Biologia

Questões Resolvidas sobre Tecido Nervoso

01) (FMABC/2021) A bainha de mielina é produzida pelas células de Schwann. Trata-se de estrutura proteica presente nos neurônios dos animais vertebrados relacionada à propagação do impulso nervoso.
Não é uma estrutura contínua, pois existem pequenos espaços em que essa bainha não ocorre ao longo do neurônio.

A relação entre a bainha de mielina e a propagação de impulso pode ser caracterizada pelo fato de a bainha
A) ser a principal estrutura produtora de neurotransmissores do impulso nervoso.
B) determinar o sentido de propagação do impulso nervoso, a partir do corpo celular.
C) ser a responsável por gerar o potencial de ação do impulso nervoso nos neurônios.
D) ser responsável por acelerar a velocidade de propagação do impulso nervoso.
E) estar presente na sinapse, na passagem do impulso nervoso entre os neurônios.

02) (UPF/2021)  Sobre o tecido nervoso, são feitas as seguintes afirmativas:

I. É formado pelos neurônios, cuja principal função é a transmissão do impulso nervoso, e pelos gliócitos (ou neuroglias), com funções de envolver, proteger e nutrir os neurônios.
II. Os neurônios sensitivos, também chamados de eferentes, são os que conduzem impulsos do sistema nervoso central para os órgãos.
III. No organismo humano, os corpos celulares dos neurônios motores que inervam as pernas localizam-se na medula espinhal e seus axônios podem ter cerca de um metro de comprimento.

Estão corretas as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, apenas.
D) I, II e III.
E) I e III, apenas.

03) (Fac. Med. Valença/2017) Os macrófagos são caracterizados, ao microscópio eletrônico, por apresentarem uma superfície irregular, complexo de Golgi bem desenvolvido, muitos lisossomos e um retículo endoplasmático granuloso proeminente. Distribuídos na maioria dos órgãos, os macrófagos constituem o sistema fagocitário mononuclear.

O sistema mononuclear fagocitário é representado pelo tipo celular
A) condrócito, posicionado em lacunas na matriz do tecido cartilaginoso.
B) micróglia, localizado no sistema nervoso central e periférico.
C) queratinócito, situado na epiderme de répteis, aves e mamíferos.
D) fibroblasto, presente no tecido conjuntivo propriamente dito.
E) plasmócito, encontrado no tecido sanguíneo e nos órgãos linfoides.

04) (UNIFRAN/2016)  Em um único neurônio, a ordem correta em que ocorre a propagação do impulso nervoso é
A) corpo celular → dendritos → axônios.
B) dendritos → axônios → corpo celular.
C) axônios → dendritos → corpo celular.
D) dendritos → corpo celular → axônios.
E) axônios → corpo celular →

05) (FCMSC-SP/2018)  A figura mostra uma via de sinalização química pela qual o organismo humano envia informações às células e comanda uma resposta específica.

Essa via de sinalização comanda a
A) manutenção do metabolismo celular.
B) liberação do óvulo pelo ovário.
C) concentração de açúcar no sangue.
D) contração da musculatura esquelética.
E) reabsorção de água nos rins.

06) (UVV/2020)  Os neurônios consistem em células altamente especializadas que atuam na recepção e na condução de impulsos nervosos, os quais possuem natureza eletroquímica. Os neurônios são considerados as unidades fundamentais do tecido nervoso, formando o cérebro e outras estruturas que compõem o sistema nervoso. Com base em seus conhecimentos sobre fisiologia neuronal, assinale a alternativa correta:

A) Os neurotransmissores são substâncias químicas que produzem o impulso nervoso que será conduzido pelos neurônios.
B) O impulso nervoso é conduzido em saltos nas fibras mielinizadas, o que aumenta a velocidade de condução do impulso nessas fibras.
C) O impulso nervoso segue em um único sentido de condução ao longo do neurônio, sendo do axônio em direção ao corpo celular e dendritos.
D) Quando um estímulo é aplicado ao neurônio, sua transmissão ocorre por meio de transporte passivo de sódio e potássio na membrana da célula.
E) As sinapses representam os pontos de interligação entre dois neurônios, havendo contado direto entre suas ramificações para condução do impulso nervoso.

07) (FADIP/2019)   A representação a seguir mostra uma parte da célula nervosa em potencial de repouso. Suponha que sobre essa célula seja dado um estímulo capaz de atingir o limiar de excitabilidade.

O evento que imediatamente sucede ao estímulo que atinge tal limiar provoca na membrana:
A) Despolarização com influxo de Na+ (sódio).
B) Repolarização com influxo de Ca2+ (cálcio).
C) Hiperpolarização com efluxo de K+ (potássio).
D) Restabelecimento do gradiente iônico com a bomba de sódio e potássio.

08) (UCS/2021) O tecido nervoso é responsável por executar funções de comunicação e coordenação no corpo dos vertebrados, recebendo informações, processando-as e enviando respostas. Ele é formado por um conjunto de células altamente especializadas, que desempenham diferentes funções.

Em relação aos componentes do tecido nervoso, é correto afirmar que
A) os neurônios, cujos corpos celulares estão localizados na substância branca da medula espinhal, são responsáveis pela interpretação das informações recebidas.
B) os gliócitos, ou células gliais, estão presentes nos gânglios, e podem ser motores ou sensitivos.
C) a bainha de mielina, estrutura responsável pelo isolamento do corpo celular dos neurônios presentes no encéfalo, é formada pelas células de Schwann.
D) os astrócitos são um tipo de célula glial e são responsáveis pela nutrição e sustentação física dos neurônios.
E) os neurônios sensitivos, também chamados de aferentes, são aqueles que conduzem informações até os órgãos-alvo, gerando, por exemplo, a contração de um músculo do movimento corporal.

09) (CESMAC/2016) Nos seres humanos, o tecido nervoso constitui o principal sistema de integração corporal. Considerando a natureza do impulso nervoso, analise as afirmativas abaixo:

1) em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática se encontra eletricamente mais positiva que a externa.
2) o potencial de ação compreende a diferença dos potenciais elétricos entre as duas faces da membrana plasmática de neurônios estimulados.
3) a despolarização, observada em neurônios estimulados, percorre a membrana sempre do axônio para os dendritos.

Está(ão) correta(s):
A) 1, 2 e 3
B) 1 e 2 apenas
C) 2 e 3 apenas
D) 3 apenas
E) 2 apenas

10) (UFRGS/2020)  Sobre a bainha de mielina, é correto afirmar que ela
A) é formada por proteínas secretadas pelos astrócitos, permitindo o isolamento elétrico do axônio.
B) gera uma barreira hematoencefálica, protegendo os neurônios de substâncias nocivas.
C) promove uma condução de potenciais de ação mais lentamente do que os axônios não mielinizados.
D) é produzida pelas células da glia, que têm como função propagar os sinais elétricos captados pelo sistema nervoso periférico.
E) tem origem no sistema nervoso central a partir dos oligodentrócitos e, no sistema nervoso periférico, é produzida pelas células de Schwann.

11) (FCMMG/2018) “A velocidade de propagação do estímulo nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10 cm/s e 1 m/s. Tais velocidades, no entanto, são insuficientes para coordenar as ações de animais de grande porte. Em uma girafa, por exemplo, um impulso que viajasse à velocidade de 1m/s levaria entre três e quatro segundos para percorrer a distância que vai da pata traseira ao encéfalo. Se fosse essa realmente a velocidade de condução nervosa na girafa, ela seria um animal lento e descoordenado, incapaz de enfrentar situações que exigissem respostas rápidas”.

No entanto, sabemos que a propagação do impulso pode atingir velocidades de até 200 m/s, o que é garantido pela presença de:

A) Sinapses
B) Bainha de mielina
C) Nódulos de Ranvier
D) Neurotransmissores

Resolução das Questões sobre Tecido Nervoso

01) O estrato mielínico (antigamente chamada bainha de mielina) funciona como um isolante elétrico no axônio, de modo que as inversões de carga elétrica durante a propagação do impulso nervoso ocorrem somente nos nós neurofibrosos (nódulos de Ranvier). Isso garante uma maior velocidade na propagação do impulso nervoso.
Resp.: D

02) Apenas a afirmação II está incorreta.
Os neurônios sensitivos, também chamados de aferentes, conduzem impulsos nervosos dos órgãos sensitivos ao sistema nervoso central.
Resp.: E

03) A micróglia corresponde a um tipo celular presente no sistema nervoso cuja função é a defesa do tecido nervoso, com função à desempenhada pelos glóbulos brancos.
As células da micróglia são derivadas dos macrófagos e têm função fagocitária.
Resp.: B

04) Os estímulos são percebidos pelos dendritos; daí os impulsos nervosos gerados são conduzidos ao corpo celular e, na sequência, ao axônio (maior prolongamento do neurônio).
Resp.: D

05) O esquema mostra uma sinapse, uma região de comunicação entre neurônios (possibilita a passagem do impulso nervoso de um neurônio a outro) ou entre neurônios e glândulas/músculos (desencadeia, por exemplo, a liberação de certo material glandular ou, no caso da fibra muscular, desencadeia a contração muscular).
Resp.: D

06) O impulso nervoso se propaga no sentido dendritos –> corpo celular –> axônio e apresenta maior velocidade nas fibras mielinizadas.
Resp.: B

07) Após a chegada de estímulo capaz de ultrapassar o limiar de excitabilidade (ou limiar excitatório), ocorre uma entrada (influxo) de íons sódio (Na+) no neurônio, provocando uma inversão das cargas elétricas na membrana.
Resp.: A

08) Fazendo uma análise de cada alternativa:
A) Os neurônios, responsáveis pela interpretação das informações recebidas, estão localizados no encéfalo e seus corpos celulares localizam-se na substância cinzenta.
B) Os gliócitos não são células condutoras de impulsos nervosos.
C) O estrato mielínico (bainha de mielina) localiza-se no axônio de certos neurônios e é formada pelos oligodendrócitos e pelas células de Schwann.
D) Correta.
E) Os neurônios sensitivos (aferentes) conduzem impulsos nervosos ao sistema nervoso central.
Resp.: D

09) Analisando as proposições, tem-se:
1) Falsa. A face interna da membrana se encontra eletricamente mais negativa que a externa.
2) Verdadeira.
3) Falsa. O sentido de condução do impulso nervoso é dos dendritos para o corpo celular e daí para o axônio.
Resp.: E

10) O estrato mielínico é produzido pelas células de Schwann (sistema nervoso periférico) e pelos oligodendrócitos (células da glia; sistema nervoso central) e tem a função de aumentar a velocidade de condução do impulso nervoso.
Resp.: E

11) Uma maior velocidade na propagação do impulso nervoso é conseguida graças à presença do estrato mielínico (bainha de mielina). Onde há esse estrato não ocorre despolarização da membrana do axônio, de modo que as despolarizações passam a ocorrer somente nos nódulos neurofibrosos (nódulos de Ranvier), o que dá ao impulso nervoso um caráter saltatório.