Questões sobre Mitose

01) (Suprema – Medicina/2019)  O gene p53 tem sido estudado ultimamente e alterações em sua sequência tem sido relacionada a diversos tipos de cânceres.
A ação de p53 em condições normais é impedir a divisão celular para correção de possíveis erros no DNA. Dessa forma células com alterações em p53 perdem a capacidade de bloquear a divisão, caracterizando o câncer. A ação de p53 ocorre normalmente antes da duplicação do DNA de forma a garantir que a replicação ocorra sem qualquer mutação na molécula de DNA.

É possível afirmar que a ação de p53 ocorre principalmente durante a seguinte fase do ciclo celular.
A) Prófase mitótica.
B) Fase S da Intérfase.
C) Fase G1 da Intérfase.
D) Fase G2 da Intérfase.

02) (Uni-Facef/2017) A figura mostra uma célula numa fase da mitose.

A fase mitótica retratada na figura é denominada

A) interfase.
B) prófase.
C) metáfase.
D) anáfase.
E) telófase.

03) (Unifagoc/2020 – Medicina) Analise a imagem a seguir.

É correto afirmar que se trata da seguinte etapa do ciclo celular:
A) Intérfase.
B) Prófase da mitose.
C) Anáfase da meiose.
D) Metáfase da mitose.

04) (UNIVAG/2013.2) O gráfico representa o teor de DNA no núcleo de uma célula ao longo do ciclo celular.

Sabe-se que a vimblastina é uma substância que promove a despolimerização dos microtúbulos presentes nas fibras do fuso. Caso uma célula eucariótica seja tratada com a vimblastina, é correto afirmar que ela ficará estagnada em
A) 4, por não ocorrer a migração das cromátides-irmãs para os polos.
B) 3, por não ocorrer a citocinese.
C) 2, por não conseguir replicar o DNA.
D) 1, por não conseguir sintetizar proteínas.
E) 2, por não conseguir sintetizar proteínas.

05) (FATEC/2014) O manuseio de equipamentos de radiologia envolve riscos à saúde, e o Tecnólogo em Radiologia segue uma série de normas de biossegurança para evitar a exposição desnecessária à radiação ionizante.
Esse tipo de radiação pode danificar suas células, levando-as a se reproduzir de modo desordenado e descontrolado, gerando inúmeras novas células por meio do mesmo processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. Desse modo, basta que uma única célula do corpo se danifique e torne-se uma célula cancerígena para que surja um tumor.

Isso ocorre porque a célula cancerígena inicial divide-se por
A) mitose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
B) mitose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.
C) mitose, gerando células com o dobro do número de cromossomos e uma capacidade ainda maior de duplicação.
D) meiose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
E) meiose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.

06) (UFRGS/2013) A figura abaixo representa o ciclo celular de uma célula eucariótica.

Assinale a alternativa correta em relação à interfase.
A) A interfase é o período em que não ocorre divisão celular, e a célula permanece sem atividade metabólica.
B) As células que não se dividem são normalmente mantidas em G0.
C) O nucléolo desaparece durante o G1.
D) A quantidade de DNA permanece constante durante o período S.
E) O G2 caracteriza-se pela presença de cromossomos constituídos de uma única cromátide.

07) (Colégio Naval/2017) A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque
A) substitui as células mortas por outras novas.
B) regenera as partes lesadas do organismo.
C) as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.
D) são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.
E) ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.

08) (FUVEST/2013) Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C.

Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C?
A) 4, 4 e 4.
B) 4, 4 e 2.
C) 4, 2 e 1.
D) 2, 2 e 2.
E) 2, 2 e 1

09)  (PASSE – UFMS – MÓDULO I/2018)  A maioria de nossas células é substituída várias vezes durante a vida. Esse processo ocorre por divisão celular. Assim, de certa forma, nosso corpo é continuamente restaurado enquanto vivemos. A substituição das células é possibilitada pelo processo de mitose. Com relação às fases da mitose, assinale alternativa correta.
A) A metáfase sucede a prófase e seu início é marcado pela liberação dos cromossomos altamente descondensados no citoplasma.
B) Durante a prófase, a fase mais longa da mitose, os cromossomos se condensam, o que acarreta o aparecimento dos nucléolos.
C) A anáfase é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para os polos opostos pelo encurtamento das fibras cromossômicas do fuso mitótico.
D) Na telófase, os cromossomos se condensam e novos envelopes nucleares reorganizam-se ao redor de cada conjunto cromossômico separado.
E) A mitose é um processo reducional de divisão celular, na qual as células-filhas formadas têm a mesma quantidade de cromossomos da célula-mãe inicial.

10) (UECE/2019) No que diz respeito ao ciclo celular, é correto afirmar que
A) a divisão celular é necessária para a reprodução celular, o crescimento e o reparo de um organismo; nos organismos unicelulares, ela tem finalidade essencialmente reprodutiva.
B) células eucariontes se reproduzem por um processo chamado de fissão enquanto as células procariontes se reproduzem pelos processos chamados de mitose e meiose.
C) a citocinese é uma etapa da divisão celular semelhante em células vegetais e células animais.
D) interfase é uma etapa de preparação para a divisão celular, que consiste das subfases G1, S e G2. Na subfase G1 da interfase, ocorre a síntese do DNA.

Gabarito das Questões sobre Mitose

01) O enunciado diz que a p53 age antes da duplicação do DNA (esse processo ocorre na fase S da intérfase); dessa forma, a proteína p53 atua (conforme o enunciado) no período G1 da intérfase.
Resp.: C

02) A figura mostra cromossomos homólogos alinhados, muito espiralizados, localizados no equador da célula, uma característica da fase conhecida como metáfase.
Resp.: C

03) O esquema mostra o par de centríolos em um único polo da célula; o envelope nuclear (cariomembrana) está íntegra; há nucléolo… Isso indica que a célula em questão está em intérfase.
Resp.: A

04) Não havendo formação das fibras do fuso, não haverá migração dos cromossomos para os polos da célula (fase conhecida como intérfase). Devido a essa migração, a quantidade de DNA reduz à metade nas células-filhas. Dessa forma, a vimblastina fará com a célula fique estagnada no período indicado por 4.
Resp.: A

05) A formação de tumores é decorrente de mitoses anômalas. A mitose se caracteriza pela formação de células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula inicial. A meiose, nos animais, tem a função de formar gametas.
Resp.: A

06) O ciclo celular pode ser dividido basicamente em intérfase (fase de elevado metabolismo celular, porém, a célula não se divide) e divisão celular. Determinadas células como, por exemplo, os neurônios, são classificadas como células permanentes, uma vez que não são capazes de dividir. Essas células ficam, então, em período da intérfase denominado de G0.
Resp.: B

07) Uma das características da mitose é a formação de células filhas geneticamente iguais entre si e à célula-mãe.
Resp.: C

08) Em G1, os cromossomos são simples. Logo, em um determinado cromossomo há um alelo B e, no homólogo dele, há o alelo b. Ao final da fase S, os cromossomos já se encontram duplicados. Logo, haverá 2 alelos B e 2 alelos b, o que se repetirá em G2. Ao término da divisão, cada célula estará com cromossomos simples novamente, ou seja, com apenas 1 alelo B e 1 alelo b.
Resp.: E

09) Na metáfase os cromossomos encontram-se com a máxima compactação no citoplasma; na prófase o nucléolo desaparece; na telófase ocorre uma descompactação dos cromossomos; a mitose é um processo equacional de divisão celular.
Na anáfase ocorre migração de cromossomos simples para os polos da célula, em decorrência do encurtamento de fibras do fuso.
Resp.: C

10) Os processos de divisão celular (mitose e meiose) são característicos de células eucariotas; em células procariotas ocorre a divisão binária simples.
A citocinese em células animais é centrípeta (de fora para dentro), enquanto na célula vegetal é centrífuga (com participação de vesículas derivadas do Golgi, que formam a lamela média). A síntese de DNA ocorre no período S da intérfase.
Resp.: A

One thought on “Questões sobre Mitose

  • 10 de agosto de 2021 em 23:16
    Permalink

    Gostei muito dos exercícios e das resoluções!!!! Obrigado!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.