Questões comentadas sobre Fungos

Por Atualizado em 23/06/2019 9:57

01) (Fuvest/2018) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que

A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de
nutrientes.
E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.

02) (UDESC/2014) Analise as proposições em relação aos fungos.

I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.

Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

03) (UFRR) O fermento biológico, o mofo que ataca os alimentos e os cogumelos comestíveis são organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a este grupo de organismos indique as proposições verdadeiras:

I . todos são clorofilados;
II . nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas para o substrato, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo;
III . são eucariontes, unicelulares ou multicelulares;
IV . são utilizados na produção industrial de iogurtes;
V . possuem glicogênio como reserva nutritiva;
VI . alguns são utilizados para produção de antibióticos.

A) I, III, VI e V
B) II, III, V e VI
C) II, III e IV
D) II e V
E) I e IV

04) (PUC-Campinas/2017-2) Os fungos já foram considerados vegetais e, de fato, ambos apresentam algumas características em comum. No entanto, apenas fungos apresentam

A) células com complexo golgiense.
B) formação de ATP na cadeia respiratória.
C) membrana celular lipoproteica.
D) via glicolítica no citoplasma celular.
E) glicogênio como reserva energética.

05) (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:

Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:
A) Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.

06) (FATEC/2014) Falta de espaço, problemas de armazenamento e umidade. Esses foram os três fatores que levaram ao descarte de 20 mil dos 35 mil livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, em Ponta Grossa (PR). Depois de dois laudos, que comprovaram a existência de fungos nos livros, todos os exemplares contaminados serão incinerados.
(http://tinyurl.com/l2pt6vz Acesso em: 09.09.2013. Adaptado)

Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de
A) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes.
B) calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necessário para o desencadeamento de reações químicas, visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes.
C) luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes.
D) matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos.
E) gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos

07) (Colégio Naval / 2017) Diversas doenças que acometem os seres humanos são causadas por microrganismos. Duas doenças muito comuns são o tétano e a candidíase oral, que são causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por cortes na pele com objetos contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de “Sapinho”, é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, que é encontrado na nossa flora microbiana. No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a população de fungos aumenta causando infecções na boca.
Sendo assim, assinale a opção que apresenta, respectivamente, características de bactérias e fungos.
A) Unicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, eucarionte com parede de quitina.
B) Multicelular, procarionte com parede bacteriana / unicelular, procarionte com parede de celulose.
C) Unicelular, eucarionte com membrana plasmática / unicelular, eucarionte com parede de celulose.
D) Multicelular, eucarionte com parede de amido / unicelular, procarionte com parede de quitina.
E) Multicelular, procarionte com membrana plasmática / unicelular, procarionte com parede de celulose.

08) (UFU) Orelha-de-pau ( Polyporus ) é um basidiomiceto, facilmente encontrado em matas úmidas. O corpo de frutificação fica exposto e os mais comuns são vermelhos. Qual é o nome da estrutura a partir da qual será formado esse corpo de frutificação?
A) Basidiocarpo.
B) Hifas cenocíticas.
C) Micélio.
D) Himênio.

Gabarito das Questões sobre Fungos

01) Os fungos são organismos heterótrofos (conseguem alimento por absorção), com digestão extracorpórea e célula com parede celular à base de quitina. Muitas espécies associam-se mutualisticamente com raízes de plantas, formando as micorrizas.
Resp.: D

02) I. Verdadeira.
II. Falso. Os deuteromicetos são fungos cuja fase sexuada ainda não é conhecida.
III. Verdaeira.
IV. Falsa. Todos os fungos são heterotróficos.
Resp.: A

03) I. Falso; os fungos são aclorofilados.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira.
IV. Falsa. Na produção industrial de iogurtes usam-se bactérias.
V. Verdadeira.
VI. Verdadeira.
Resp.: B

04) Enquanto as plantas têm o amido como principal substância de reserva, os fungos apresentam glicogênio como substância de reserva.
Resp.: E

05) No fungo esquematizado na figura, I representa o micélio reprodutivo, enquanto II mostra hifas (que são septadas – ou apocíticas – e dicarióticas, isto é, com dois núcleos). III representa o micélio vegetativo. Cada filamento que constitui o corpo de um fungo multicelular recebe o nome de hifa (que pode ser septada ou não septada); ao conjunto de hifas damos o nome de micélio. Opções B, C e D corretas.
Resp.: A

06) Para o desenvolvimento de fungos é imprescindível a existência de matéria orgânica no meio, que lhes servirão como fonte de matéria e energia, uma vez que são heterótrofos.
Resp.: D

07) As bactérias são seres unicelulares, procariontes e parede celular à base de peptideoglicano. Os fungos são unicelulares ou multicelulares, eucariontes, com parede celular à base de quitina.
Resp.: A

08) Os corpos de frutificação são estruturas complexas formadas por hifas (nome dado a cada filamento de um fungo) férteis que, em conjunto, formam o micélio reprodutivo. É neste local que serão produzidos os esporos sexuados do fungo; no caso dos basidiomicetos, esses esporos são os basidiósporos.
Resp.: C


O portal VestibulandoWeb é um portal de educação dedicado à preparação para Vestibular e Enem. Contribuímos, também, com divulgação de informações sobre inscrições, Fies, Sisu, Prouni, Encceja. Criamos materiais, divulgamos provas e questões comentadas. Ajude-nos a criar e divulgar novos materiais. » APOIAR ESTA INICIATIVA


Comentários