Biologia

Questões sobre Sucessão Ecológica – Parte 2

01) (UNIVAG 2015.2) Sobre o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que

A) a comunidade clímax é formada por várias espécies de pequeno porte que mudam constantemente.
B) a teia alimentar torna-se mais complexa enquanto a biodiversidade e a biomassa ficam reduzidas.
C) as espécies mudam rapidamente nos estágios iniciais e mais lentamente nos estágios serais.
D) as espécies pioneiras são formadas por vegetais de médio e grande porte nas sucessões primárias.
E) as sucessões secundárias demoram mais tempo para atingir o clímax do que as primárias.

02) (UNESP/2014) A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental.

Publicidade

Já os gráficos representam alterações que ocorrem nessa área durante o processo de recuperação.

Durante o processo de sucessão secundária da área, em direção ao estabelecimento de uma comunidade clímax florestal, os gráficos que representam o número de espécies de gramíneas, a biomassa, o número de espécies de arbustos e a diversidade de espécies são, respectivamente,

Publicidade

A) II, III, III e II.
B) III, I, III e II.
C) II, I, III e II.
D) I, III, II e I.
E) I, III, I e III.

03) (PUC-RS/2018) Em 05 de novembro de 2017 completaram-se dois anos do pior acidente da história da mineração brasileira, ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, tendo como causa o rompimento da barragem Fundão, controlada pela mineradora Samarco. O acidente acabou por liberar 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração dentre os quais podem ser encontrados óxido de ferro, água e lama.

Sobre esse desastre ecológico, pode-se afirmar que
A) a lama liberada, uma vez seca, forma uma espécie de pavimentação que impede o crescimento e o estabelecimento de novas espécies no local.
B) a cobertura de lama é rica em matéria orgânica, alterando o pH do solo, o que possibilita maior rapidez no processo de sucessão ecológica para repovoamento específico no local.
C) a grande mortandade de peixes observada no Rio Doce deve-se ao óxido de ferro, um composto molecular que se deposita nas guelras, causando asfixia.
D) os rejeitos liberados continham metais de transição, como ferro e silício.

04) (PISM/2013) A sucessão ecológica que ocorre em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por alguma mudança ambiental, de origem antrópica ou não, é chamada de:

A) sucessão aberta.
B) sucessão primária.
C) sucessão secundária.
D) sucessão terciária.
E) sucessão fechada.

05) (Fupac/2011) No ano de 2010 o Estado de Minas Gerais foi palco de um grande número de queimadas. Com a chegada das chuvas, inicia-se a recomposição dos locais queimados, processo conhecido como sucessão ecológica.

Ao longo de uma sucessão não se espera que ocorra:
A) Aumento da biodiversidade
B) Aumento da produtividade líquida.
C) Aumento da taxa respiratória.
D) Aumento na complexidade das teias alimentares.
E) Aumento da biomassa.

06) (MACKENZIE/2016) Os ecossistemas naturais estão em constante modificação. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o nome que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema até atingir a comunidade clímax.

A respeito das sucessões ecológicas, assinale a alternativa correta.
A) As espécies pioneiras são as que primeiro se instalam em um determinado ambiente, podendo ser autótrofas ou heterótrofas.
B) No início da sucessão, a taxa de fotossíntese é maior do que a taxa de respiração.
C) O número de nichos ecológicos permanece o mesmo em todos os estágios da sucessão.
D) Somente seres eucariontes podem agir como espécies pioneiras.
E) Em uma comunidade clímax, o consumo de CO2 pelas plantas é sempre maior do que a produção de CO2.

07)(UFAM/2020) Após o desmatamento de uma área, seria esperado um evento de sucessão ecológica. Quais seriam os primeiros eventos observados na área desmatada?
A) Formação de um novo substrato e ocupação por espécies pioneiras, como gramíneas e insetos.
B) Espécies de transição povoam o local, como espécies vegetais arbóreas, pássaros, pequenos mamíferos e répteis.
C) Espécies Clímax logo ocupam o local, trazendo de volta todas as características do ecossistema do entorno da área desmatada.
D) A sucessão ecológica vai consistir em uma mudança do bioma, como a transformação da área de floresta em uma área de cerrado.
E) Num bioma altamente controlado, as espécies presentes no ecossistema do entorno da área desmatada logo povoariam essa área, criando uma nova teia alimentar e ocupando novos nichos ecológicos.

08) (FGV/2021) A imagem mostra uma grande área na floresta amazônica devastada devido à ação antrópica.

Para que essa área seja recuperada naturalmente é necessário que o processo de sucessão ecológica se estabeleça. Um dos indicativos ecológicos quantitativos que poderá ser constatado ao longo desse processo é
A) a redução das relações ecológicas interespecíficas.
B) o aumento da produtividade primária líquida.
C) a redução do número de comunidades integradas.
D) o aumento da sobreposição de nichos ecológicos.
E) o aumento do número de espécies em relação à área vizinha não devastada.

Gabarito das Questões sobre Sucessão Ecológica

01) No início de uma sucessão a substituição de espécies é bastante rápida. Os indivíduos que compõem os estágios iniciais têm ciclos de vida curto e, portanto, muito rapidamente acabam sendo substituídos por outras espécies. Já nos estágios intermediários (serais), com as mudanças que vão ocorrendo no microclima, novos nichos vão aparecendo e a biodiversidade vai aumentando, aumentando também a homeostase e, assim, a substituição de espécies torna-se mais lenta..
Resp.: C

02) A biomassa e a diversidade de espécies atingirão o máximo quando a sucessão atingir o estágio clímax; portanto, gráfico III. Já as gramíneas e o número de espécies de arbustos estarão em uma frequência muito baixa no início da sucessão, atingirão o clímax nos estágios serais e reduzirão no estágio clímax. O gráfico que indica essa variação é o de número I.
Resp.: E

03) Após secar, a lama acaba formando um piso muito duro, pobre em matéria orgânica, de difícil infiltração de água e com grande oscilação térmica entre o dia e a noite, muito pouco propício ao desenvolvimento de organismos
Resp.: A

04) A situação descreve uma sucessão secundária (termo empregado à sucessão ecológica que ocorre em áreas que já estiveram povoadas).
Resp.: C

05) Ao longo da sucessão ecológica ocorre aumento da produtividade bruta e da taxa respiratória; consequentemente, ocorre uma redução da produtividade líquida (praticamente zero no estágio clímax).
Resp.: B

06) Em uma sucessão ecológica, as primeiras espécies que se instalam são denominadas de espécies pioneiras. De um modo geral, as espécies pioneiras são autótrofas (contudo, em ambientes aquáticos ricos em matéria orgânica as espécies pioneiras são heterótrofas, como ocorre nas lagoas de oxidação). Nesses estágios iniciais, a taxa fotossintética supera muito a taxa respiratória, de modo que a produtividade líquida no estágios iniciais é alta.
Resp.: B

07) A situação descrita caracteriza uma sucessão secundária. Neste caso, há um pouco de substrato sobre o solo, o que favorece a instalação das espécies pioneiras, como gramíneas e  insetos.
Resp.: A

08) Com o avanço do processo sucessional, ocorre um aumento na complexidade da biodiversidade e das cadeias tróficas, com consequentemente aumento do número de nichos, o que aumentam as chances de sobreposição de nichos ecológicos.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *