Questões comentadas sobre herança sem dominância e genes letais

01) (São Lucas – RO/2015.2)  Mirabilis jalapa é uma espécie conhecida por flor maravilha. Suas pétalas podem apresentar cor vermelha ou branca. Mas quando essas flores de cores distintas são cruzadas originam outra com característica intermediária de cor rosa. Esse tipo de relação em que os indivíduos heterozigóticos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigóticos é conhecido por

A) pleiotropia.
B) codominância.
C) interação gênica.
D) dominância completa.
E) dominância incompleta.

02) (Unicamp/2015)  Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana. O fenótipo vermelho é homozigoto dominante, enquanto a cor branca é característica do homozigoto recessivo. Considerando o esquema abaixo, é correto afirmar que

A) os fenótipos de II e III são iguais.
B) o fenótipo de X é vermelho.
C) os fenótipos de IX e X são os mesmos dos pais.
D) o fenótipo de IV é vermelho.

03) (UECE/2018) Em relação à herança, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
(  ) Na dominância completa, os heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigotos.
(  ) Quando ocorre a codominância, os heterozigotos apresentam o mesmo fenótipo de um dos homozigotos.
(  ) Alelos letais causam a morte de seus portadores e são considerados: dominante, quando apenas um está presente; ou recessivo, quando os dois estão presentes.
(  ) A pleiotropia é o fenômeno em que o gene determina a expressão de mais de uma característica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) F, F, V, V.
B) V, V, F, F.
C) V, F, V, F.
D) F, V, F, V.

04) (UFTM/2011.2)  Plantas Mirabilis jalapa, popularmente conhecidas como maravilha, que produzem flores de cores diferentes, foram cruzadas entre si. Os descendentes (F1) produzem flores diferentes das plantas da geração parental (P). O esquema ilustra o cruzamento

Caso uma planta, que produza flor rósea, fosse cruzada com outra planta, que produza flor branca, o número de genótipos e fenótipos diferentes encontrados na descendência desse cruzamento seria, respectivamente, de
A) 1 e 2.
B) 1 e 3.
C) 2 e 1.
D) 2 e 2.
E) 2 e 3.

05)  (FGV/2018) O padrão genético da cor da pelagem na raça bovina Shorthorn é um exemplo de codominância cujos dois alelos autossômicos envolvidos na pigmentação do pelo se manifestam no heterozigoto, denominado ruão. Os homozigotos apresentam a cor da pelagem vermelha ou branca.

Um criador dessa raça, ao cruzar um casal de animais cuja pelagem é do tipo ruão, em três gestações subsequentes, obteve, em cada gestação, uma fêmea com pelagem vermelha.
A probabilidade de repetição idêntica desses resultados nas próximas três gestações seguidas, a partir dos mesmos animais reprodutores, é de

A) 1/16.
B) 1/24.
C) 1/128.
D) 1/512.
E) 1/4 096.

06) (Unifeso) Os filhotes produzidos por 20 casais de ratos de pelagem amarela estão distribuídos em dois fenótipos para cor de pelo: 42 são de pelo amarelo e 20 são de pelo cinzento.

Com base neste resultado, é correto afirmar que:

A) o gene para pelo amarelo é recessivo em relação ao alelo para cor cinzenta.
B) o gene para pelo amarelo é dominante sobre o alelo para cor cinzenta e letal em homozigose.
C) a proporção de fenótipos obtidos corresponde à esperada teoricamente nos casos de cruzamento de homozigotos.
D) os casais foram constituídos por um animal homozigoto e outro heterozigoto para o gene que determina a cor do pelo.
E) os filhotes amarelos predominam porque o alelo para esta cor ocorre em homozigose e em heterozigose.

07) (UEFS/2018)  Genes zigóticos são expressos durante o desenvolvimento embrionário. Em moscas Drosophila melanogaster existe um gene zigótico que é letal em homozigose recessiva. Um cruzamento entre moscas heterozigotas para o gene zigótico letal gerou 120 moscas adultas. Dentre essas 120 moscas adultas, o número esperado de moscas heterozigotas é
A) 30.
B) 40.
C) 60.
D) 80.
E) 120.

08) (Enem/2020 – PPL) Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:

Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?
A) ¼ (25%)
B) 1/3 (33%)
C) ½ (50%)
D) 2/3 (66%)
E) ¾ (75%)

Resolução comentada das Questões sobre Herança sem Dominância e Genes Letais

01) Quando do cruzamento de 2 indivíduos com fenótipos diferentes ( no caso, com flores vermelhas e com flores brancos) são cruzados e tem-se uma prole com fenótipo intermediário entre os fenótipos dos parentais (no caso, com cor rósea), tem-se o que se chama de dominância incompleta de um gene (pode ser chamado também de herança intermediária).
Resp.: E

02) Do cruzamento dos indivíduos de genótipo rr x RR, surgirão descendentes com genótipo Rr. Todos os descendentes com este genótipo (I, II, III e IV) apresentam também o mesmo fenótipo (a questão não faz nenhuma ressalva sobre influência do ambiente).
Resp.: A

03) Estão incorretos o 1º e o 3º item.
( F ) Na dominância completa, os heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigotos ⇒ isso acontece na dominância incompleta.
( F  ) Alelos letais causam a morte de seus portadores e são considerados: dominante, quando apenas um está presente; ou recessivo, quando os dois estão presentes ⇒ o alelo letal é considerado dominante quando provoca a morte do indivíduo mesmo em dose simples; quando o alelo letal provocar a morte do indivíduo somente quando estiver em dose dupla, diz-se que é recessivo.
Resp.: D

04) Trata-se de um caso de herança sem dominância (dominância incompleta), onde as plantas de flores vermelhas têm genótipo VV, as plantas de flores brancas têm genótipo BB e as plantas de flores róseas têm genótipo VB.

Cruzando-se uma planta de flores róseas com outra de flores brancas, tem-se:

Resp.: D

05)

06) A questão é um exemplo clássico de gene com efeito letal. Observa-se que do cruzamento entre casais de pelagem amarela, surgem descendentes de pelagem amarela e de pelagem cinza, na proporção de 2:1 (42 amarelos : 20 cinza ≅ 2 amarelos :1 cinza). Como surgem descendentes de pelo cinza, os camundongos de pelo amarelo são heterozigotos.
Do cruzamento entre dois animais heterozigotos, espera-se uma proporção fenotípica de 3:1. Como a proporção obtida foi de 2:1, significa que os ratos de pelo amarelo, em homozigose, morrem.
Veja o cruzamento:

Cc (pelo amarelo) x Cc (pelo amarelo)

Resp.: B

07) 
Analisando o cruzamento (e conforme o enunciado), as moscas de genótipo aa morrem (não chegam à idade adulta).
Logo, as 120 moscas que chegaram à idade adulta são as de genótipo AA e Aa.
Como a proporção de moscas com genótipo Aa é 2/3 (lembre-se que o genótipo aa foi excluído), tem-se:
Número de moscas heterozigotas = 2/3 x 120 = 80 moscas.
Resp.: D

 

08) A questão envolve o mesmo caso da questão de número 6. Os roedores de genótipo AA morrem (informação no enunciado). Dessa forma, os roedores de pelagem amarela são heterozigotos; os roedores de genótipo aa apresentam coloração preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.