagem, o ciclo celular consiste primeiramente nas fases S (síntese de DNA) e M (mitose). As fases G1 e G2 (gap) são puladas, e pouca ou nenhuma síntese de proteína ocorre.
II. A clivagem divide o grande citoplasma do ovo fertilizado em poucas células maiores chamadas de blastômeros. As primeiras 5 a 7 divisões de clivagem produzem uma bola oca de células, a blástula.
III. Durante a gastrulação, um conjunto de células na (ou próximo da) superfície da blástula move-se para uma localização interior, camadas celulares são estabelecidas e um tubo digestório primitivo é formado.
IV. A gastrulação é uma drástica reorganização da blástula oca em um embrião de 1 ou 2 camadas, chamada de gastrocele. As camadas celulares produzidas são coletivamente chamadas de folhetos embrionários germinativos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de avaliação das asserções como verdadeiras (V) ou falsas (F).

A) V, F, F, V
B) F, V, V, F
C) F, V, F, V
D) V, F, V, F

Resolução das Questões sobre Fases do Desenvolvimento Embrionário

01) A fase de mórula é caracteriza pela ocorrência de muitas mitoses, o que provoca um aumento do número de células sem, contudo, causar aumento considerável de volume.
Resp.: A

02) A implantação do embrião na mucosa uterina recebe o nome de nidação.
Resp.: B

03) A separação dos animais nos grupos “protostômios e deuterostômios” é o destino do blastóporo, estrutura que surge na fase conhecida como gástrula.
Resp.: D

04) Na fase de gastrulação o embrião sofre intenso rearranjo celular e ocorre a diferenciação dos folhetos embrionários (ectoderma, endoderma e mesoderma).
Resp.: B

05) A estrutura indicada por 1 corresponde ao tubo neural; 2 corresponde à notocorda (será substituída pela coluna vertebral nos cordados); 3 corresponde ao intestino em formação e 4 corresponde ao ectoderma, que dará origem à epiderme.
Resp.: B

06) No esquema apresentado, o número 1 corresponde ao tubo neural e o número 2 corresponde à notocorda. O número 3 representa o revestimento do trato digestório (origem endodérmica) e o número 4 aponta a somatopleura (mesoderma ventral).
Resp.: A

07) A mórula é um maciço de células embrionárias indiferenciadas; após a fase de mórula ocorre a fase de blástula, cujas células secretam um líquido que preenche uma cavidade chamada de blastocele.
Resp.: C

08) Em I tem-se uma massa compacta de células (os chamados blastômeros), o que caracteriza a mórula. II corresponde ao zigoto (mais correto seria o ovócito II)  e III corresponde à fase de blástula (há uma camada de células (blastoderme) delimitando uma cavidade (blastoderme).
Resp.: A

09) Os animais protostômios são aqueles em que o blastóporo dá origem à boca (ex.: vermes em geral (incluindo os anelídeos), moluscos e artrópodes). Os animais deuterostômios são aqueles em que o blastóporo dá origem ao ânus (apenas 2 grupos aqui: equinodermos e cordados).
Resp.: D

10) Na fase de nêurula ocorre formação do tubo neural, da notocorda (nos cordados, é substituída pela coluna vertebral) e do celoma (cavidade completamente revestida pela mesoderma).
O arquêntero ocorre já na fase de gástrula, onde surge também o blastóporo (orifício que comunica o arquêntero com o meio externo).
Resp.: E

11) O maciço celular que se forma com as primeiras mitoses recebe o nome de mórula e suas células (blastômeros) são células-tronco totipotentes. A fase posterior recebe o nome de blástula (na espécie humana usa-se o termo blastocisto), cuja camada de células recebe o nome de blastoderme.
Resp.: E

12) Os cnidários (corais, águas-vivas, gorgônias, hidras) são o único grupo de invertebrados com apenas dois folhetos embrionários (ectoderma e endoderma).
Resp.: D

13) Os itens II e IV estão incorretos.
Em II: na clivagem, o ovo fertilizado é dividido originando células menores denominadas blastômeros. Uma característica da fase de clivagem é o aumento do número de células com pouquíssima variação do volume total. Com as clivagens forma-se uma bola compacta de células, a mórula.
Em IV: Na gastrulação o embrião passa a ter 2 camadas de células: a ectoderme e a mesentoderme (ou endoderme, segundo alguns autores). A cavidade que aparece é o arquêntero, que comunica com o meio externo através do blastóporo.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

One thought on “Questões sobre fases do desenvolvimento embrionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *